Seguidores

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

CONTAGEM REGRESSIVA:

CONTAGEM REGRESSIVA:

Não estou aqui marcando data para a volta de Cristo, mas algo me leva a pensar que os próximos 15 anos serão decisivos para a Igreja Adventista do Sétimo Dia como igreja e como instituição, estes últimos 18 meses o Papa Francisco tem impactado o mundo Religioso e Político. Religioso, porque ele tem feito grandes esforços para unir católicos e protestantes, judeus e muçulmanos, nunca um Papa antes tinha feito declarações tão ousadas aceitando os homossexuais, os casais não casados, acreditar na teoria evolucionista do Big Bang. O Papa esta rapidamente conquistando nações, como Árabes e Judeus. No mundo político existe um grande interesse para que as economias mundiais sejam administradas pelo Vaticano. O Papa não perde tempo para falar do não trabalho aos domingos, este dia deve ser para a família, leis serão promulgadas para apoiar esta ideia imposta pelo Papa e os Estados Unidos. A velocidade com que as profecias estão se cumprindo me deixam preocupado e apreensivo, porque vejo parte de minha igreja dormindo o sono da morte mesmo, vejo a volta de Cristo tão perto que me assusta o fato de eu mesmo não estar pronto para subir com Ele, mas também fico feliz porque o tempo de graça esta ainda a minha disposição, fico mais feliz ainda porque vejo as profecias se cumprindo me dando a certeza que a Bíblia diz a verdade. Cristo esta voltando, não tem mais como duvidar desta bendita esperança que nos aguarda. Dou graças a Deus porque o povo Adventista do Sétimo Dia tem uma lente de aumento a Bíblia e o Espírito de Profecia que nos ajuda a enxergar melhor o que está acontecendo no mundo religioso. O que seria desta igreja se não tive-se esta duas colunas que sustentam nossa fé.
Que palavras tão oportunas para este momento, ditas por: Martin Luther King, mártir da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, observou que, “se um homem não descobrir alguma coisa pela qual esteja DISPOSTO A MORRER, então ele não está preparado para viver”. Ore para que o Senhor mostre seu lugar de serviço. Talvez seja aí mesmo onde você vive. Levante os olhos, veja a seara, eleve-se acima da multidão consumida com rotinas de interesses minúsculos. Use seus talentos, seu preparo, suas mãos, sua voz a serviço de Jesus Cristo e dos necessitados. Então prepare-se para incríveis aventuras"!
Pois é meus amigos, os próximos 15 anos serão decisivos, tudo esta indo a velocidade da luz, onde você está neste contexto profético, o que estas fazendo por tua salvação eterna?, levando tudo na brincadeira? consegues enxergar que teu tempo de vida esta acabando neste mundo, chegando ao fim. Me escute, há quanto tempo que não pegas na tua bíblia, lição, um livro para estudar e te preparar? se pensas que Deus vai te salvar só porque Ele é amor, estas sincera e gravemente enganada, por amor Deus pode não te levar para o céu, por amor podes ficar aqui queimando no fogo onde o pecado e o pecador serão destruídos eternamente. Deus sonda o coração, podes enganar todo mundo com tua indiferença, hipocrisia, vaidade, orgulho, mundanismo, se não andar como Jesus andou e obedece-lo em tudo como Ele obedeceu, nem o amor Dele te salvará. Lembre, a Justiça e a Misericórdia são atributos de Deus que operam juntas na salvação. O pastor Doug Batchelor é uns dos maiores evangelistas da Igreja Adventista nos Estados Unidos, separe um tempo hoje mesmo, e veja a mensagem, emocionante, motivadora mas também preocupante, veja porque, um grande abraço a todos.


Por: Hugo Bustamante.


terça-feira, 5 de novembro de 2024

O DOM DE LINGUAS EM CORINTO

 

O DOM DE LINGUAS EM CORINTO

 

Nas 4 listas de dons espirituais do Novo Testamento (Rom.12:6-8; 1Cor.12:8-11; 1Cor.12:28; Efe.4:11) o dom de línguas estranhas aparece somente na igreja de Corinto, e associado ao dom de interpretar línguas (1Cor.12:10up).

Isso indica que o dom de línguas estranhas (não inteligíveis) era um fenômeno espiritual dos crentes de corinto, que vinham de experiências espirituais do culto pagão. Os coríntios na sua maioria vinham do paganismo e foram convertidos ao cristianismo.

No capítulo 14 da primeira carta aos coríntios, Paulo desenvolve a compreensão desse dom. Apesar das duas listas de dons espirituais possuírem 17 dons ao todo (12:8-11 são 9 dons; 12:28 são 8 dons) Paulo dedica um capítulo inteiro para desconstruir a compreensão daqueles crentes recém conversos, no dom de línguas estranhas, e incentivar a eles o uso de dons superiores (14:39).

A Desconstrução

O apóstolo Paulo começa o capítulo 14 fazendo um contraste entre o dom de línguas e o dom de profetizar (vs2,3). E a ênfase de Paulo é o uso de uma palavra repetida por 6x no capítulo – “edificar”. O argumento é que o dom de línguas não edifica a igreja.

-v2 “ninguém o entende porque fala em mistérios”

-v4 “o que fala em língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza, edifica a igreja”

-v5 “quem profetiza é é superior ao que fala em outras línguas”

-v5up “para que a igreja recebe edificação”

-v9 “se com a língua não falarem palavra compreensível, como se entenderá?”

-v12up “procure progredir para a edificação da igreja”

-v13 “o que fala em outra língua deve orar para que possa interpretar”

-v17 “tu, de fato (fala em outra língua) mas o outro não é edificado”

-v19 “prefiro falar na igreja cinco palavras com entendimento”

-v19up “do que falar dez mil palavras em outra língua”

 Paulo nesses vs1-19 não incentiva os crentes no uso de línguas estranhas; pelo contrário, ele diz que a pessoa deve orar para que possa interpretar (v13 – saber o que está dizendo) e assim edificar a igreja. A conclusão é que a língua estranha não edifica a igreja.

A Ordem do Culto

Nos vs26-33 Paulo organiza o culto naquela igreja pois havia “confusão”. E o apóstolo afirma que “Deus não é de confusão” v33.

A ordem do apóstolo é “Seja tudo feito para edificação” v26up.

E para evitar a confusão, Paulo, dá duas orientações fundamentais voltado para os que usavam de línguas estranhas:

1)      “no caso de alguém falar em outra língua, que não seja mais de dois ou quando muito três e isso sucessivamente” v27pp

2)      “e haja quem interprete” v27up

3)      “não havendo interprete, fique calado na igreja” v28

Com essas três regras Paulo, inibe o uso desse dom, e deixa ele vinculado à necessidade de se interpretar o que a pessoa está dizendo.

Paulo ainda coloca ordem no culto. Portanto é uma regra bíblica, que se a pessoa for falar em línguas estranhas, cada um deve falar por vez; e no máximo três pessoas devem falar. E mesmo assim se não houver intérprete, eles devem ficar calados.

Ou seja, os cultos onde há várias falando em línguas ao mesmo tempo, em uma confusão de vozes, isso é anti-bíblico, é confusão, e Deus na se agrada. Paulo é enfático – “Deus não é de confusão” v33.

O v40 finaliza a exortação apostólica dizendo – “Tudo seja feito com decência e ordem”.

As igrejas que não seguem essas orientações, não estão de acordo com a Palavra de Deus e se encaixam na “confusão”, desonrando o Nome de Jesus Cristo.


Do blog Ivair Augusto

Postagens de Destaque