Marcos 7:3 “Porque
os fariseus e todos os judeus e todos os judeus, conservando a tradição dos
antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes”
Os fariseus,
no tempo de Jesus, seguiam uma tradição que aparentemente fazia sentido. Higienizar
as mãos antes de comer, é certo, evita doenças. Só que havia dois problemas com
essa tradição deles. Primeiro, era o exagero, as mãos devem ser lavadas antes
das refeições, porém não muitas vezes como eles faziam. Segundo, fazer dessa
prática, prova de comunhão. Condenar quem não lavavam as mãos muitas vezes, antes
das refeições, e dizer que não era um judeu de verdade quem não fazia assim, era um absurdo. Os judeus faziam dessa pratica uma prova de
comunhão, e por esse motivo, condenaram a Jesus e seus discípulos por não seguirem essa norma.
Jesus respondeu
aos fariseus, dizendo que “eles estavam adorando a Deus em vão, pois estava
seguindo doutrinas que são mandamentos de homens”. Verso 7
É claro que
Jesus não era contra a higiene, ele era contra, fazer daquela norma de saúde, uma
prova de comunhão e atestado de que, quem lavavam as mãos muitas vezes eram mais
santo que os outros
Semelhante aos
fariseus do passado, nossos irmãos reformistas fazem hoje, agem de maneira
parecida. Fazem de uma prática saudável, orientada por Deus, inclusive, a REFORMA
DE SAÚDE, uma prova de comunhão. Ou seja, não batizam quem come carne, e se
quem já é batizado, comer um pedaço de carne, receberá a disciplina da igreja,
poderá até ser excluído do rol de membros
A REFORMA DE
SAÚDE, dada â Profetisa do Senhor, ELLEN G. WHITE, é muito importante e deveria
ser seguida por todos os que aguardam o retorno de Jesus, porem a mesma não
deve ser prova de comunhão, não deve ser impedimento para alguém ser batizado e
recebido como membro da igreja.
A Própria
Ellen White, mais de 30 anos após receber a mensagem da Reforma de Saúde, comeu carne algumas vezes, e quase 60 anos
após, mandou pegar galinhas de seu próprio galinheiro e fazer alimento para um
doente.
Em suma: A
Reforma de Saúde é de Deus, todos deveriam segui-la, porém não devemos fazer
dela prova de comunhão, nem motivo para nos afastar da Igreja de Deus. Igreja
esta que Ellen White viveu nela até morrer, e deixou seus escritos a esta
igreja
Veja a
seguir a pesquisa feita pelo irmão Antônio Roger
O irmão Antônio
Roger, ex reformista, profundo estudioso desse tema, escreveu, em ordem cronológica,
tudo o que a Profetiza do Senhor, falou e escreveu sobre esse tema. Ou seja,
que Reforma de Saúde não deve ser prova de comunhão.
Com prazer
eu publico a seguir. Leiam, vale a pena
VEGETARIANISMO
COMO PROVA DE COMUNHÃO
Antônio Roget
EIS O GRANDE
PONTO DE DIVERGÊNCIA! CREIO QUE ATÉ AQUI MUITOS ESTEVAM CONCORDANDO COMIGO 😄: PORÉM, CHEGAMOS AO MOMENTO EM QUE SE DIVIDE OPINIÕES
Usando como
base vários e vários textos do Espírito de Profecia que falam dos malefícios do
uso do alimento cárneo, alguns irmãos e instituições religiosas, apregoam o
vegetarianismo como prova de comunhão para o batismo
Porém, vamos
analisar alguns textos da Bíblia e do EP
EGW EM
DIVERSAS VEZES NAS SUAS AFIRMAÇÕES, REBATEU A IDÉIA DE SE FAZER DA CARNE PROVA
DE COMUNHÃO
Linha cronológica sobre não fazer da
carne prova de comunhão
1858” - VI QUE suas ideias sobre a carne de porco não
seriam prejudiciais se vocês as retivessem para si mesmos, mas, em seu
julgamento e opinião, os irmãos tem feito dessa questão uma prova, e seus atos
têm demonstrado o que vocês crêem sobre isso.”— 1T 206 ( Test, Vol. 1 Pág. 206)
Nada de
estranho pois ela ainda não havia recebido a luz da reforma de saúde que foi
dada em 1863 (referência T. Vol. 1 p. 207)
1868.- “Em alguns casos, mesmo uma pequena quantidade
da carne menos prejudicial, causaria menor mal do que sofrer forte desejo por ela.
