A EXPIAÇÃO DIÁRIA E ANUAL
PREFÁCIO: O presente estudo, pretende explicar os seguintes pontos:
1). O que é expiação diária
e anual.
2). Qual a diferença entre os serviços do
cerimonial típico e antitípico.
3). Lá no céu, há uma
expiação anual?
Que Deus possa lhe abençoar
através dessa leitura!
POR
QUE ESTUDAR ESTE TEMA?
“O assunto do santuário e do juízo de investigação, deve ser claramente compreendido pelo povo de Deus. Todos necessitam para si mesmos de conhecimento sobre a posição e obra de seu grande Sumo Sacerdote. Aliás, ser-lhes-á impossível exercerem a fé que é essencial neste tempo, ou ocupar a posição que Deus lhes deseja confiar”. CS 117
Definição da
Palavra Expiação:
Do hebraico – Kaphar - que pode ser: propiciar ou encobrir por
cima.
Do grego – ilasmós – propiciação.
Do latim - expiatione – E significa: Reconciliação, Remissão, Purificação de Faltas.
Noções
Fundamentais
Sob as sombras do Monte Sinai, Deus entregou ao povo de
Israel a lei de
sacrifícios. Levítico
1.
O sangue derramado, destes animais apontavam para o
precioso sangue de Cristo que
um dia seria vertido por nós. Lucas 22:20
Era
através do sangue que acontecia a expiação:
“Porque a alma da carne está no
sangue, pelo que vô-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue
que fará expiação pela alma”. Levítico
17:11.
A expiação servia para o perdão de pecados, para purificar
as pessoas, o Santuário e os utensílios sagrados. Números 15:28, Ezequiel 43:22,26. Levítico 16:30,33.
O livro de Hebreus expressa a dupla função do sangue nas
seguintes palavras:
“Quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão...” Hebreus 9:22.
É importante notar que para cada ocasião havia uma
expiação. Mas podemos dividi-la em expiação diária, e
expiação anual.
A EXPIAÇÃO DIÁRIA
Dia
após dia era feito expiação pelos pecados dos ofertantes:
“Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós
oferecer oferta ao Senhor , oferecereis as vossas ofertas de
gado, de vacas e de ovelhas... E porá a sua mão sobre a
cabeça do holocausto, para que seja aceito por ele, para a
sua expiação”. Levítico 1:2, 4
O Local Da Expiação
A vítima era sacrificada no altar de holocausto. Levítico 1:5; e
em alguns casos o sangue era introduzido até ao lugar Santo
do tabernáculo. Levítico 4:6,17
Ocasiões
A expiação diária acontecia também nos dias das Festas. Na
maioria das vezes o bode era o animal oferecido para este
fim. Veja alguns exemplos:
·
Na Festa da Lua Nova. Números 28:11-15
·
Na Festa da Páscoa. Números 28:16-22
·
Na Festa das Primícias. Números 28: 26-30
·
Na Festa das Trombetas. Números
29:1-5
·
No próprio dia da Expiação. Números 29:7-11
·
Na Festa dos Tabernáculos. Nestes dias eram oferecidos oito
bodes para expiação de pecados. Um para cada dia. Números
29:16,19,22,25,28,31,34,38.
OUTRAS
OCASIÕES DE EXPIAÇÃO
·
Por
pecados de ignorância. Números 15:22, 24
·
Na
consagração de sacerdotes Levítico 8:1-36
·
Na
oferta para o holocausto Levítico 1:1-6
·
Nos
pecados cometidos contra o próximo. Levítico 6:1-7
·
Na
expiação pela culpa. Levítico 7:1-7.
Havia porém, inúmeros outros casos a
qual não iremos relatar.
O SIGNIFICADO PARA HOJE
Levando em conta que não se expiava pecados
sem sacrifício; temos então, na morte de Cristo, a real expiação de
pecados. Colossenses
1:14, Mateus 26:28.
