Ellen White
Aproxima-se o Tempo de Angústia
GC - Pag. 613
"Naquele tempo Se
levantará Miguel, o grande príncipe, que Se levanta pelos filhos do teu povo, e
haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele
tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito
no livro." Dan. 12:1.
Quando se encerrar a
mensagem do terceiro anjo, a misericórdia não mais pleiteará em favor dos
culpados habitantes da Terra. O povo de
Deus terá cumprido a sua obra. Recebeu a "chuva serôdia", o
"refrigério pela presença do Senhor", e acha-se preparado para a hora
probante que diante dele está.
No Céu, anjos
apressam-se de um lado para o outro. Um
anjo que volta da Terra anuncia que a sua obra está feita; o mundo
foi submetido à prova final, e todos os que se mostraram fiéis aos preceitos
divinos receberam "o selo do Deus vivo.
Cessa então Jesus de
interceder no santuário celestial. Levanta as mãos e com grande voz diz: Está
feito; e toda a hoste angélica depõe suas coroas, ao fazer Ele o solene aviso.
"Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e
quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda."
Apoc. 22:11. Todos os casos foram decididos para vida ou para morte. Cristo fez
expiação por Seu povo, e apagou os seus pecados. O número de Seus súditos
completou-se; "e o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de
todo o céu", estão prestes a ser entregues aos herdeiros da salvação, e
Jesus deve reinar como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Deixando Ele o santuário, as trevas cobrem os habitantes da Terra. Naquele tempo
terrível os justos devem viver à vista de um Deus santo, sem intercessor.
Removeu-se a restrição que estivera sobre os ímpios, e Satanás tem domínio completo sobre os que finalmente se encontram
impenitentes. Terminou a longanimidade de Deus: O mundo rejeitou a Sua
misericórdia, desprezou-Lhe o amor, pisando Sua lei. Os ímpios passaram os
limites de seu tempo de graça; o
Espírito de Deus, persistentemente resistido, foi, por fim, retirado.
Desabrigados da graça divina, não têm proteção contra o maligno.
Satanás mergulhará
então os habitantes da Terra em uma grande angústia final. Ao cessarem os anjos
de Deus de conter os ventos impetuosos das paixões humanas, ficarão às soltas
todos os elementos de contenda. O mundo inteiro se envolverá em ruína mais
terrível do que a que sobreveio a Jerusalém na antiguidade.
Um único anjo destruiu
todos os primogênitos dos egípcios, enchendo a Terra de pranto. Quando Davi
ofendeu a Deus, por contar o povo, um anjo fez aquela terrível destruição pela
qual seu pecado foi punido. O mesmo poder destruidor exercido pelos santos
anjos quando Deus ordena, será exercido pelos maus quando Ele o permitir. Há
agora forças preparadas, e que aguardam apenas o consentimento divino para
espalharem a desolação por toda parte.
Os que honram a lei de
Deus têm sido acusados de acarretar juízos sobre o mundo, e serão considerados
como a causa das terríveis convulsões da Natureza, da contenda e carnificina
entre os homens, coisas que estão enchendo a Terra de pavor.
O poder que acompanha
a última advertência enraiveceu os ímpios; sua cólera acende-se contra todos os
que receberama mensagem, e Satanás incitará a maior intensidade ainda o
espírito de ódio e perseguição.
Quando a presença de
Deus se retirou, por fim, da nação judaica, sacerdotes e povo não o sabiam.
Posto que sob o domínio de Satanás, e governados pelas paixões mais horríveis e
perniciosas, consideravam-se ainda como os escolhidos de Deus. Continuou o ministério
no templo; ofereciam-se sacrifícios sobre os altares poluídos, e diariamente a
bênção divina era invocada sobre um povo culpado do sangue do querido Filho de
Deus, e empenhado em matar Seus ministros e apóstolos.
Assim, quando a
decisão irrevogável do santuário houver sido pronunciada, e para sempre tiver
sido fixado o destino do mundo, os
habitantes da Terra não o saberão. As formas da religião continuarão a
ser mantidas por um povo do qual finalmente o Espírito de Deus Se terá
retirado; e o zelo satânico com que o príncipe do mal os inspirará para o
cumprimento de seus maldosos desígnios, terá a semelhança do zelo para com
Deus.
Como o sábado se
tornou o ponto especial de controvérsia por toda a cristandade, e as
autoridades religiosas e seculares se
combinaram para impor a observância do domingo, a recusa persistente de uma
pequena minoria em ceder à exigência popular, fará com que esta minoria seja
objeto de ódio universal. Insistir-se-á em que os poucos
que permanecem em oposição a uma instituição da igreja e lei do Estado, não
devem ser tolerados; que é melhor que eles sofram do que nações inteiras sejam
lançadas em confusão e ilegalidade. O mesmo argumento, há mil e oitocentos
anos, foi aduzido contra Cristo pelos "príncipes do povo".
"Convém", disse o astucioso Caifás, "que um homem morra pelo
povo, e que não pereça toda a nação." João 11:50. Este argumento parecerá
conclusivo; e expedir-se-á, por fim, um decreto contra os que santificam o
sábado do quarto mandamento, denunciando-os como merecedores do mais severo
castigo, e dando ao povo liberdade para, depois de certo tempo, matá-los. O
romanismo no Velho Mundo, e
o protestantismo apóstata no Novo, adotarão uma conduta idêntica para
com aqueles que honram todos os preceitos divinos.
O povo de Deus será
então imerso naquelas cenas de aflição e
angústia descritas pelo profeta como o tempo de angústia de Jacó.
"Assim diz o Senhor: Ouvimos uma voz de tremor, de temor mas não de paz.
