A EXPIAÇÃO DIÁRIA E ANUAL
PREFÁCIO: O presente estudo, pretende
explicar os seguintes pontos:
1) O que é expiação diária e anual.
2) Qual a diferença
entre os serviços do cerimonial típico e antitípico.
3) Lá no céu, há uma
expiação anual?
Que Deus possa lhe abençoar
através dessa leitura!
POR
QUE ESTUDAR ESTE TEMA?
“O assunto do santuário e do juízo de
investigação, deve ser claramente compreendido pelo povo de Deus. Todos necessitam para si mesmos de conhecimento
sobre a posição e obra de seu grande Sumo Sacerdote. Aliás, ser-lhes-á impossível exercerem a fé
que é essencial neste tempo, ou ocupar a posição que Deus lhes deseja confiar”. CS 117
Definição da
Palavra Expiação: Do
hebraico – Kaphar - que pode ser: propiciar ou encobrir por
cima.
Do grego – ilasmós
– propiciação.
Do latim - expiatione –
E significa: Reconciliação, Remissão,
Purificação de Faltas.
Noções
Fundamentais
Sob
as sombras do Monte Sinai, Deus entregou ao povo de Israel a lei de
sacrifícios. Levítico
1. O sangue derramado destes
animais apontavam para o precioso sangue de Cristo que um dia seria vertido por
nós. Lucas 22:20
Era
através do sangue que acontecia a expiação: “Porque
a alma da carne está no sangue, pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para
fazer expiação pela vossa
alma, porquanto é o sangue que fará expiação pela alma”. Levítico 17:11.
A
expiação servia para o perdão de pecados, para purificar as pessoas, o
Santuário e os utensílios sagrados.
Números 15:28,
Ezequiel 43:22,26. Levítico 16:30,33.
O
livro de Hebreus expressa a dupla função do sangue nas seguintes palavras: “Quase todas as coisas,
segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue
não há remissão...” Hebreus
9:22.
É importante notar que para cada ocasião havia
uma expiação. Mas podemos dividi-la em expiação diária e expiação anual.
A EXPIAÇÃO DIÁRIA
Dia
após dia era feito expiação pelos pecados dos ofertantes: “Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer
oferta ao Senhor , oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e de
ovelhas... E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito
por ele, para a sua expiação”. Levítico 1:2, 4
O Local Da Expiação
A
vítima era sacrificada no altar de
holocausto. Levítico 1:5; e em alguns casos o sangue era
introduzido até ao lugar Santo do tabernáculo. Levítico
4:6,17
Ocasiões
A
expiação diária acontecia também nos
dias das Festas. Na maioria das vezes o bode era o animal oferecido para este
fim. Veja alguns exemplos:
· Na Festa da Lua Nova. Números 28:11-15
· Na Festa da Páscoa. Números 28:16-22
· Na Festa das Primícias. Números 28: 26-30
· Na Festa das Trombetas. Números
29:1-5
· No próprio dia da Expiação. Números 29:7-
- Na Festa dos Tabernáculos. Nestes dias eram oferecidos oito bodes para expiação de pecados. Um para cada dia. Números 29:16,19,22,25,28,31,34,38.
OUTRAS
OCASIÕES DE EXPIAÇÃO
· Por
pecados de ignorância. Números 15:22, 24
· Na
consagração de sacerdotes Levítico 8:1-36
· Na
oferta para o holocausto Levítico 1:1-6
• Nos pecados cometidos contra o
próximo . Levítico
6:1-7
· Na
expiação pela culpa. Levítico 7:1-7.
Havia
porém, inúmeros outros casos a qual não iremos relatar.
O SIGNIFICADO PARA HOJE
Levando em conta que não se expiava pecados
sem sacrifício; temos então, na morte de Cristo, a real expiação de
pecados. Colossenses
1:14, Mateus 26:28.