Levando
em conta, o tanto de animais que eram mortos, temos em Cristo uma única morte. Hebreus 9:28
Levando em conta que a expiação produzia
reparação, reconciliação e perdão das culpas. Temos na morte e na interseção
diária de Cristo, este real benefício. Colossenses 1:20. Ver
também: 1 João 2:1-2. Hebreus 9:24. Efésios 2:15-18
Levando em conta o local em que era
ministrada a expiação diária, temos a seguinte representação: “O ministério do sacerdote, durante o ano
todo, no primeiro compartimento do santuário, “para dentro do véu” que formava
a porta e separava o lugar santo do pátio externo, representa o ministério em
que entrou Cristo ao ascender ao Céu... durante dezoito séculos este ministério
continuou no primeiro compartimento do santuário”. GC 420,421
A EXPIAÇÃO DIÁRIA CONTAMINAVA O
SANTUÁRIO
Examine primeiro. Levítico 1:4-5 e o capítulo 10:12-18. E em
seguida compare com o comentário da
Sra. White:
“Dia após dia, o pecador arrependido levava sua oferta à porta do tabernáculo, e, colocando a mão sobre a cabeça da vítima, confessava seus pecados, transferindo-os assim, figuradamente, de si para o sacrifício inocente. O animal era então morto...Por esta cerimônia, o pecado transferia-se, mediante o sangue, em figura, para o santuário. Em alguns casos o sangue não era levado para o lugar santo; mas a carne deveria então ser comida pelo sacerdote conforme Moisés determinou aos filhos de Arão, dizendo: “O Senhor a deu a vós, para que levásseis a iniqüidade da congregação.” Levítico 10:17. Ambas as cerimônias simbolizavam, de igual modo, a transferência do pecado do penitente para o santuário”. GC 418.1
COMO O SANTUÁRIO E O POVO ERAM
PURIFICADOS
A
Bíblia declara: “Quase todas as coisas, segundo a lei, se
purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão...” (Hebreus
9:22)
Esta
purificação ocorria apenas uma vez ao ano.
A EXPIAÇÃO ANUAL
• Era um dia específico:
“Falou mais o Senhor a Moisés,
dizendo: Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação...” Levítico 23:26-27
• Só neste dia o Sumo Sacerdote entrava no segundo
compartimento do Santuário.
“Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não
sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do
povo; Hebreus 9:7
•
Só Neste Dia O Santuário e seus utensílios eram purificados.
“E daquele sangue espargirá sobre ele com o seu dedo sete
vezes, e o purificará das imundícias dos filhos de Israel, e o
santificará. Havendo, pois, acabado de expiar o santuário, e a
tenda da congregação, e o altar, então, fará chegar o
bode vivo”. Levítico 16:19-20
• Só
Neste Dia O Povo Era Totalmente Purificado:
“Porque, naquele dia, se fará expiação por vós, para
purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos
pecados, perante o Senhor Levítico
16:30
•
Só neste dia o Santuário era purificado dos pecados dos filhos de
Israel, e também de suas imundícias.
“Assim, fará expiação pelo santuário por causa das imundícias
dos filhos de Israel e das suas transgressões, segundo todos
os seus pecados; e, assim, fará para a tenda da congregação,
que mora com
eles no meio das suas imundícias”. Levítico 16:16
DETALHANDO O RITUAL
1) Dois bodes eram apresentados diante da Tenda
da Congregação e sobre eles eram lançados sorte. Um deles era para o
Senhor e o outro, para ser o bode emissário. Levítico 16:7-8
2. O bode pelo Senhor
era morto e o seu sangue era introduzido no santíssimo lugar para
expiação, purificação do Santuário e do povo.
Levítico 16:9,19,20
3.
Na cabeça do bode Azazel eram depositados
os pecados do povo de Deus, e depois ele era enviado ao deserto Levítico 16:21-22
4. Fora da tenda da congregação, o povo deveria
acompanhar com aflição de alma e sem nenhuma atividade
secular. A desobediência era punida com a morte. Levítico
16:29; 23:29
OBSERVANDO OS DETALHES
● Observe que: Todos os dias havia expiação pelos pecados
. Mas apenas uma vez ao ano, havia uma purificação do
povo, do Santuário e dos seus
utensílios.