... Por que se têm tornado macilentos todos os rostos? Ah! porque aquele dia é
tão grande, que não houve outro semelhante! e é tempo de angústia para Jacó;
ele porém será livrado dela." Jer. 30:5-7.
A noite de angústia de
Jacó, quando lutou em oração para obter livramento da mão de Esaú (Gên.
32:24-30), representa a experiência do povo de Deus no tempo de tribulação. Por causa do engano
praticado a fim de conseguir a bênção de seu pai, destinada a Esaú, havia Jacó
fugido para salvar a vida, alarmado pelas ameaças de morte feitas por seu
irmão. Depois de ficar muitos anos como exilado, pôs-se a caminho, por ordem de
Deus, para voltar com suas mulheres e filhos, rebanhos e gado, ao país natal. Chegando
às fronteiras da terra, encheu-se de terror com as notícias da aproximação de
Esaú à frente de um bando de guerreiros, indubitavelmente determinado à
vingança. A multidão de Jacó, desarmada e indefesa, parecia prestes a cair
desamparadamente como vítima da violência e morticínio. E ao fardo de ansiedade
e temor acrescentou-se o peso esmagador da reprovação de si próprio; pois que
era o seu pecado que acarretara este perigo. Sua única esperança estava na
misericórdia de Deus; sua defesa única deveria ser a oração. Todavia, nada
deixa de sua parte por fazer a fim de expiar a falta para com seu irmão, e
desviar o perigo que o ameaçava. Assim, ao aproximarem-se do tempo de angústia,
devem os seguidores de Cristo esforçar-se por se colocar em uma luz conveniente
perante o povo, a fim de desarmar o preconceito e remover o perigo que ameaça a
liberdade de consciência.
Tendo feito afastar a
sua família, para que não lhe testemunhasse a angústia, Jacó ficou só para
interceder junto a Deus. Confessa o seu pecado, e com gratidão reconhece a
misericórdia de Deus para com ele, ao mesmo tempo em que com profunda
humilhação pleiteia o concerto estabelecido com seus pais, e as promessas a ele
mesmo feitas na visão noturna de Betel, e na terra de seu exílio. Chegara o
momento crítico em sua vida; tudo está em jogo. Nas trevas e solidão continua
ele a orar e a humilhar-se perante Deus. Subitamente percebe uma mão sobre o
ombro. Julga ser um inimigo que procura tirar-lhe a vida, e com toda a energia do
desespero luta com o seu assaltante. Quando começa a raiar o dia, o estranho
emprega a sua força sobrenatural: ao seu toque o vigoroso homem parece atacado
de paralisia e, desajudado, cai a chorar, suplicante, sobre o pescoço de seu
misterioso antagonista. Jacó sabe agora que era o Anjo do Concerto, com quem
estivera a lutar. Posto que extenuado e sofrendo a mais aguda dor, não abandona
o seu propósito. Havia muito tempo que ele suportava a perplexidade, o remorso
e a angústia pelo seu pecado; agora deveria ter a segurança de que fora
perdoado. O Visitante divino parece a ponto de partir; Jacó, porém, apega-se a
Ele, rogando uma bênção. O Anjo insiste: "Deixa-Me ir, porque já a alva
subiu"; mas o patriarca exclama: "Não Te deixarei ir, se me não
abençoares." Que confiança, que firmeza e perseverança são aqui reveladas!
Fosse isto uma exigência jactanciosa, presumida, e Jacó teria sido destruído
instantaneamente; mas dele era a segurança de quem confessa a sua fraqueza e
indignidade e, não obstante, confia na misericórdia de um Deus que guarda Seu
concerto.
"Lutou com o
Anjo, e prevaleceu." Osé. 12:4. Pela humilhação, arrependimento e
submissão, aquele mortal pecador, falível, prevaleceu sobre a Majestade do Céu.
Firmara as mãos trementes nas promessas de Deus, e o coração do Amor infinito
não poderia afastar a defesa do pecador. Como prova de seu triunfo e animação a
outros para lhe imitarem o exemplo, seu nome foi mudado de um nome que lhe
recordava o pecado para outro que comemorava sua vitória. E o fato de haver
Jacó prevalecido com Deus constituía uma segurança de que prevaleceria com os
homens. Não mais teve receio de enfrentar a ira do irmão: pois o Senhor era a
sua defesa.
Satanás tinha acusado
Jacó perante os anjos de Deus, pretendendo o direito de destruí-lo por causa de
seu pecado; havia incitado Esaú para marchar contra ele; e, durante a longa
noite de luta do patriarca, Satanás esforçou-se por incutir nele uma intuição
de culpa, a fim de o desanimar e romper sua ligação com Deus. Jacó foi quase
arrastado ao desespero; mas sabia que sem o auxílio do Céu teria de perecer.
Tinha-se arrependido sinceramente de seu grande pecado, e apelou para a
misericórdia de Deus. Não se demoveria de seu propósito, antes segurou firme o
Anjo, insistindo em seu pedido com ardentes e angustiosos brados, até
prevalecer.
Assim como Satanás
influenciou Esaú a marchar contra Jacó, instigará os ímpios a destruírem o povo
de Deus no tempo de angústia. E assim como acusou a Jacó, acusará o povo de Deus.
Conta com as multidões do mundo como seus súditos; mas o pequeno grupo que
guarda os mandamentos de Deus, está resistindo a sua supremacia. Se ele os
pudesse eliminar da Terra, seu triunfo seria completo. Ele vê que santos
anjos os estão guardando, e deduz que seus pecados foram perdoados; mas não
sabe que seus casos foram decididos no santuário celestial. Tem um conhecimento
preciso dos pecados que os tentou a cometer, e apresenta esses pecados diante
de Deus sob a mais exagerada luz, representando a este povo como sendo
precisamente tão merecedor como ele mesmo da exclusão do favor de Deus. Declara
que com justiça o Senhor não pode perdoar-lhes os pecados, e, no entanto,
destruir a ele e seus anjos. Reclama-os como sua presa, e pede que sejam
entregues em suas mãos para os destruir.