Levando
em conta, o tanto de animais que eram
mortos, temos em Cristo uma única morte. Hebreus 9:28
Levando em conta que a expiação produzia
reparação, reconciliação e perdão das
culpas. Temos na morte e na interseção
diária de Cristo, este real benefício. Colossenses 1:20.
Ver também: 1
João 2:1-2. Hebreus 9:24. Efésios 2:15-18
Levando em conta o local em que era
ministrada a expiação diária, temos a seguinte representação: “O ministério do sacerdote, durante o ano
todo, no primeiro compartimento do santuário, “para dentro do véu” que formava
a porta e separava o lugar santo do pátio externo, representa o ministério em
que entrou Cristo ao ascender ao Céu... durante dezoito séculos este ministério
continuou no primeiro compartimento do santuário”. GC 420,421
A EXPIAÇÃO DIÁRIA CONTAMINAVA O
SANTUÁRIO
Examine
primeiro Levítico
1:4-5 e o capítulo 10:12-18.
E em
seguida compare com o comentário da
Sra. White:
“Dia
após dia, o pecador arrependido levava sua oferta à porta do tabernáculo, e, colocando
a mão sobre a cabeça da vítima, confessava seus pecados, transferindo-os assim,
figuradamente, de si para o sacrifício inocente. O
animal era então morto...Por esta cerimônia, o pecado transferia-se, mediante o
sangue, em figura, para o santuário. Em alguns casos o sangue não era levado
para o lugar santo; mas a carne deveria então ser comida pelo sacerdote
conforme Moisés determinou aos filhos de Arão, dizendo: “O Senhor a deu a vós,
para que levásseis a iniqüidade da congregação.” Levítico 10:17. Ambas
as cerimônias simbolizavam, de igual modo, a transferência do pecado do
penitente para o santuário”. GC 418.1
COMO O SANTUÁRIO E O POVO ERAM PURIFICADOS
A
Bíblia declara: “Quase todas as coisas, segundo a lei, se
purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão...” (Hebreus
9:22)
Esta
purificação ocorria apenas uma vez ao ano.
A EXPIAÇÃO ANUAL
• Era um dia específico:
“Falou mais o Senhor a Moisés,
dizendo: Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação...” Levítico 23:26-27
• Só neste dia o Sumo
Sacerdote entrava no segundo compartimento do Santuário.
“mas, no segundo, só o sumo
sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas
culpas do povo; Hebreus 9:7
•
Só Neste Dia O Santuário e seus
utensílios eram purificados.
“E daquele sangue espargirá sobre ele com o
seu dedo sete vezes, e o purificará das imundícias dos filhos de Israel, e o
santificará. Havendo, pois, acabado de
expiar o santuário, e a tenda da congregação, e o altar, então, fará chegar o
bode vivo”. Levítico 16:19-20
• Só
Neste Dia O Povo Era Totalmente Purificado:
“Porque,
naquele dia, se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados
de todos os vossos pecados, perante o Senhor Levítico
16:30
•
Só neste dia o Santuário era purificado dos pecados dos filhos de
Israel, e também de suas imundícias.
“Assim, fará expiação pelo santuário
por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, segundo
todos os seus pecados; e, assim, fará para a tenda da congregação, que mora com
eles no meio das suas imundícias”. Levítico 16:16
DETALHANDO O RITUAL
1) Dois bodes eram apresentados diante da Tenda da Congregação e
sobre eles eram lançados sorte. Um deles
era para o Senhor e o outro, para ser o bode
emissário. Levítico
16:7-8
2. O bode pelo Senhor
era morto e o seu sangue era
introduzido no santíssimo lugar para expiação, purificação do Santuário e do povo.
Levítico 16:9,19,20
3.
Na cabeça do bode Azazel eram depositados os pecados do povo de Deus,
e depois ele era enviado ao
deserto Levítico
16:21-22
4. Fora
da tenda da congregação, o povo
deveria acompanhar com aflição de alma e
sem nenhuma atividade secular. A desobediência era punida com a morte. Levítico 16:29;
23:29
OBSERVANDO OS DETALHES
●
Observe que: Todos os dias havia expiação pelos pecados. Mas
apenas uma vez ao ano, havia uma purificação do povo, do Santuário e dos seus
utensílios.
