Billy
Graham
O Espírito Santo é uma Pessoa Divina: Ele é Deus
O Espírito Santo é uma Pessoa Divina: Ele é Deus
Em toda a
Bíblia podemos ver claramente que o Espírito Santo é o próprio Deus. Isto
podemos deduzir dos atributos que a Escritura Lhe confere. Estes atributos, sem
exceção, são os do próprio Deus.
Ele é eterno: Isto significa que nunca
houve um momento em que Ele não existiu. "Muito mais o sangue de Cristo
que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará
a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo!" (Heb.
9:14).
Ele é Todo-Poderoso: "Respondeu-lhe
o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a poder do Altíssimo te envolverá
com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer, será chamada
Filho de Deus" (Lucas 1:35).
Ele é Onipresente (está em todo lugar ao
mesmo tempo): "Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da
tua presença?" (Salmo 139:7, IBB).
Ele sabe tudo (é onisciente): "Mas
Deus no-lo revelou pelo Espírito; parque o Espírito a todas estas coisas
perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as
coisas do homem, senão o seu próprio espírito que nele está? Assim também as
coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus" (I Cor. 2:10,
11).
Ele é chamado Deus: "Então disse
Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao
Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura,
não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no
coração este desígnio? Não mentiste aos
homens, mas a Deus" (Atos 5:3, 4, grifo meu).
"E todos
nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor,
somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo
Senhor, o Espírito" (2 Cor. 3:18).
Ele é o Criador: A primeira referência
bíblica ao Espírito Santo está em Gênesis 1:2, onde lemos: "O Espírito de
Deus pairava por sobre as águas". No entanto, Gên. 1:1 diz: "No
princípio criou Deus os céus e a terra". E em Colossenses 1, escrevendo à
Igreja de Colossos sobre o Senhor Jesus Cristo, no meio de outras grandes
verdades Paulo nos diz. "Nele foram criadas todas as coisas, nos céus e
sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias,
quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste" (é conservado em ordem
e harmonia, BLH) (Col. 1:16, 17).
Assim, Deus
Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo estavam juntos criando o mundo. É da
máxima importância para todos os cristãos compreender e aceitar estes fatos,
tanto na teologia como na prática.
Certa vez eu
fiz algumas destas afirmações diante de seminaristas. Um deles perguntou:
"Geralmente Ele é mencionado por último. Isto não implica em
inferioridade?" Só que em Romanos 15:20 Ele não é mencionado por último:
"Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor
do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor."
E em Efésios 4:4 Paulo diz: "Há somente um corpo e um Espírito, como
também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação".
Mais que isto,
a colocação usual das três pessoas da Trindade no Novo Testamento tem a ver com
sua seqüência e função. Dizemos, por exemplo, que oramos ao Pai, através do
Filho, no poder do Espírito Santo. Eu já mostrei antes que, em termos de função, o Pai veio
primeiro, depois a Filho se encarnou, morreu e ressuscitou. Agora, o Espírito
atua nesta era do Espírito. A seqüência não prejudica a igualdade, só tem a ver
com função e cronologia.
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