Acusando Satanás o
povo de Deus por causa de seus pecados, o Senhor lhe permite que os prove até o
último ponto. Sua confiança em Deus, sua fé e firmeza, serão severamente postas
à prova. Ao reverem o passado, suas esperanças desfalecem; pois que em sua vida
inteira pouco bem podem ver. Estão perfeitamente cônscios de sua fraqueza e
indignidade. Satanás se esforça por aterrorizá-los com o pensamento de que seus
casos não dão margem a esperança, que a mancha de seu aviltamento jamais será
lavada. Espera destruir-lhes a fé, de tal maneira que cedam às suas tentações,
desviando-se de sua fidelidade para com Deus.
Embora o povo de Deus
esteja rodeado de inimigos que se esforçam por destruí-lo, a angústia que
sofrem não é, todavia, o medo da perseguição por causa da verdade; receiam não
se terem arrependido de todo pecado, e que, devido a alguma falta, não se
cumpra a promessa do Salvador: "Eu te
guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo." Apoc.
3:10. Se pudessem ter a segurança de seu perdão, não recuariam da tortura ou da
morte; mas, se se mostrassem indignos, e perdessem a vida por causa dos seus
defeitos de caráter, o santo nome de Deus seria então vituperado.
De todos os lados
ouvem as tramas da traição, e vêem alastrar-se ativamente a revolta; e
desperta-se neles um intenso desejo, fervoroso anseio dalma, para que esta
grande apostasia termine e a impiedade dos ímpios chegue a termo. Mas, enquanto
rogam a Deus que detenha a obra da rebelião, é com um vivo senso de reprovação
própria que não mais têm eles poder para resistir à poderosa onda do mal e
forçá-la a retroceder. Sentem que se houvessem sempre empregado toda a sua
habilidade no serviço de Cristo, indo avante de poder em poder, as forças de
Satanás teriam menos capacidade para prevalecer contra eles.
Afligem a alma perante
Deus, indicando o anterior arrependimento de seus muitos pecados, e reclamando
a promessa do Salvador: "Que se apodere de Minha força e faça paz comigo;
sim, que faça paz comigo." Isa. 27:5. Sua fé não desfalece por não serem
suas orações de pronto atendidas. Sofrendo embora a mais profunda ansiedade,
terror e angústia, não cessam as suas intercessões. Apoderam-se da força de
Deus como Jacó se apoderara do Anjo; e a linguagem de sua alma é: "Não Te
deixarei ir, se me não abençoares."
Se Jacó não se
houvesse primeiro arrependido de seu pecado de obter pela fraude o direito de
primogenitura, Deus não lhe teria ouvido a oração, preservando-lhe
misericordiosamente a vida. Semelhantemente, no tempo de angústia, se o povo de
Deus tivesse pecados não confessados que surgissem diante deles enquanto
torturados pelo temor e angústia, seriam vencidos; o desespero suprimir-lhes-ia
a fé, e não poderiam ter confiança para suplicar de Deus o livramento. Mas, ao
mesmo tempo em que têm uma profunda intuição de sua indignidade, não possuem
falta oculta para revelar. Seus pecados foram examinados e extinguidos no
juízo; não os podem trazer à lembrança.
Satanás leva muitos a
crer que Deus não toma em consideração sua infidelidade nas pequenas coisas da
vida; mas o Senhor mostra, em seu trato com Jacó, que de maneira nenhuma
sancionará ou tolerará o mal
. Todos os que se esforçam por desculpar ou esconder seus pecados,
permitindo que permaneçam nos livros do Céu, sem serem confessados e perdoados,
serão vencidos por Satanás. Quanto mais exaltada for a sua profissão, e
mais honrada a posição que ocupam, mais ofensiva é a sua conduta à vista de
Deus, e mais certa é a vitória de seu grande adversário. Os que se retardam no
preparo para o dia de Deus, não o poderão obter no tempo de angústia, ou em qualquer
ocasião subseqüente. O caso de todos estes é sem esperanças.
Os professos cristãos
que vêm ao último e terrível conflito, sem se acharem preparados, confessarão
em seu desespero os seus pecados com palavras de angústia consumidora enquanto
os ímpios exultam de sua agonia. Estas confissões são do mesmo caráter que a de
Esaú ou de Judas. Os que as fazem, lamentam o resultado da transgressão, mas
não a culpa da mesma.
Não sentem verdadeira
contrição, nem aversão ao mal. Reconhecem seu pecado pelo medo do castigo; mas,
semelhantes a Faraó na antiguidade, voltariam ao seu desafio ao Céu, caso
fossem removidos os juízos.
A história de Jacó é
também uma segurança de que Deus não rejeitará os que forem enganados, tentados
e arrastados ao pecado, mas voltaram a Ele com verdadeiro arrependimento.
Enquanto Satanás procura destruir esta classe, Deus enviará Seus anjos para a
animar e proteger, no tempo de perigo. Os assaltos de Satanás são cruéis e
decididos, seus enganos, terríveis; mas os olhos do Senhor estão sobre o Seu
povo, e Seu ouvido escuta-lhes os clamores. Sua aflição é grande, as chamas da
fornalha parecem prestes a consumi-los; mas Aquele que os refina e purifica, os
apresentará como ouro provado no fogo. O amor de Deus para com os Seus filhos
durante o período de sua mais intensa prova, é tão forte e terno como nos dias
de sua mais radiante prosperidade; mas é necessário passarem pela fornalha de
fogo; sua natureza terrena deve ser consumida para que a imagem de Cristo possa
refletir-se perfeitamente.