●
Observe também: Neste mesmo dia o Sacerdote que entrava no
Santíssimo Lugar, também saia. Neste mesmo dia o bode emissário era banido para
a terra solitária. Nada era feito em outro dia. Tudo isto acontecia num espaço
de 24horas
FIGURAS DA REALIDADE
O Apóstolo Paulo declara assim: “O trabalho que esses
sacerdotes fazem é, de fato, somente uma cópia e uma
sombra do que está no céu. Foi isso que aconteceu quando
Deus falou com Moisés. Quando Moisés estava para construir
a Tenda, Deus disse: “Tenha cuidado para fazer tudo de
acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte. Hebreus
8:5 (NTLH).
Ellen
White também afirma: “Tal era o serviço efetuado como “exemplar
e sombra das coisas celestiais.” E o que
se fazia tipicamente no ministério do santuário terrestre, é feito na realidade
no ministério do santuário celestial”. GC 420
TUDO
EXATAMENTE IGUAL?
Estas afirmações acima, devem ser compreendidas, olhando
primeiro as diferenças que existem entre os dois sistemas.
Uma análise profunda, revela dessemelhanças: Tudo no
Santuário celestial é infinitamente maior. Tudo lá é
infinitamente superior. Tudo que se cumpre ali, se cumpre
numa gigantesca dimensão.
Observe as frases do livro de Hebreus, apontando esta superioridade:
“Agora, com
efeito, obteve Jesus ministério tanto mais
excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.” Hebreus
8:6
“Porque
a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos
à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui
o Filho, perfeito para sempre”. Hebreus
7:28
“Quando,
porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não
feito por mãos, quer dizer, não desta criação” Hebreus
9:11
O primeiro Tabernáculo era um pálido reflexo do segundo. É
por isso que o escritor fala de um Santuário maior e mais
perfeito.
Ele também acrescenta:
“Ora,
visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os
ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles
oferecem.” Hebreus 10:1
Vamos identificar algumas dessas diferenças:
1.
DIFERENÇA NO SACERDÓCIO
● No primeiro Tabernáculo oficializava sacerdotes mortais da tribo de Levi.
No segundo, um Sacerdote imortal, vindo da tribo de Judá. Hebreus 7:5,14,23,24
2.
DIFERENÇA DO SANGUE
● No primeiro Tabernáculo era oferecido sangue de animais. No segundo, é
oferecido o sangue de Cristo. Hebreus
9:12
3.
DIFERENÇA NO LOCAL DA CONSTRUÇÃO
● O primeiro Tabernáculo foi construído na Terra por mãos humanas. O
segundo, foi construído no Céu pelo próprio Deus. Hebreus 9:1,11; 8:1-2
4.
DIFERENÇA NO TEMPO EM QUE OCORRE A EXPIAÇÃO
● Cristo
tem um sacerdócio eterno e ministra num santuário eterno. Hebreus 7:24 Sendo eterno, o tempo de Cristo é diferente do
nosso.
“Porque
mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da
noite” . Salmos 90:4
“Mas,
amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil
anos, como um dia”. 2Pedro 3:8
• Se as
Tardes e Manhãs de Daniel
8:14, não são dias literais, mas
são simbólicos, então o dia da Expiação que faz parte desta mesma profecia, também é simbólico.
• Os ciclos das Festas Judaicas ocorriam dentro do período
de um ano. Levítico 23. Mas o cumprimento profético dessas
festas, não ocorreram em um ano. Mas percorre centenas de
anos. Começou a partir do ano 31 DC. E se estende até ao
tempo do fim.
Quando se trata de profecia, o tempo literal se dilata. É
simbólico. Portanto, se conclui que o dia de expiação no
céu, ultrapassa um período simples de 24 horas.
