A Trindade
Billy Graham
Quando comecei
a estudar a Bíblia, anos atrás, a doutrina da Trindade foi um dos problemas
mais complexos que encontrei, Nunca cheguei a uma conclusão satisfatória,
porque parte dela é mistério. Apesar de não entendê-la totalmente até hoje,
aceito-a como revelação de Deus.
A Bíblia me
ensina que o Espírito Santo é um ser vivo. É uma das três pessoas da Trindade.
Explicar e ilustrar a Trindade é uma das tarefas mais difíceis que se pode dar
a um cristão. O Dr. David
McKenna contou-me certa vez que Doug, seu pequeno filho, lhe perguntou: – Deus Pai é Deus? Ele
respondeu: – Sim. – Jesus Cristo é Deus? – Sim. – O Espírito Santo é Deus? –
Sim. – Então como Jesus pode ser Seu próprio Pai? David pensou rápido. Eles estavam
naquele momento sentados em um velho Chevrolet 1958. – Escute, filho, ele respondeu. – Ali debaixo do
capô está a bateria. Eu posso usá-la para acender as luzes, tocar a buzina e
dar partida no carro. Como isto acontece é um mistério – mas acontece!
concluiu.
A Bíblia nos
ensina a realidade da Trindade, tanto no Antigo como no Novo Testamento.
Estudemos algumas passagens.
Deus revela a
Si mesmo na Bíblia progressivamente. Mas há indicações desde a começo do livro
de Gênesis de que Deus existe em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – e
que estas três pessoas constituem o único Deus. O cristianismo é trinitário,
não unitário. Ao mesmo tempo há um só Deus e não três, deixando claro que o
cristianismo não é politeísta.
A Bíblia começa
com uma afirmação majestosa: "No princípio criou Deus os céus e a
terra" (Gên. 1:1).
Estudiosos de
hebraico me disseram que na língua hebraica há três graus de número: Singular – um; dual – dois; plural –
mais de dois. A palavra traduzida por "Deus" em Gênesis 1:1 é plural,
indicando mais de dois. A palavra hebraica é Elohim. Matthew Henry diz que ela
significa "a pluralidade de pessoas na deidade: Pai, Filho e Espírito
Santo. Este nome de Deus m plural.. . (confirma) nossa fé na doutrina da
Trindade, que é claramente revelada m Novo Testamento, apesar de só levemente
sugerida no Antigo".1
Vemos no relato
da criação que Deus desde o início nos fornece algumas indicações da verdade de
que a Deidade se compõe de mais de uma pessoa. Eu grifei algumas palavras. Em Gênesis 1:26 Deus diz: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa
semelhança; tenha ele domínio sabre os peixes do mar, sobre as aves dos céus,
sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que
rastejam pela terra."
Mais adiante,
em Gênesis 3:22, o Senhor Deus disse:
"Eis que o homem se tornou como um de nós,
conhecedor do bem e do mal." E em Gênesis
11:6, 7 o Senhor disse: "Eis que o povo é um, e todos têm a mesma
linguagem. Isto é apenas o começo: agora não haverá restrição para tudo que
intentam fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para
que um não enteada a linguagem do outro." Quando Isaías ouviu a voz do
Senhor, dizendo: "A quem enviarei, e quem há de ir por nós?", ele respondeu: "Eis-me
aqui. Envia-me a mim!" (Isaías 6:8).
A doutrina da Trindade
está bem mais desenvolvida no Novo do que no Antigo Testamento. Já que a
revelação é progressiva, mais luz foi lançada sobre o assunto que estamos
estudando. Quando Deus Se revelou totalmente no tempo de Cristo e dos
apóstolos.
Em Mateus 28:18-20 está registrada a
última ordem de Jesus antes da Sua ascensão. Ele diz aos Seus seguidores:
"Fazei discípulos de todas as nações", batizando os convertidos
"Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar
todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias
até à consumação do século." Jesus ensinou aqui que Seus seguidores
deveriam levar a mensagem do Seu Evangelho a todas as nações, depois de Ele
deixá-los. O Espírito Santo iria usá-los para convocar um povo para a Seu nome.