O tempo de agonia e
angústia que diante de nós está, exigirá uma fé que possa suportar o cansaço, a
demora e a fome - fé que não desfaleça ainda que severamente provada. O tempo de graça é concedido a todos, a fim de se prepararem para
aquela ocasião. Jacó prevaleceu porque era perseverante e decidido. Sua
vitória é uma prova do poder da oração importuna. Todos os que lançarem mão
das promessas de Deus, como ele o fez, e como ele forem fervorosos e
perseverantes, serão bem-sucedidos como ele o foi.
Os que não estão
dispostos a negar o eu, a sentir verdadeira agonia perante a face de Deus, a
orar longa e fervorosamente rogando-Lhe a bênção, não a obterão. Lutar com Deus
- quão poucos sabem o que isto significa! Quão poucos têm buscado a Deus com
contrição de alma, com intenso anelo, até que toda faculdade se encontre em sua
máxima tensão! Quando ondas de desespero que linguagem alguma pode exprimir
assoberbam os que fazem suas súplicas, quão poucos se apegam com fé
inquebrantável às promessas de Deus!
Os que agora exercem
pouca fé, correm maior perigo de cair sob o poder dos enganos de Satanás, e do
decreto que violentará a consciência. E mesmo resistindo à prova, serão,
imersos em uma agonia e aflição mais profundas no tempo de angústia, porque
nunca adquiriram o hábito de confiar em Deus. As lições da fé as quais
negligenciaram, serão obrigados a aprender sob a pressão terrível do desânimo.
Devemos
familiarizar-nos agora com Deus, provando as Suas promessas. Os anjos registram
toda oração fervorosa e sincera. Devemos de preferência dispensar as
satisfações egoístas a negligenciar a comunhão com Deus. A maior pobreza, a
máxima abnegação, tendo Sua aprovação, é melhor do que as riquezas, honras,
comodidades e amizade, sem Ele. Devemos
tomar tempo para orar. Se consentirmos que a mente se absorva com os
interesses mundanos, o Senhor talvez nos dê esse tempo removendo nossos ídolos,
sejam estes o ouro, sejam casas ou terras férteis.
Os jovens não seriam
seduzidos pelo pecado se se recusassem a entrar por qualquer caminho, a não ser
que pudessem rogar a bênção de Deus sobre o mesmo. Se os mensageiros que levam
a última e solene advertência ao mundo orassem rogando a bênção de Deus, não de
maneira fria, descuidada, ociosa, mas fervorosamente e com fé, como fez Jacó,
encontrariam muitos lugares onde poderiam dizer: "Tenho visto a Deus face
a face, e a minha alma foi salva." Gên. 32:30. Seriam tidos pelo Céu na
conta de príncipes, com poder para prevalecer com Deus e com os homens.
O "tempo de angústia como nunca houve" está prestes a
manifestar-se sobre nós; e necessitaremos de uma experiência que agora não
possuímos, e que muitos são demasiado indolentes para obter.
Dá-se muitas vezes o
caso de se supor maior a angústia do que em realidade o é; não se dá isso, porém,
com relação à crise diante de nós. A mais vívida descrição não pode atingir a
grandeza daquela prova.
Naquele tempo de provações, toda alma deverá
por si mesma estar em pé perante Deus. "Ainda que Noé, Daniel e Jó"
estivessem na Terra, "vivo Eu, diz o Senhor Jeová, que nem filho nem filha
eles livrariam, mas só livrariam as suas próprias almas pela sua justiça."
Ezeq. 14:20.
Agora, enquanto nosso
grande Sumo Sacerdote está a fazer expiação por nós, devemos procurar
tornar-nos perfeitos em Cristo. Nem mesmo por um pensamento poderia nosso
Salvador ser levado a ceder ao poder da tentação. Satanás encontra nos corações
humanos algum ponto em que pode obter apoio; algum desejo pecaminoso é
acariciado, por meio do qual suas tentações asseguram a sua força. Mas Cristo
declarou de Si mesmo: "Aproxima-se o príncipe deste mundo, e nada tem em
Mim." João 14:30. Satanás nada pôde achar no Filho de Deus que o
habilitasse a alcançar a vitória. Tinha guardado os mandamentos de Seu Pai, e
não havia nEle pecado que Satanás pudesse usar para a sua vantagem. Esta é a
condição em que devem encontrar-se os que subsistirão no tempo de angústia.
É nesta vida que
devemos afastar de nós o pecado, pela fé no sangue expiatório de Cristo. Nosso
precioso Salvador nos convida a unir-nos a Ele, a ligar nossa fraqueza à Sua
força, nossa ignorância à Sua sabedoria, aos Seus méritos nossa indignidade. A providência de
Deus é a escola na qual devemos aprender a mansidão e humildade de Jesus. O
Senhor está sempre a colocar diante de nós, não o caminho que preferiríamos, o
qual nos parece mais fácil e agradável, mas os verdadeiros objetivos da vida.
Toca a nós cooperar com os meios que o Céu emprega na obra de conformar nosso
caráter ao modelo divino. Ninguém poderá negligenciar ou adiar esta obra sem
grave perigo para a sua alma.
O apóstolo João ouviu
em visão uma grande voz no Céu, exclamando: "Ai dos que habitam na Terra e
no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco
tempo." Apoc. 12:12. Terríveis são as cenas que provocam esta exclamação
da voz celestial. A ira de Satanás aumenta à medida em que o tempo se abrevia,
e sua obra de engano e destruição atingirá o auge no tempo de angústia.