” – T2 383 (Test, volume 2 pág, 383 - 1868)
1870 . - "E
segundo a luz que me foi dada, o açúcar, quando usado abundantemente, é mais
prejudicial que a carne.” —Testemunhos Selectos 1:190 (1870)
1870 - “Pudéssemos
nós saber que os animais estavam em perfeita saúde, e eu recomendaria que o
povo comesse carne de preferência a grandes quantidades de leite com açúcar.
Ela não causaria o mal que leite com açúcar ocasionam. O açúcar abarrota o
organismo. Entrava o trabalho da máquina viva.” — Testimonies for the Church
2:368, 369 (1870
1876 - "Não
temos tido uma partícula de carne em casa desde de sua partida e muito antes de
sua partida. Temos tido salmões umas poucas vezes. Têm estado muito caros.” --
Letter 13 (Apr. 24), 1876
1878 - “Aproveite
o máximo que puder essa pequena temporada. [...] Melhorem os poucos dias que
terão juntos. Andem por aí, acampem, pesquem, cacem, conheçam lugares que nunca
viram, descansem no caminho e aproveitem tudo. Então, voltem para o trabalho
renovados e cheios de vigor."—(Ct 1, 1878) Enciclopédia, p. 66
1881 - “A
questão acerca de se devemos comer MANTEIGA, CARNE OU QUEIJO, não deve ser apresentada
COMO PROVA a quem quer que seja, mas devemos educar as pessoas, mostrando os
males das coisas que são censuráveis. Os que apanham essas coisas e as impõem
aos outros NÃO SABEM QUAL A OBRA QUE ESTÃO REALIZANDO. A Palavra de Deus deu
provas para Seu povo. A observância da santa lei de Deus, o SÁBADO, É UMA
PROVA, um sinal entre Deus e Seu povo através de todas as suas gerações, para
sempre. Para sempre isto será o tema principal da mensagem do terceiro anjo —
os mandamentos de Deus e o testemunho de Jesus Cristo. Manuscrito 5, 1881.
1890 - “Não
vos lembrais de que TEMOS UMA RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL? NÃO FAZEMOS DE
ARTIGOS DE ALIMENTAÇÃO UMA QUESTÃO DE TESTE, mas procuramos educar o intelecto,
e despertar a sensibilidade moral para que assimile a reforma de saúde de modo
inteligente, de acordo com o que Paulo diz em Romanos 13:8-14; 1 Coríntios
9:24-27; 1 Timóteo 3:8-12.”— Manuscrito 1, 1890.
1890 - *Quando não me foi possível obter o alimento de que necessitava, comi um pouco de carne algumas vezes; mas estou ficando cada vez mais atemorizada de fazê-lo. CSRA 394 (Conselho sobre o regime alimentar pág, 394)
1894 - “Os
que têm fracos órgãos digestivos, podem muitas vezes comer carne, quando não
lhes é possível ingerir verduras, frutas e mingaus.”— The Youth’s Instructor,
31 de Maio de 1894
1895 - "Não
podemos alimentá-los à todos, mas queira você por favor obter-nos bacalhau seco
de qualquer descrição— não enlatados. Isto dará bom sabor à comida".-- Letter 149 (Aug. 6), 1895.