Esta comissão trinitária para batizar associa o Espírito Santo com Deus Pai e
Deus Filho como igual a Eles. Ele é Deus Espírito Santo.
É emocionante
notar que Jesus diz que não deixará os crentes sozinhos. Através do Espírito
Santo que Ele e o Pai enviaram, Ele nunca nos deixará nem nos abandonará (Heb.
13:5). Ele permanecerá com cada crente até o última instante. Este pensamento
me tem encorajado centenas de vezes nestes dias sombrios, em que as forças
satânicas estão operando em tantos lugares diferentes do mundo.
Dentro desta
mesma linha de pensamento, o apóstolo Paulo afirmou: "A graça do Senhor
Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos
vós" (2 Cor. 13:14). Esta bênção não deixa dúvidas de que o Espírito Santo
é um com o Pai e um com a Filho na Deidade. Não
é um mais um mais um igual a três. É
um vezes um vezes um igual a um. O Espírito Santo é um com o Pai e com o
Filho. Se o Pai é Deus, e Jesus é Deus, então o Espírito Santo também é Deus.
O principal
problema da doutrina da Trindade é que o cristianismo diz ser monoteísta.
Rejeita o politeísmo, a crença em mais de um Deus. A resposta é que a Trindade
preserva a unidade da Deidade, reconhecendo ao mesmo tempo que nela há três
pessoas, que não deixam de ser uma em essência. Deus é um, mas esta unidade não
é simples – é complexa.
Isto é um
assunto terrivelmente difícil – muito além da capacidade de compreensão das
nossas mentes limitadas. Mesmo assim é extremamente importante declarar a
posição bíblica, e ficar em silêncio onde a Bíblia não diz nada. Deus Pai é
plenamente Deus. Deus Filho e Deus Espírito também. A Bíblia apresento isto
como um fato. Não o explica. Apesar disto muitas explicações têm sido
sugeridas, algumas parecendo ser bem lógicas, mas nenhuma consegue preservar a
verdade do que a Escritura ensina.
O "modalismo" foi
uma heresia dos primeiros tempos do cristianismo. Ensinava que Deus
apareceu em diferentes épocas sob três modos ou formas diferentes – primeiro
como Pai, mais tarde como Filho, e por último como Filho. Os que defendiam este
ponto de vista pensavam que ele preservava a unidade do monoteísmo. Mas
significava também que quando Jesus orava, Ele tinha de falar consigo mesmo.
Além disto um texto como o de Atos 2, que diz que o Pai e o Filho enviaram o
Espírito Santo, faz pouco sentido m modalismo. Acima de tudo, esta posição
violava a mais clara apresentação da Trindade em unidade, expressada na Grande
Comissão de Jesus, registrada por Mateus. Jesus disse claramente que Seus discípulos
deveriam batizar os convertidos "em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo". A construção da frase no grego deixa claro que Jesus está se
referindo a três pessoas diferentes. Ele ensinou, sem margem de dúvida, a
doutrina da Trindade.
Vimos até aqui
que o Espírito Santo é uma pessoa, é Deus, e faz parte da Trindade. Quem não
reconhecer isto não terá a Sua alegria e poder. De fato, uma compreensão
deficiente de qualquer pessoa da Trindade trará a mesma conseqüência, porque
Deus é importante em todos os sentidos. Mas isto vale especialmente para o
Espírito Santo, porque apesar de o Pai ser a fonte de todas as bênçãos, e o
Filho o canal de todas as bênçãos, é pela ação do Espírito Santo em nós que
toda a verdade se torna viva e operante em nossas vidas.
Para resumir
tudo isto, a afirmação mais importante que eu posso fazer é esta: não há nada
que o Pai Seja e o Espírito Santo não seja. O Espírito Santo tem todos os
aspectos essenciais da deidade. Podemos dizer dEle a mesma coisa que o antigo
Credo Niceno disse de Jesus Cristo: Ele é verdadeiro Deus de verdadeiro Deus!
Assim, nós dobramos as joelhos diante dEle, nós O adoramos, e O tratamos em
tudo como a Escritura exige que tratemos o Deus Todo-Poderoso.
Quem é o
Espírito Santo? Ele é Deus!
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