Terríveis cenas de
caráter sobrenatural logo se
manifestarão nos céus, como indício do poder dos demônios, operadores de
prodígios. Os espíritos diabólicos sairão aos reis da Terra e ao mundo
inteiro, para segurá-los no engano, e forçá-los a se unirem a Satanás em sua
última luta contra o governo do Céu. Mediante estes agentes, serão enganados
tanto governantes como súditos.
Levantar-se-ão pessoas
pretendendo ser o próprio Cristo e reclamando o título e culto que pertencem ao
Redentor do mundo. Efetuarão maravilhosos prodígios de cura, afirmando terem
recebido do Céu revelações que contradizem o testemunho das Escrituras.
Como ato culminante no
grande drama do engano, o próprio Satanás personificará Cristo. A igreja tem há
muito tempo professado considerar o advento do Salvador como a realização de
suas esperanças. Assim, o grande enganador fará parecer que Cristo veio.
Em várias partes da
Terra, Satanás se manifestará entre os homens como um ser majestoso, com brilho deslumbrante, assemelhando-se à
descrição do Filho de Deus dada por João no Apocalipse (cap. 1:13-15).
A glória que o cerca não é excedida por coisa alguma que os olhos
mortais já tenham contemplado. Ressoa nos ares a
aclamação de triunfo: "Cristo veio! Cristo veio! O povo se prostra em
adoração diante dele, enquanto este ergue as mãos e sobre eles pronuncia uma
bênção, assim como Cristo abençoava Seus discípulos quando aqui na Terra
esteve. Sua voz é meiga e branda, cheia de melodia.
Em tom manso e
compassivo apresenta algumas das mesmas verdades celestiais e cheias de graça
que o Salvador proferia; cura as
moléstias do povo, e então, em seu pretenso caráter de Cristo, alega ter mudado
o sábado para o domingo, ordenando a todos que santifiquem o dia que ele
abençoou. Declara que aqueles que persistem em santificar o sétimo dia
estão blasfemando de Seu nome, pela recusa de ouvirem Seus anjos à eles
enviados com a luz e a verdade. É este o poderoso engano, quase invencível.
Semelhantes aos samaritanos que foram enganados por Simão Mago, as multidões,
desde o menor até o maior, dão crédito a esses enganos, dizendo: "Esta é a
grande virtude de Deus." Atos 8:10.
Mas o povo de Deus não
será desencaminhado. Os ensinos deste falso cristo não estão de acordo com as
Escrituras. Sua bênção é pronunciada sobre os adoradores da besta e de sua
imagem, a mesma classe sobre a qual a Bíblia declara que a ira de Deus, sem
mistura, será derramada.
E, demais, não será
permitido a Satanás imitar a maneira do advento de Cristo. O Salvador advertiu
Seu povo contra o engano neste ponto, e predisse claramente o modo de Sua
segunda vinda. "Surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão
grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
... Portanto se vos disserem: Eis que Ele está no deserto, não saiais; eis que
Ele está no interior da casa, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago
sai do Oriente e se mostra até ao Ocidente, assim será também a vinda do Filho
do homem." Mat. 24:24-27. Não há possibilidade de ser imitada esta vinda.
Será conhecida universalmente, testemunhada pelo mundo inteiro.
Apenas os que forem
diligentes estudantes das Escrituras, e receberem o amor da verdade, estarão ao
abrigo dos poderosos enganos que dominam o mundo. Pelo testemunho da
Bíblia estes surpreenderão o enganador em seu disfarce. Para todos virá o tempo
de prova. Pela cirandagem da tentação, revelar-se-ão os verdadeiros crentes.
Acha-se hoje o povo de Deus tão firmemente estabelecido em Sua Palavra que não
venha a ceder à evidência de seus sentidos? Apegar-se-á nesta crise à Bíblia, e
a Bíblia só? Sendo possível, Satanás os impedirá de obter o preparo para estar
em pé naquele dia. Disporá as coisas de tal maneira a lhes obstruir o caminho;
embaraçá-los-á com os tesouros terrestres; fá-los-á levar um fardo pesado,
cansativo, a fim de que seu coração se sobrecarregue com os cuidados desta
vida, e o dia de prova venha sobre eles como um ladrão.
Quando o decreto
promulgado pelos vários governantes da cristandade contra os observadores dos
mandamentos lhes retirar a proteção do governo, abandonando-os aos que lhes
desejam a destruição, o povo de Deus
fugirá das cidades e vilas e reunir-se-á em grupos, habitando nos lugares mais
desertos e solitários. Muitos encontrarão refúgio na fortaleza das montanhas.
Semelhantes aos cristãos dos vales do Piemonte, dos lugares altos da Terra
farão santuários, agradecendo a Deus pelas "fortalezas das rochas".
Isa. 33:16. Muitos, porém, de todas as nações, e de todas as classes, elevadas
e humildes, ricos e pobres, negros e brancos, serão arrojados na escravidão
mais injusta e cruel. Os amados de Deus passarão dias penosos, presos em
correntes, retidos pelas barras da prisão, sentenciados à morte, deixados
alguns aparentemente para morrer à fome nos escuros e nauseabundos calabouços.
Nenhum ouvido humano lhes escutará os gemidos; mão humana alguma estará pronta
para prestar-lhes auxílio.