1895 - “Eu
nunca senti que fosse meu dever dizer que ninguém deveria comer carne sob
qualquer circunstância. Dizer isso [...] seria levar o assunto a extremos. Eu
nunca senti que fosse meu dever fazer afirmações generalizadas” (Carta 76, 6 de
junho de 1895)
1895 - "Tenho
estado a passar, neste país, por uma experiência semelhante à que tive em novos
campos na América. Tenho visto famílias cujas circunstâncias não lhes permitiam
suprir a mesa com alimento saudável. Vizinhos incrédulos mandavam-lhes porções
de carne, de animais mortos recentemente. Faziam sopa dessa carne, suprindo a
suas famílias grandes, de muitos filhos, refeições de sopa e pão. Não era meu
dever, nem julgo ter sido dever de quem quer que fosse, fazer-lhes conferências
sobre os males do comer carne. Sinto sincera comiseração para com famílias que
chegaram à fé recentemente, e que se sentem tão premidas pela pobreza que não
sabem de onde lhes virá a próxima refeição. Não é meu dever fazer-lhes
discursos sobre o comer saudável. Há tempo para falar…
1896 - “Devemos
considerar a situação do povo, e o poder de hábitos e prática de vidas
inteiras, e devemos ser cautelosos em não impor aos outros nossos idéias, como
se esta questão fosse uma PROVA, e os que comem carne fossem os maiores
pecadores.” - Carta 102, 1896.
1896 - “Não
deveis fazer prescrições dizendo que nunca devam ser usados alimentos cárneos,
mas educar a mente, e deixar aí penetrar a luz. Seja a consciência da pessoa
despertada no que concerne à conservação própria e à pureza de todo apetite
pervertido.” – Carta 54, 1896
1896 - "Dois
anos atrás cheguei conclusão que havia um perigo no uso da carne de animais
mortos, e desde então eu não tenho usado nenhuma carne. Nunca é colocada sobre
minha mesa. Eu USO PEIXES quando posso
obtê-los. Obtemos pei…
1897 - “Nós
nunca fizemos do comer carne uma prova de comunhão, nunca.”—Letter 14, 189
1898 - “Anos
atrás ME FOI DADA A LUZ de que NÃO
DEVRIA SER TOMADA A POSIÇÃO de descartar toda a carne, porque em alguns casos ela é melhor que sobremesas
e pratos compostos de doces.”— 18MR 352 (1898)
1898 - O
Senhor deseja levar Seu povo a uma situação em que NÃO TOQUEM NEM PROVEM carne
de animais mortos. Portanto, não sejam essas coisas prescritas por nenhum
médico que tenha conhecimento da verdade para este tempo. Não há segurança
alguma no comer carne de animais mortos, e dentro de breve tempo o leite das
vacas será também excluído do regime do povo que guarda os mandamentos de Deus.
Brevemente não será garantido usar coisa alguma que provenha da criação animal.
Os que dão crédito à Palavra de Deus, e Lhe obedecem os mandamentos de todo o
coração, serão abençoados. Ele será seu escudo protetor."-- Carta 59 de
1898
1899* - “Não
estou autorizada a dizer a qualquer homem o que deve ou não fazer. Apresento
nossa situação como o Senhor me instruiu a fazer, mas não tenho liberdade de ir
além disso.”— Carta 63, 1899.
1901 - “Meu
irmão, não deveis fazer da questão do regime uma PROVA para o povo de Deus;
pois perderão a confiança em ensinos que são levados ao extremo. Deseja o
Senhor que Seu povo seja íntegro em todos os pontos da reforma de saúde, mas
não devemos ir a extremos.”— Carta 37, 1901.
1902 - "O
povo de Deus deve assumir atitude firme contra o comer carne." — Conselhos
Sobre o Regime Alimentar, pág. 383.
1902 - “Nós
não devemos fazer regras com a ideia de que elas não devem nunca ser mudadas ou
modificadas. Em nossos sanatórios o sábado do sétimo dia deve ser santificado.
Nenhum chá, café ou carne devem ser servidos, a não ser em algum caso especial,
no qual o paciente o deseje particularmente, e então, estes artigos alimentares
devem ser servidos ao paciente em seu quarto. Nenhuma PROVA que a Bíblia NÃO REQUER deve ser
introduzida.” — 1MR 290 1902
1902 - “Se
bem que não tornemos o uso do alimento cárneo uma PROVA, se bem que não
queiramos forçar ninguém a abandonar seu uso, todavia é nosso dever instar para
que pastor algum da associação faça pouco da mensagem de reforma nesse ponto,
ou a ela se oponha.”—Carta 48, 19021903
1904 - "Por
trinta anos tem a luz sobre a reforma de saúde sido comunicada ao povo de Deus;
muitos, porém, têm-na tornado objeto de zombaria. Têm continuado a usar chá,
café, condimentos e alimento cárneo. Têm o corpo cheio de doenças. Como podemos
nós, pergunto, apresentar tais pessoas ao Senhor para serem curadas?" — Carta
200, 1903. {CRA 400.5}
1904 - “Não
me ponho como critério para eles. Deixo cada um seguir suas ideias quanto ao
que é melhor para si. Não obrigo a consciência de outros pela minha. Uma pessoa
não pode ser critério para outros em questão de comida. IMPOSSÍVEL É FAZER UMA
REGRA PARA SER SEGUIDA POR TODOS.” – Carta 127, 18 de janeiro de 1904; citado
em CRA, p. 491).