●
Observe também: Neste mesmo dia o Sacerdote que entrava no
Santíssimo Lugar, também saia. Neste mesmo dia o bode emissário era banido para
a terra solitária. Nada era feito em outro dia. Tudo isto acontecia num espaço
de 24horas
FIGURAS DA REALIDADE
O
Apóstolo Paulo declara assim: “O trabalho
que esses sacerdotes fazem é, de fato, somente uma cópia e uma sombra do que
está no céu. Foi isso que aconteceu quando Deus falou com Moisés. Quando Moisés
estava para construir a Tenda, Deus disse: “Tenha cuidado para fazer tudo de
acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte. Hebreus
8:5 (NTLH).
Ellen
White também afirma: “Tal era o serviço efetuado como “exemplar
e sombra das coisas celestiais.” E o que
se fazia tipicamente no ministério do santuário terrestre, é feito na realidade
no ministério do santuário celestial”. GC 420
TUDO
EXATAMENTE IGUAL?
Estas afirmações acima, devem ser
compreendidas, olhando primeiro
as diferenças que existem entre os
dois sistemas. Um análise profundo,
revela dessemelhanças: Tudo no Santuário celestial é infinitamente maior. Tudo
lá é infinitamente superior. Tudo que se
cumpre ali, se cumpre numa gigantesca dimensão.
Observe as frases do livro de Hebreus, apontando
esta superioridade:
“Agora, com
efeito, obteve Jesus ministério tanto mais
excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.” Hebreus
8:6
“Porque
a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos
à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui
o Filho, perfeito para sempre”. Hebreus
7:28
“Quando,
porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não
feito por mãos, quer dizer, não desta criação” Hebreus
9:11
O primeiro Tabernáculo era um pálido reflexo do segundo. É por isso que
o escritor fala de um Santuário maior e
mais perfeito.
Ele também acrescenta:
“Ora,
visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os
ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles
oferecem.” Hebreus 10:1
Vamos identificar algumas dessas diferenças:
1.
DIFERENÇA NO SACERDÓCIO
● No primeiro Tabernáculo oficializava sacerdotes mortais da tribo de Levi.
No segundo, um Sacerdote imortal, vindo da tribo de Judá. Hebreus 7:5,14,23,24
2.
DIFERENÇA DO SANGUE
● No primeiro Tabernáculo era oferecido sangue de animais. No segundo, é
oferecido o sangue de Cristo. Hebreus
9:12
3.
DIFERENÇA NO LOCAL DA CONSTRUÇÃO
● O primeiro Tabernáculo foi construído na Terra por mãos humanas. O
segundo, foi construído no Céu pelo próprio Deus. Hebreus 9:1,11; 8:1-2
4.
DIFERENÇA NO TEMPO EM QUE OCORRE A EXPIAÇÃO
● Cristo
tem um sacerdócio eterno e ministra num santuário eterno. Hebreus 7:24 Sendo eterno, o tempo de Cristo é diferente do
nosso.
“Porque
mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da
noite” . Salmos 90:4
“Mas,
amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil
anos, como um dia”. 2Pedro 3:8
• Se as
Tardes e Manhãs de Daniel
8:14, não são dias literais, mas
são simbólicos, então o dia da Expiação que faz parte desta mesma profecia, também é simbólico.
• Os
ciclos das Festas Judaicas ocorriam dentro do período de um ano. Levítico
23. Mas o cumprimento profético dessas
festas, não ocorreram em um ano. Mas percorre centenas de anos. Começou a partir do ano 31 DC. E se
estende até ao tempo do fim.
Quando se trata de profecia, o
tempo literal se dilata. É simbólico.
Portanto, se
conclui que o dia de expiação no céu, ultrapassa um período simples de 24 horas.
5.