Esquecer-Se-á o Senhor
de Seu povo nesta hora de provação? Esqueceu-Se Ele de Seu fiel Noé quando
caíram os juízos sobre o mundo antediluviano? Esqueceu-Se Ele de Ló, quando
desceu fogo do céu para consumir as cidades da planície? Esqueceu-Se de José,
rodeado de idólatras, no Egito? Esqueceu-Se de Elias, quando o juramento de
Jezabel o ameaçou com a sorte dos profetas de Baal? Esqueceu-Se de Jeremias no
escuro e horrendo fosso de sua prisão? Esqueceu-Se dos três heróis na fornalha
ardente? ou de Daniel na cova dos leões?
"Mas Sião diz: Já
me desamparou o Senhor, e o Senhor Se esqueceu de mim. Pode uma mulher
esquecer-se tanto de seu filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do
seu ventre? mas ainda que esta se esquecesse, Eu, todavia, Me não esquecerei de
ti. Eis que nas palmas das Minhas mãos te tenho gravado." Isa. 49:14-16. O
Senhor dos exércitos disse: "Aquele que tocar em vós toca na menina do Seu
olho." Zac. 2:8.
Ainda que os inimigos
os lancem nas prisões, as paredes do calabouço não podem interceptar a
comunicação entre sua alma e Cristo. Aquele que vê todas as suas fraquezas, e
sabe de toda provação, está acima de todo o poder terrestre; e anjos virão a
eles nas celas solitárias, trazendo luz e paz do Céu. A prisão será como um
palácio; pois os ricos na fé morarão ali, e as paredes sombrias serão
iluminadas com a luz celestial, como quando Paulo e Silas, à meia-noite, oraram
e cantaram louvores na masmorra de Filipos.
Os juízos de Deus cairão sobre os que procuram oprimir e destruir Seu
povo. Sua grande longanimidade para com os ímpios, torna audazes os homens
na transgressão, mas seu castigo, embora muito retardado, não é menos certo e
terrível. "O Senhor Se levantará como no monte de Perazim, e Se irará,
como no vale de Gibeom, para fazer a Sua obra, a Sua estranha obra, e para
executar o Seu ato, o Seu estranho ato." Isa. 28:21. Para o nosso
misericordioso Deus, o infligir castigo é ato estranho. "Vivo Eu, diz o
Senhor Jeová, que não tenho prazer na morte do ímpio." Ezeq. 33:11. O
Senhor é "misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em
beneficência e verdade;... que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o
pecado". Todavia, "ao culpado não tem por inocente". O Senhor é
tardio em irar-Se, mas grande em força, e ao culpado não tem por
inocente." Êxo. 34:6 e 7; Naum 1:3. Reivindicará com terríveis
manifestações a dignidade de Sua lei espezinhada.
A severidade da
retribuição que aguarda o transgressor pode ser julgada pela relutância do
Senhor em executar justiça. A nação que por tanto tempo Ele suporta, e que não
ferirá antes de haver ela enchido a medida de sua iniqüidade, segundo os
cálculos divinos, beberá, por fim, a taça da ira sem mistura de misericórdia.
Quando Cristo cessar de interceder no santuário, será derramada a ira
que, sem mistura, se ameaçara fazer cair sobre os que adoram a besta e sua
imagem, e recebem o seu sinal (Apoc. 14:9 e 10).
Pragas
As pragas que
sobrevieram ao Egito quando Deus estava prestes a libertar Israel, eram de
caráter semelhante aos juízos mais terríveis e extensos que devem cair sobre o
mundo precisamente antes do libertamento final do povo de Deus. Diz o autor do
Apocalipse, descrevendo esses tremendos flagelos:
"Fez-se uma chaga má e maligna nos homens que
tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem."
O mar "se tornou em sangue como de um morto, e
morreu no mar toda a alma vivente".
E os rios e fontes das águas "se tornaram em sangue". Terríveis como
são estes castigos, a justiça de Deus é plenamente reivindicada. Declara o anjo
de Deus: "Justo és Tu, ó Senhor, ... porque julgaste estas coisas. Visto
como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também Tu lhes deste o
sangue a beber; porque disto são merecedores." Apoc. 16:2-6. Condenando o
povo de Deus à morte, são tão culpados do crime do derramamento de seu sangue
como se este tivesse sido derramado por suas próprias mãos. De modo semelhante
declarou Cristo serem os judeus de Seu tempo culpados de todo o sangue dos
homens santos que havia sido derramado desde os dias de Abel; pois possuíam o
mesmo espírito, e estavam procurando fazer a mesma obra daqueles assassinos dos
profetas.
Na praga que se segue,
é dado poder ao Sol para que
"abrasasse os homens com fogo. E os homens foram abrasados com grandes
calores". Versos 8 e 9. Os profetas assim descrevem a condição da Terra
naquele tempo terrível: "E a Terra [está] triste; ... porque a colheita do
campo pereceu." "Todas as árvores do campo se secaram, e a alegria se
secou entre os filhos dos homens." "A semente apodreceu debaixo dos
seus torrões, os celeiros foram assolados." "Como geme o gado! as
manadas de vacas estão confusas, porque não têm pasto: ... os rios se secaram,
e o fogo consumiu os pastos do deserto." "Os cânticos do templo serão
gritos de dor naquele dia, diz o Senhor Jeová; muitos serão os cadáveres; em
todos os lugares serão lançados fora em silêncio." Joel 1:10-12, 17-20;
Amós 8:3.
Estas pragas não são
universais, ao contrário os habitantes da Terra seriam inteiramente
exterminados. Contudo serão os mais terríveis flagelos que já foram conhecidos por
mortais. Todos os juízos sobre os homens, antes do final do tempo da graça,
foram misturados com misericórdia. O sangue propiciatório de Cristo tem livrado
o pecador de os receber na medida completa de sua culpa; mas no juízo final a
ira é derramada sem mistura de misericórdia.