5.
DIFERENÇA NO ESPAÇO FÍSICO
● Os Sacerdotes não entravam a todo o tempo no
santíssimo lugar. Por quê? Qual o motivo?
“Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize
a Arão, teu irmão, que não entre em todo tempo no lugar santo, para dentro do
véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque
aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.
Levítico 16:2
O motivo é claríssimo: Havia uma limitação humana. Mas em Relação a Jesus é dito:
“mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus”. Hebreus 10:12
Aqui existe outra razão pela qual a Expiação no céu, segue
outra dimensão de tempo e espaço. O primeiro serviço era
realizado por sacerdotes que não podiam entrar na presença
de Deus em todo tempo. Mas no segundo, temos Um, que a
todo tempo está com o Pai, intercedendo por nós.
Além do mais, o espaço não limita a presença de Cristo –
como limitava aqueles sacerdotes - pois sendo Deus, Jesus
pode estar em todos os lugares ao mesmo
tempo.
“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome,
aí estou eu no meio deles”. Mateus
18:20
6. DIFERENÇAS NA FUNÇÃO
• Os que oficializavam no templo dedicavam-se apenas ao
ofício sacerdotal. Números18. Mas Cristo, é Sumo Sacerdote.
Hebreus 8:1. Ele é Deus. Hebreus 1:9. É Criador. Joao 1:3.
Ele também é Rei. Apocalipse 19:16. É Juiz. Joao 5:22. É
Advogado. 1. João 2:1
Como um ser Divino, Jesus exerce todas estas funções ao
mesmo tempo, sem cansar e sem se atrapalhar.
7.
DIFERENÇA NA EFICÁCIA DO SANGUE
• Observe o que é dito sobre o sangue de animais: “porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados”. Hebreus 10:4
Se tais sacrifícios eram ineficazes, o que acontecia a cada
ano? “Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque
, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam
consciência de pecado. Nesses sacrifícios, porém,
cada ano, se faz comemoração
dos pecados.“ Hebreus 10:2-3
Mas em relação ao sangue de Cristo é dito: “Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para
sempre os que são santificados”. Hebreus 10:14
“...e o
sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. I João 1:7
DIFERENÇA NA QUANTIDADE DE ENTRADA
Hebreus esclarece que Jesus rompeu o modelo. Não é anualmente, mas apenas uma
vez Ele entrou no lugar santo, e munido de seu próprio sangue. Hebreus
9:7,12
LEMBRANDO
ENTÃO:
O texto que afirma o seguinte: “... E o que se fazia tipicamente no ministério do
santuário terrestre, é feito na realidade no ministério do santuário celestial”
GC
420.
E o
texto de Hebreus 8:5,
devem ser interpretados à luz das próprias
diferenças que a Bíblia apontam entre os
dois Santuários e seus serviços.
ALGO IMPOSSÍVEL
O que acontecia logo após a purificação do Santuário?
“Havendo, pois, acabado de expiar o santuário, e a tenda da
congregação, e o altar, então, fará chegar o bode vivo”.
Levítico 16:20
O bode vivo era responsabilizado pelos pecados do povo e
levado à terra solitária. Levítico 16:21-22. Isto equivale a
dizer que quando Jesus terminar de purificar o santuário do
céu, Ele sairá do santíssimo lugar e confessará os pecados
do povo de Deus na cabeça de Satanás; e este será preso
por mil anos. Apocalipse 20:1-2
Este evento não pode acontecer anualmente. É impossível
que Jesus saia do santuário para prender Satanás a cada
ano. Isto só pode
ocorrer uma única vez. Apocalipse 20:1-2.
Esta Expiação também, não pode ocorrer num período de
24horas. Visto que entre o início do Juízo Investigativo (1844),
o encerramento da obra expiatória, as sete últimas pragas, a
volta de Cristo, e a prisão de Satanás, são acontecimentos
que não cabem em um dia literal. Isto certamente nos leva a
conclusão de que: o dia antitípico representa um tempo
profético.