DIFERENÇA NO ESPAÇO FÍSICO
● Os Sacerdotes não entravam a todo o tempo no
santíssimo lugar. Por quê? Qual o motivo?
“Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize
a Arão, teu irmão, que não entre em todo tempo no lugar santo, para dentro do
véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque
aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.
Levítico 16:2
O
motivo é claríssimo: Havia uma limitação humana.
Mas em Relação a Jesus é dito: “mas
este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para
sempre à destra de Deus”. Hebreus 10:12
Aqui
existe outra razão pela qual a Expiação no céu, segue outra dimensão de tempo e espaço. O primeiro serviço era
realizado por sacerdotes que não podiam entrar na presença de Deus em todo tempo. Mas no segundo, temos Um,
que a todo tempo está com o Pai, intercedendo por nós.
Além
do mais, o espaço não limita a presença de Cristo – como limitava aqueles
sacerdotes - pois sendo Deus, Jesus pode estar em todos os lugares ao mesmo
tempo.
“Porque onde estiverem dois ou três
reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Mateus
18:20
6. DIFERENÇAS NA FUNÇÃO
•
Os que oficializavam no templo
dedicavam-se apenas ao ofício sacerdotal. Números18. Mas Cristo, é Sumo Sacerdote. Hebreus
8:1. Ele é Deus. Hebreus 1:9. É Criador. Joao
1:3. Ele também é Rei. Apocalipse 19:16.
É Juiz. Joao 5:22. É Advogado. 1. João 2:1
Como
um ser Divino, Jesus exerce todas estas funções ao mesmo tempo, sem cansar e sem se atrapalhar.
7.
DIFERENÇA NA EFICÁCIA DO SANGUE
•
Observe o que é dito sobre o sangue
de animais: “porque é impossível que o
sangue dos touros e dos bodes tire pecados”. Hebreus
10:4
Se
tais sacrifícios eram ineficazes, o que acontecia a cada ano?
“Doutra maneira, teriam deixado de se
oferecer, porque
purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam
consciência de pecado. Nesses sacrifícios, porém, cada ano,
se faz comemoração
dos pecados.“ Hebreus 10:2-3
Mas em relação ao
sangue de Cristo é dito: “Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para
sempre os que são santificados”. Hebreus 10:14
“...e o
sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. I João 1:7
DIFERENÇA NA QUANTIDADE DE ENTRADA
Hebreus esclarece que Jesus rompeu o modelo. Não é anualmente, mas apenas uma
vez Ele entrou no lugar santo, e munido de seu próprio sangue. Hebreus
9:7,12
LEMBRANDO
ENTÃO:
O texto que afirma o seguinte: “... E o que se fazia tipicamente no ministério do
santuário terrestre, é feito na realidade no ministério do santuário celestial”
GC
420. E o texto de Hebreus 8:5,
devem ser interpretados à luz das próprias
diferenças que a Bíblia apontam entre os
dois Santuários e seus serviços.
ALGO IMPOSSÍVEL
O
que acontecia logo após a purificação do Santuário?
“Havendo, pois, acabado de expiar o santuário, e a tenda da
congregação, e o altar, então, fará chegar o bode vivo”.
Levítico 16:20
O bode vivo era
responsabilizado pelos pecados do povo e levado à terra solitária. Levítico 16:21-22.
Isto equivale a dizer que quando
Jesus terminar de purificar o santuário do céu, Ele sairá do santíssimo lugar e
confessará os pecados do povo de Deus na cabeça de Satanás; e este será preso
por mil anos. Apocalipse 20:1-2
Este
evento não pode acontecer anualmente. É impossível que Jesus saia do santuário
para prender Satanás a cada ano. Isto só pode
ocorrer uma única vez. Apocalipse 20:1-2.
Esta
Expiação também, não pode ocorrer num período de 24horas. Visto
que entre o início do Juízo Investigativo (1844), o encerramento da obra expiatória, as sete
últimas pragas, a volta de Cristo, e a
prisão de Satanás, são acontecimentos que não cabem em um dia literal. Isto certamente nos leva a
conclusão de que: o dia antitípico representa um tempo profético.