1905 - “A
Dr. Margaret Evans perguntou-me se, sob quaisquer circunstâncias, eu
aconselharia tomar caldo de galinha, estando uma pessoa doente e não podendo
aceitar no estômago nenhuma outra coisa. Eu disse: ‘Há pessoas morrendo de
tuberculose que, se pedirem caldo de galinha, deve ser-lhes dado. Mas eu teria
muito cuidado.’ O exemplo não deveria prejudicar o sanatório, nem servir de
desculpas para outros pensarem que seu caso exige o mesmo regime.”- Carta 231
de 1905
1905 - “Alguns desejariam que se lhes
prescrevesse uma regra exata para seu regime. Comem demais, e depois se lamentam,
e ficam sempre a pensar no que comem e bebem. Não deve ser assim. Uma pessoa
não pode ditar uma ESTRITA REGRA para
outra. Cada um deve exercer discernimento e domínio, agindo por princípio.”— A
Ciência do Bom Viver, 308-310 (1905). – CRA 139
1907- “Certa
ocasião Sara (Mc Enterfer) foi chamada para uma família em Dora Creek, onde
todos os membros da casa estavam doentes. O pai pertencia a uma família
altamente respeitável, mas dera para beber, e a esposa e os filhos estavam em
grande necessidade. Nesse tempo de doença, não tinham em casa coisa alguma
apropriada para comer. E recusaram-se a comer tudo que lhes levamos. Estavam
acostumados a comer carne. Concluímos que alguma coisa devia fazer. Eu disse a
Sara: *Apanhe umas galinhas do meu galinheiro, e prepare-lhes um caldo.*Assim
Sara os tratou em sua doença, dando-lhe desse caldo. Logo se
restabeleceram". (Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 466. 1907)
1908 - “Que
a boa obra comece em Washington [sede da associação geral então] e que de lá vá
adiante a outros lugares. EU SEI DO QUE ESTOU ESCREVENDO. SE UM VOTO DE
TEMPERANÇA, PROVENDO A ABSTINÊNCIA DE ALIMENTOS CÁRNEOS, CHÁ, CAFÉ E ALGUNS DOS
ALIMENTOS QUE SABEMOS SER DANOSOS, fosse circulado em nossas fileiras uma
grande obra poderia ser concluída.”*— Carta 162 1908
1909 - “Não
estabelecemos regra alguma para ser seguida no regime alimentar, mas dizemos
que nos países onde há muita fruta, cereais e nozes, os alimentos cárneos não
constituem alimentação própria para o povo de Deus. Fui instruída que a
alimentação de carne tende a embrutecer a natureza e a privar as pessoas
daquele amor e simpatia que devem sentir umas pelas outras, dando aos instintos
baixos o domínio sobre as faculdades superiores do ser. Se a alimentação de
carne foi saudável algum dia, é perigosa agora. Constitui em grande parte a
causa dos cânceres, tumores e moléstias dos . Não nos compete fazer do uso da
alimentação cárnea uma PROVA de comunhão; devemos, porém, considerar a
influência que crentes professos, que fazem uso de carne, têm sobre outras p…
1910 - “Bem, há muitos anos que não provo carne ou
manteiga. Agora não coloco isto como uma PROVA sobre nenhum de vocês. Apenas foi trazido para mim. Eu tinha um
trabalho a fazer para o Mestre e devia colocar-me em uma relação correta para
fazer tal obra.”— Manuscrito 71 de 1910
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