ELLEN WHITE RELACIONA O DIA DA EXPIAÇÃO A UM TEMPO
“Vivemos
hoje no grande dia da expiação”. GC 489
“A obra do juízo que começou em 1844, deve continuar até
que os casos de todos estejam decididos, tanto dos vivos como dos mortos; disso se conclui que ela se estenderá até ao final do tempo de graça para a humanidade...A fim de que os homens possam preparar-se..” GC 435.2
DENTRO DESSE TEMPO A PROFECIA SE CUMPRE
UMA VEZ
“Como no serviço típico havia uma expiação ao fim do ano,
semelhantemente, antes que se complete a obra de Cristo para
redenção do homem, há também “uma expiação” para tirar
o pecado do santuário. Este é o serviço iniciado quando
terminaram os 2.300 dias..." GC 421.2
Claríssimo! Na visão da escritora, o dia da expiação
representa o último tempo da graça iniciado em 1844.
E dentro desse tempo,
a profecia se cumpre uma vez.
MAS ERA UMA VEZ A CADA ANO
No cerimonial típico, a expiação acontecia todos os anos.
Mas tal repetição não são provas de que aconteceria de igual
modo no cerimonial antitípico. Mas prova o contrário; prova
que elas se cumprem
em uma única vez.
Basta olhar que outros rituais eram repetidos com imensa
intensidade querendo apenas apontar para um único evento.
Veja alguns exemplos:
MUITOS RITUAIS APONTANDO PARA UM
A
– Milhares de animais mortos
apontando para uma única morte:
“Doutra
maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo;
mas, agora, na consumação dos séculos,
uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
Hebreus 9:26.
B– Milhares de sacerdotes apontavam para um Sacerdote:
“Na verdade, aqueles foram feitos
sacerdotes em grande
número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
mas este, porque permanece para sempre, tem o seu
sacerdócio perpétuo. Hebreus: 7:23- 24.
C – Milhares de sacrifícios
imperfeitos, apontavam para um
único sacrifício perfeito:
“Ora, todo sacerdote se apresenta
dia após dia, ministrando e
oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca
podem tirar pecados; mas este, havendo oferecido um único
sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita
de Deus. Hebreus: 10:11-12.
D – Os sacerdotes entraram milhares de vezes naquele
santuário. Indicando que Jesus entraria uma vez:
“não pelo sangue de bodes e
novilhos, mas por seu próprio
sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo
obtido uma eterna redenção... nem também para se oferecer
muitas vezes, como o sumo sacerdote de ano em ano entra
no santo lugar com sangue
alheio". Hebreus: 9:12,25
E – Milhares de bodes foram banidos inúmeras vezes para
indicar uma única expulsão:
“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e
enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de
noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse
20:10
F - Milhares de expiação apontavam para uma única
expiação:
“...e tirarei a iniquidade desta
terra, em um dia”. Zacarias 3:9
G - Uma única expiação fará o que milhares de expiações
não fizeram.
“Naqueles dias e naquele tempo, diz o Senhor , buscar-se-á a
maldade de Israel e não será achada; e os pecados de Judá,
mas não se acharão, porque perdoarei os que eu deixar de
resto”. Jeremias 50:20
Fica claríssimo que as intensas repetições em milhares de
cerimônias, apontam para
um único acontecimento.
AQUELES RITUAIS APONTAVAM PARA UM ÚNICO
EVENTO
A
–“Quando Cristo, pelo mérito de Seu próprio sangue, remover do santuário
celestial os pecados de Seu povo, ao encerrar-se
o Seu ministério, Ele os colocará sobre Satanás, que, na execução do juízo,
deverá encarar a pena final. O bode emissário era enviado para uma terra não
habitada, para nunca mais voltar à congregação de Israel. Assim será Satanás
para sempre banido da presença de Deus e de Seu povo, e eliminado da existência
na destruição final do pecado e dos pecadores”. GC 422.2
B – “... a purificação do santuário era o último serviço
realizado pelo sumo sacerdote no conjunto anual das
cerimônias ministradas. Era a obra encerradora da expiação —
uma remoção ou afastamento do pecado de Israel.