ELLEN WHITE RELACIONA
O DIA DA EXPIAÇÃO A UM TEMPO
“Vivemos
hoje no grande dia da expiação”. GC 489
“A obra do juízo que começou em 1844, deve
continuar até que os casos de todos estejam decididos, tanto dos vivos como dos
mortos; disso se conclui que ela se estenderá até ao final do tempo de graça
para a humanidade...A fim de que os homens possam preparar-se..” GC 435.2
DENTRO DESSE TEMPO A PROFECIA SE CUMPRE
UMA VEZ
“Como no
serviço típico havia uma expiação ao
fim do ano, semelhantemente, antes que se complete a obra de Cristo para
redenção do homem, há também “uma
expiação” para tirar o pecado do santuário. Este é o serviço iniciado
quando terminaram os 2.300 dias..." GC 421.2
Claríssimo!
Na visão da escritora, o dia da expiação representa o último tempo da graça
iniciado em 1844. E dentro desse tempo,
a profecia se cumpre uma vez.
MAS ERA UMA VEZ A CADA ANO
No cerimonial típico, a expiação acontecia
todos os anos. Mas tal repetição não são provas de que aconteceria de igual
modo no cerimonial antitípico. Mas prova o contrário; prova que elas se cumprem
em uma única vez.
Basta olhar que outros rituais eram repetidos
com imensa intensidade querendo apenas apontar para um único evento. Veja alguns exemplos:
MUITOS RITUAIS APONTANDO PRA UM
A
– Milhares de animais mortos
apontando para uma única morte:
“Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a
fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de
si mesmo. Hebreus 9:26.
B
– Milhares de sacerdotes apontavam
para um Sacerdote:
“Na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, mas este, porque permanece para sempre, tem o seu sacerdócio perpétuo. Hebreus: 7:23- 24.
C – Milhares de sacrifícios imperfeitos, apontavam para um único sacrifício perfeito:
“Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados; mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus. Hebreus: 10:11-12.
D – Os sacerdotes entraram milhares de vezes naquele santuário. Indicando que Jesus entraria uma vez:
“não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção... nem também para se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote de ano em ano entra no santo lugar com sangue alheio". Hebreus: 9:12,25
E
– Milhares de bodes foram banidos
inúmeras vezes para indicar uma única expulsão:
“E o diabo, que os enganava, foi lançado no
lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de
noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse
20:10
F - Milhares de expiação apontavam
para uma única expiação: “...e tirarei a
iniquidade desta terra, em um dia”. Zacarias 3:9
G
- Uma única expiação fará o que milhares
de expiações não fizeram. “Naqueles dias e naquele tempo, diz o Senhor
, buscar-se-á a maldade de Israel e não será achada; e os pecados de Judá, mas
não se acharão, porque perdoarei os que eu deixar de resto”. Jeremias 50:20
Fica
claríssimo que as intensas repetições em
milhares de cerimônias, apontam para
um único acontecimento.
AQUELES RITUAIS APONTAVAM PARA UM
ÚNICO EVENTO
A –“Quando Cristo, pelo mérito de Seu próprio sangue, remover do santuário celestial os pecados de Seu povo, ao encerrar-se o Seu ministério, Ele os colocará sobre Satanás, que, na execução do juízo, deverá encarar a pena final. O bode emissário era enviado para uma terra não habitada, para nunca mais voltar à congregação de Israel. Assim será Satanás para sempre banido da presença de Deus e de Seu povo, e eliminado da existência na destruição final do pecado e dos pecadores”. GC 422.2
B – “... a purificação do santuário era o último serviço realizado pelo sumo
sacerdote no conjunto anual das cerimônias ministradas. Era a obra encerradora
da expiação — uma remoção ou afastamento do pecado de Israel. Prefigurava a obra final no ministério
de nosso Sumo Sacerdote no Céu, pela remoção ou obliteração dos pecados ... ”CS
72.3
C – “Assim como na expiação final os pecados dos verdadeiros arrependidos serão apagados dos
registros do Céu, para não mais serem lembrados nem virem à mente, assim
no serviço típico eram levados ao deserto, para
sempre separados da congregação”. PP 255.5
D – “e uma
vez ao ano sua mente era transportada para os acontecimentos finais do grande
conflito entre Cristo e Satanás, e para a final purificação do Universo, de pecado
pecadores”. PP 255.6
“e
tirarei a iniquidade desta terra, em um dia. Zacarias 3:9 (e não como sendo
a cada ano)
Bem
claro! Cada expiação apontava para um único evento. A expiação final.