Naquele dia, multidões
desejarão o abrigo da misericórdia de Deus, abrigo que durante tanto tempo
desprezaram. "Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome
sobre a Terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do
Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar e do Norte até ao Oriente;
correrão por toda a parte, buscando a Palavra do Senhor, e não a acharão."
Amós 8:11 e 12.
O povo de Deus não estará
livre de sofrimento; mas conquanto perseguidos e angustiados, conquanto
suportem privações, e sofram pela falta de alimento, não serão abandonados a
perecer. O Deus que cuidou de Elias, não desamparará nenhum de Seus abnegados
filhos. Aquele que conta os cabelos de sua cabeça, deles cuidará; e no tempo de
fome serão alimentados. Enquanto os ímpios estão a morrer de fome e
pestilências, os anjos protegerão os justos, suprindo-lhes as necessidades. Para aquele que "anda em justiça"
é esta promessa: "O seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas. Os
aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de
sede; mas Eu, o Senhor os ouvirei, Eu o Deus de Israel, os não
desampararei." Isa. 33:16; 41:17.
"Ainda que a
figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e
os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e
nos currais não haja vacas", os que O temem, contudo, se alegrarão no
Senhor e exultarão no Deus de sua salvação (Hab. 3:17 e 18).
"O Senhor é quem
te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O Sol não te molestará de
dia, nem a Lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; Ele guardará a tua
alma."
"Ele te livrará
do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as Suas
penas, e debaixo de Suas asas estarás seguro; a Sua verdade é escudo e broquel.
Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão,
nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua
direita, mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos olharás, e verás
a recompensa dos ímpios. Porque Tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a
tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua
tenda." Sal. 121:5-7; 91:3-10.
Aos olhos humanos
parecerá, todavia, que o povo de Deus logo deverá selar seu testemunho com seu
sangue, assim como fizeram os mártires antes deles. Eles mesmos começam a
recear que o Senhor os abandonou para sucumbirem às mãos de seus inimigos. É um
tempo de terrível agonia. Dia e noite clamam a Deus rogando livramento. Os
ímpios exultam, e ouvem-se o grito de zombaria: Onde está agora a vossa fé? Por
que Deus vos não livra de nossas mãos, se sois verdadeiramente Seu povo?"
Mas os expectantes lembram-se de Jesus morrendo sobre a cruz do Calvário, e os
principais dos sacerdotes e príncipes bradando com escárnio: "Salvou os
outros, e a Si mesmo não pode salvar-Se. Se é o Rei de Israel, desça agora da
cruz, e creremos nEle." Mat. 27:42. Semelhantes a Jacó, todos estão a
lutar com Deus. Seu semblante exprime sua luta íntima. A palidez repousa em
cada rosto. Não cessam, porém, de orar fervorosamente.
Pudessem os homens ver
com visão celestial e contemplariam grupos de anjos magníficos em poder,
estacionados em redor daqueles que guardaram a palavra da paciência de Cristo.
Com ternura compassiva, os anjos têm testemunhado sua angústia e ouvido suas
orações. Estão à espera da ordem de seu Comandante para os arrancar do perigo.
Mas devem ainda esperar um pouco mais. O povo de Deus deve beber o cálice e ser
batizado com o batismo. A própria demora, para eles tão penosa, é a melhor
resposta às suas petições. Esforçando-se por esperar confiantemente que o
Senhor opere, são levados a exercitar a fé, esperança e paciência, que muito
pouco foram exercitadas durante sua experiência religiosa. Contudo, por amor
dos escolhidos, o tempo de angústia será abreviado. "E Deus não fará
justiça a Seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite...? Digo-vos que
depressa lhes fará justiça." Luc. 18:7 e 8. O fim virá mais rapidamente do
que os homens esperam. O trigo será colhido e atado em molhos para o celeiro de
Deus; o joio será atado em feixes para os fogos da destruição.
As sentinelas
celestiais, fiéis ao seu encargo, continuam com sua vigilância. Posto que um
decreto geral haja fixado um tempo em que os observadores dos mandamentos
poderão ser mortos, seus inimigos nalguns casos se antecipam ao decreto e,
antes do tempo especificado, se esforçam por tirar-lhes a vida. Mas ninguém
pode passar através dos poderosos guardas estacionados em redor de toda alma
fiel. Alguns são assaltados ao fugirem das cidades e vilas; mas as espadas
contra eles levantadas se quebram e caem tão impotentes como a palha. Outros
são defendidos por anjos sob a forma de guerreiros.
Em todos os tempos
Deus tem usado os santos anjos para socorrer e livrar Seu povo. Seres
celestiais têm tomado parte ativa nos negócios humanos. Têm aparecido trajando
vestes que resplandeciam como o relâmpago; têm vindo como homens, no aspecto de
viajantes. Anjos têm aparecido sob a forma de homens de Deus. Têm repousado,
como se estivessem cansados, sob os carvalhos ao meio-dia. Têm aceitado a
hospitalidade dos lares humanos. Agiram como guias aos viajantes surpreendidos
pela noite. Acenderam com suas próprias mãos os fogos do altar. Abriram as
portas do cárcere, libertando os servos do Senhor. Revestidos da armadura do
Céu, vieram para remover a pedra do túmulo do Salvador.
Sob a forma humana,
muitas vezes se acham anjos nas assembléias dos justos, e visitam as dos
ímpios, assim como foram a Sodoma a fim de fazerem um relato de suas ações,
para determinar se haviam passado os limites da longanimidade de Deus. O Senhor
Se deleita na misericórdia; e, por amor dos poucos que realmente O servem,
restringe as calamidades, prolongando a tranqüilidade das multidões. Mal
compreendem os que pecam contra Deus que devem sua própria vida aos poucos
fiéis a quem se deleitam em ridicularizar e oprimir.