Prefigurava a obra final no ministério de nosso Sumo
Sacerdote no Céu, pela remoção ou obliteração dos pecados ... ”CS
72.3
C – “Assim como na expiação final os pecados dos verdadeiros arrependidos serão apagados dos
registros do Céu, para não mais serem lembrados nem virem à mente, assim
no serviço típico eram levados ao deserto, para
sempre separados da congregação”. PP 255.5
D – “e uma vez ao ano sua mente era transportada
para os acontecimentos finais do grande conflito entre Cristo e Satanás, e para
a final purificação do Universo, de pecado pecadores”. PP 255.6
“e
tirarei a iniquidade desta terra, em um dia. Zacarias 3:9 (e não como sendo
a cada ano)
Bem
claro! Cada expiação apontava para um único evento. A expiação final.
O JUÍZO INVESTIGATIVO ESTÁ EM
ANDAMENTO
Está escrito: “...assentou-se o
juízo, e abriram-se os livros’. Daniel 7:10
“No tempo indicado para o juízo — o final dos
2.300 dias, em 1844 — iniciou-se a
obra de investigação e apagamento dos pecados. Todos os que já
professaram o nome de Cristo serão submetidos àquele exame minucioso. Tanto os vivos como os
mortos devem ser julgados “pelas coisas escritas nos livros, segundo as suas
obras”. GC 486.1
“Assistido por anjos celestiais, nosso grande Sumo Sacerdote
entra no lugar santíssimo, e ali comparece à presença de
Deus a fim de Se entregar aos últimos atos de Seu ministério
em prol do homem, a saber: realizar a obra do juízo de
investigação e fazer expiação por todos os que se verificarem
com direito aos benefícios da mesma”. GC 479.3
JESUS COMPARECE AGORA
“Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura
do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer,
agora, por nós, diante de
Deus”. Hebreus 9:24
“Como houvessem estudado o assunto do
santuário, chegaram a compreender a mudança operada no ministério do Salvador,
e viram que Ele agora oficiava diante da arca de Deus, pleiteando com Seu sangue em favor dos
pecadores”. GC 433.1
“Agora, enquanto nosso grande
Sumo Sacerdote está a fazer expiação por nós, devemos procurar tornar-nos
perfeitos em Cristo”. GC 623
AGORA DEVEMOS NOS HUMILHAR
“No cerimonial típico, enquanto o sumo sacerdote fazia
expiação por Israel, exigia-se de todos que afligissem a alma
pelo arrependimento do pecado e pela humilhação, perante o
Senhor, para que não acontecesse serem extirpados dentre o
povo. De igual modo, todos quantos desejem seja seu nome
conservado no livro da vida, devem, agora, nos poucos dias
de graça que restam, afligir a alma diante de Deus, em tristeza
pelo pecado e em arrependimento verdadeiro”. GC 489
AGORA É O GRANDE DIA DA EXPIAÇÃO
“Que toda pessoa se
humilhe agora diante de Deus, pois agora vivemos
realmente no grande Dia da Expiação. Agora mesmo, os casos de
muitos estão sendo examinados perante Deus, pois eles terão de dormir em suas
sepulturas por um pequeno período de tempo”. EF 722
Agora não é amanhã. Agora não é no próximo ano. Agora
representa urgência. Agora quer
dizer hoje. Agora vivemos realmente no grande Dia da Expiação.
MENSAGEM PARA REFLEXÃO
“Eu sei que a questão
do santuário se firma em justiça e verdade, tal como a temos mantido por tantos
anos. O inimigo é que desvia
os espíritos para atalhos ao lado...” Obreiros Evangélicos, 303. CS 19.5
Autor:
Gerson de Menezes Silva.
Deus
nos Abençoe!
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