O JUÍZO INVESTIGATIVO ESTÁ EM
ANDAMENTO
Está escrito: “...assentou-se o
juízo, e abriram-se os livros’. Daniel 7:10
“No tempo indicado para o juízo — o final dos
2.300 dias, em 1844 — iniciou-se a
obra de investigação e apagamento dos pecados. Todos os que já
professaram o nome de Cristo serão submetidos àquele exame minucioso. Tanto os vivos como os
mortos devem ser julgados “pelas coisas escritas nos livros, segundo as suas
obras”. GC 486.1
“Assistido
por anjos celestiais, nosso grande Sumo Sacerdote entra no lugar santíssimo, e
ali comparece à presença de Deus a
fim de Se entregar aos últimos atos de Seu ministério em prol do homem, a
saber: realizar a obra do juízo de investigação e fazer expiação por todos os
que se verificarem com direito aos benefícios da mesma”. GC 479.3
JESUS COMPARECE AGORA
“Porque Cristo não entrou em
santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de
Deus”. Hebreus 9:24
“Como houvessem estudado o assunto do
santuário, chegaram a compreender a mudança operada no ministério do Salvador,
e viram que Ele agora oficiava diante da arca de Deus, pleiteando com Seu sangue em favor dos
pecadores”. GC 433.1
“Agora, enquanto nosso grande
Sumo Sacerdote está a fazer expiação por nós, devemos procurar tornar-nos
perfeitos em Cristo”. GC 623
AGORA DEVEMOS NOS HUMILHAR
“No cerimonial típico, enquanto o sumo sacerdote
fazia expiação por Israel, exigia-se de todos que afligissem a alma pelo arrependimento
do pecado e pela humilhação, perante o Senhor, para que não acontecesse serem
extirpados dentre o povo. De igual modo, todos quantos desejem seja seu nome
conservado no livro da vida, devem,
agora, nos poucos dias de graça que restam, afligir a alma diante de
Deus, em tristeza pelo pecado e em arrependimento verdadeiro”. GC 489
AGORA É O GRANDE DIA DA EXPIAÇÃO
“Que toda pessoa se
humilhe agora diante de Deus, pois agora vivemos
realmente no grande Dia da Expiação. Agora mesmo, os casos de
muitos estão sendo examinados perante Deus, pois eles terão de dormir em suas
sepulturas por um pequeno período de tempo”. EF 722
Agora não é amanhã. Agora
não é no próximo ano. Agora
representa urgência. Agora quer
dizer hoje. Agora vivemos realmente no grande Dia da
Expiação.
MENSAGEM PARA REFLEXÃO
“Eu sei que a questão
do santuário se firma em justiça e verdade, tal como a temos mantido por tantos
anos. O inimigo é que desvia
os espíritos para atalhos ao lado...” Obreiros Evangélicos, 303. CS 19.5
Deus nos Abençoe!
Autor:
Gerson de Menezes Silva.
Gerson de Menezes Silva é ex Pastor da "Igreja Adventista da Completa Reforma" , e Neto do seu fundador , José gomes de Menezes.
O irmão Gerson hoje é ancião da "Igreja Adventista do Sétimo Dia", e colaborador deste Blog
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