Seguidores

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

OS MÓVEIS DE TOBIAS

 

OS MÓVEIS DE TOBIAS

 

Texto:  NEEMIAS 13:6-8

 

n Tudo o que sabemos acerca de NEEMIAS, cujo nome, em hebraico significa “Yahwh Consola”, pode ser derivado deste livro que tem o seu nome, bem como de algumas tradições que circundam a sua carreira.

n Não é dada a sua genealogia, mas ficamos sabendo que, durante o cativeiro babilônico, ele ocupara a honrosa incumbência de ser o copeiro do rei Artaxerxes Longimano (2:1).

n Isso ocorria por volta do ano 446 AC. - Tendo Neemias ouvido falar sobre as deploráveis condições de vida que prevaleciam na Judéia, ele foi a Jerusalém procurar melhorar tais condições.

n Neemias faz uma petição ao monarca, o rei Artaxerxes, a fim de que lhe fosse dada permissão para ir a Jerusalém para reconstruí-la.   Esse pedido lhe foi concedido como também recebeu do Rei o título persa de governador, que era sua carta branca para agir.

n Chegando a Jerusalém, Neemias realizou a notável tarefa de restaurar as muralhas de Jerusalém no breve espaço de 52 dias.  ..Naturalmente que dentre todo o seu trabalho ele encontrou quem lhe fizesse oposição.  - Os principais adversários de Neemias foram Sambalate e Tobias.  Esses dois chegaram a planejar apelar para a violência, se necessário fosse, para impedir a reconstrução.   Tanto é que aqueles que construíam a cidade tiveram de fazê-lo armados, a fim de afastar a ameaça. (cap. 4).

n Após doze anos de trabalho profícuo em Jerusalém (5:14), tendo completado a reconstrução do muro, nos informa o capítulo 13:6 que Neemias voltou à corte do Rei Artaxerxes.

n E nos diz a versão antiga nos vv. 6 e7 que ao cabo de alguns dias Neemias pede licença novamente ao rei e retorna a Jerusalém.  E esse retorno foi marcado por novas reformas, incluindo a questão da rejeição às mulheres estrangeiras com quem os judeus se tinham casado, durante o cativeiro babilônico.

n E dentre essas novas reformas chegamos ao texto base para nossa reflexão nesta noite: vv. 7-8

“quando cheguei de volta a Jerusalém e tomei conhecimento deste ato mau de Eliasibe (que ele tinha preparado um quarto de hóspedes no templo para Tobias), fiquei muito zangado e joguei fora tudo o que tinha dentro do quarto”. ...

n TOBIAS era um “servo” amonita, provavelmente um oficial do governo persa, que havia se aliado a Sambalate e outros, numa persistente oposição ao trabalho de reconstrução encabeçado por Neemias.

 TOBIAS era altamente favorecido pelo sumo sacerdote ELIASIBE, que lhe concedeu uma sala para ocupar, nas dependências do templo de Jerusalém.

n O capítulo 2:10 nos informa que TOBIAS (um amonita que fazia parte do governo) ouviu falar da chegada de Neemias e ficou com muita raiva pelo fato de alguém estar interessado em ajudar a Israel. 

Veja o que diz o capítulo 4:7-9: 

“Mas quando Sambalá, TOBIAS e os árabes, os amonitas e os asdoditas ouviram dizer que a obra continuava e que os buracos do muro estavam sendo tapados, ficaram furiosos. Tramaram levar um exército contra Jerusalém para provocar revoltas e confusão.  ... Mas nós oramos ao nosso Deus e guardamos a cidade dia e noite, para nossa própria proteção”...

n A oposição de TOBIAS a NEEMIAS era tão forte que o final do versículo 19, do Capítulo 6, diz:

“Tobias me mandou muitas cartas com ameaças, a fim de deixar com medo”.

n Esse homem mau, fraudulento, imprestável, politiqueiro, um homem que fazia negócios obscuros, ciumento (não havia feito nada pelo seu povo e agora que chega alguém interessado em reconstruir a cidade seu coração se enche de ódio), um homem que vivia maquinando e planejando como derrubar Neemias, usando a sua língua ferina, sua influência política   esse homem por anuência do sumo sacerdote Eliasibe está morando nas dependências do templo!!!

n É um prejuízo enorme quando alguém da casa de Deus está comprometido com o pecado e os pecadores.

n  É um prejuízo enorme quando alguém com o perfil de TOBIAS  está dentro da  Igreja do Senhor!!!   ......  e isto é uma realidade hoje em dia na relação entre o CRISTÃO e o MUNDO: Tantos fracassos por se perderem a sensibilidade às coisas que se sabem serem erradas!!!

n NEEMIAS FOI ENÉRGICO e fez o despejo do adversário da obra de Deus.  Diz o versículo 8:  “Fiquei muito zangado (indignado) e joguei fora tudo o que tinha dentro do quarto. E então exigi que o quarto fosse purificado completamente...”   -   NEEMIAS pegou os móveis de Tobias e jogou tudo na rua e volta e ordena uma purificação completamente aquele quarto e em todo o Templo.  .... porque estava contaminado com a moradia de um profano!!!

n VAMOS APLICAR ESTA REALIDADE PARA OS NOSSO DIAS HOJE:    -   Abra sua Bíblia no Livro de HEBREUS 3:6  -  “Mas Cristo o Filho de Deus é fiél e o responsável absoluto pela casa de DEUS.  E NÓS, OS CRISTÃOS, SOMOS A CASA DE DEUS.   ELE mora em nós  (se conservarmos a nossa coragem firme até o fim, bem como a nossa alegria e a nossa confiança no Senhor).

n “E NÓS OS CRISTÃOS, SOMOS A CASA DE DEUS”!!  ...A casa de Deus é você!  E lição prática para nossas vidas neste texto é QUE DEUS NÃO PERMITE QUE MÓVEIS DE TOBIAS FAÇA PARTE DE SUA CASA!

n Portanto olhe bem para dentro de você agora.  Olhe bem para os cômodos de sua vida. Existe algum pecado escondido?  Prostituição, Lascívia, homossexualismo, negócios obscuros/desonestos, ódio, ciúmes, ira, inveja, dependência da bebida/fumo/drogas/jogatinas, relações ilícitas, comprometimento moral com seu testemunho, ....

n NEEMIAS FOI ENÉRGICO!  Ele fez o despejo do adversário da obra de Deus.         Que tal você lançar fora agora todos os “Móveis de Tobias” que esta ocupando espaço dentro deste quarto que faz parte da casa de Deus?

n Seja coerente e corajoso. Não guarde em sua vida, nada que desagrada a Deus. Seu coração precisa ser puro, sua vida tem que ser limpa aos olhos de Deus. Seu corpo é o templo do Espírito Santo, e portanto, deve ser puro, e sua vida organizada. Jogue fora “os móveis de Tobias”


Tambem desconheço auter desse texto. Mas é muito bom e oportuno

 

Nenhum comentário:

Postagens de Destaque