Ainda que os
governadores deste mundo não o saibam, os anjos têm sido, muita vez, oradores
em seus concílios. Olhos humanos os têm visto; humanos ouvidos escutaram-lhes
os apelos; lábios humanos se opuseram a suas sugestões e ridicularizaram-lhes
os conselhos; humanas mãos os defrontaram com insultos e agressão. Nos recintos
dos concílios e nas cortes de justiça, estes mensageiros celestiais têm
revelado um conhecimento particularizado da história humana; demonstraram-se
ser mais capazes para defender a causa dos opressos do que os advogados mais
hábeis e eloqüentes. Frustraram propósitos e impediram males que teriam
grandemente retardado a obra de Deus, ocasionando grande sofrimento a Seu povo.
Na hora de perigo e angústia, "o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que
O temem, e os livra". Sal. 34:7.
Com ardente anseio, o
povo de Deus aguarda os sinais de seu Rei vindouro. Ao serem consultadas as
sentinelas: "Guarda, que houve de noite?" é dada sem vacilação a
resposta: "Vem a manhã, e também a noite." Isa. 21:11 e 12.
Brilha a luz nas
nuvens, sobre o cume das montanhas. Revelar-se-á em breve a Sua glória. O Sol
da justiça está prestes a raiar. A manhã e a noite estão ambas às portas - o
iniciar de um dia intérmino para os justos, e o baixar de eterna noite para os
ímpios.
Ao insistir o povo
militante de Deus com suas súplicas perante o Senhor, o véu que os separa do
invisível parece quase a retirar-se. Os céus incendem com o raiar do dia eterno
e, qual melodia de cânticos angelicais, soam ao ouvido as palavras: "Permanecei
firmes em vossa fidelidade. O auxílio vem." Cristo, o todo-poderoso
Vencedor, oferece a Seus soldados cansados inalterável coroa de glória; e vem a
Sua voz, das portas entreabertas: "Eis que Eu estou convosco. Não temais.
Conheço todas as vossas angústias; suportei vossos pesares. Não estais a lutar
contra inimigos que ainda não foram provados. Pelejei o combate em vosso favor,
e em Meu nome sois mais do que vencedores."
O precioso Salvador
enviará auxílio exatamente quando dele necessitarmos. O caminho para o Céu
acha-se consagrado pelas Suas pegadas. Cada espinho que fere nossos pés, feriu
os Seus. A cruz que somos chamados a carregar, Ele a levou antes de nós. O
Senhor permite que venham os conflitos, a fim de prepararem a alma para a paz.
O tempo de angústia é uma prova terrível para o povo de Deus; é, porém, a
ocasião de todo verdadeiro crente olhar para cima, e pela fé verá o arco da
promessa circundando-o.
"Voltarão os
resgatados do Senhor, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá
sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido
fugirão. Eu, Eu sou Aquele que vos consola; quem pois és tu, para que temas o
homem, que é mortal, ou o filho do homem que se tornará em feno? E te esqueces
do Senhor, que te criou, ... e temes continuamente todo o dia o furor do
angustiador, quando se prepara para destruir? Onde está o furor do que te
atribulava? O exilado cativo depressa será solto, e não morrerá na caverna, e o
seu pão lhe não faltará. Porque Eu sou o Senhor teu Deus, que fende o mar, e
bramem as suas ondas. O Senhor dos exércitos é o Seu nome. E ponho as Minhas
palavras na tua boca, e te cubro com a sombra da Minha mão." Isa.
51:11-16.
"Pelo que agora
ouve isto, ó opressa, e embriagada, mas não de vinho. Assim diz o teu Senhor,
Jeová, e teu Deus, que pleiteará a causa de Seu povo: Eis que Eu tomo da tua
mão o cálice da vacilação, as fezes do cálice do Meu furor; nunca mais dele
beberás. Mas pô-lo-ei nas mãos dos que te entristeceram, que dizem à tua alma:
Abaixa-te, para que passemos sobre ti; e tu puseste as tuas costas como chão e
como caminho, aos viajantes." Isa. 51:21-23.
Os olhos de Deus,
vendo através dos séculos, fixaram-se na crise que Seu povo deve enfrentar
quando os poderes terrestres contra ele se dispuserem. Como o exilado cativo,
estarão receosos da morte pela fome, ou pela violência. Mas o Santo, que diante
de Israel dividiu o Mar Vermelho, manifestará Seu grande poder, libertando-o do
cativeiro. "Eles serão Meus, diz o Senhor dos exércitos, naquele dia que
farei serão para Mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu
filho, que o serve." Mal. 3:17. Se o sangue das fiéis testemunhas de
Cristo fosse derramado nessa ocasião, não seria como o sangue dos mártires,
qual semente lançada a fim de produzir uma colheita para Deus. Sua fidelidade
não seria testemunho para convencer outros da verdade; pois que o coração
endurecido rebateu as ondas de misericórdia até não mais voltarem. Se os justos
fossem agora abandonados para caírem como presa de seus inimigos, seria um
triunfo para o príncipe das trevas. Diz o salmista: "No dia da adversidade
me esconderá no Seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá."
Sal. 27:5. Cristo falou: "Vai, pois, povo Meu, entra nos teus quartos, e
fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a
ira. Porque eis que o Senhor sairá do Seu lugar, para castigar os moradores da
Terra, por causa da sua iniqüidade." Isa. 26:20 e 21. Glorioso será o
livramento dos que pacientemente esperaram pela Sua vinda, e cujos nomes estão
escritos no livro da vida.
O Grande Conflito pags 613 - 634
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