Billy Graham
Um pescador
esquimó vinha cada sábado à tarde à cidade. Sempre trazia consigo seus dois
cachorros, um branco e um preto. Ele os tinha ensinado a lutar quando ele
ordenasse. Cada sábado, na praça da cidade, o povo Se ajuntava e o pescador
fazia apostas, enquanto os dois cachorros brigavam. Às vezes ganhava o cachorro
branco, às vezes o preto – mas o pescador sempre ganhava as apostas! Seus
amigos começaram a perguntar-lhe como ele fazia isto. Ele disse:
– Eu deixo um
passar fome durante a semana, e só dou comida para o que eu quero que ganhe. O
cachorro que está bem alimentado ganha porque está mais forte.
Uma Natureza ou Duas?
Esta história
dos dois cachorros é muito apropriada para nos ensinar algo sobre a luta que se
desenvolve no interior da pessoa que nasceu de novo.
Nós ternos
dentro de nós duas naturezas, que lutam para ter o domínio. Qual delas vai
vencer? Depende de qual nós alimentamos. Se nós alimentamos nossa vida
espiritual e damos permissão ao Espírito de nos revestir com poder, Ele nos
dirigirá. Se nós matamos nossa natureza espiritual de fome e em Seu lugar
alimentamos a natureza velha, pecaminosa, a carne dominará.
Cada cristão
pode se identificar com o apóstolo Paulo, quando ele diz: "Porque nem
mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e,
sim, o que detesto. ... Então encontro a lei de que a mal reside em mim ... mas
vejo nos meus membros outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me
faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros" (Rom. 7:15,
21, 23).
De tempo em
tempo algum crente jovem me diz: "Desde que me tornei cristão tenho tido
lutas internas como nunca antes! Eu não sabia que era um pecador tão grande. E
antigamente eu não tinha tanta vontade de pecar. Eu pensei que Deus me tinha
salvo dos meus pecados!"
De certa forma
nós devemos ser gratos por esta situação, por estranho que isto possa parecer.
Porque isto é uma prova de que o Espírito Santo entrou em nossa vida e está
trazendo luz às trevas do pecado, está fazendo nossa consciência ficar sensível
ao pecado, está despertando em nós um desejo novo de ser puros e livres de
pecado diante de Deus. Os velhos pecados estavam lá também antes. As velhas
tentações tinham a mesma força antes também, mas não nos pareciam tão más.
Agora o Espírito Santo entrou em nossa vida. Somos uma pessoa nova, regenerada
por este mesmo Espírito. E agora tudo tem outra aparência.
A Luta Interna
Agora você sabe
do problema principal na vida do cristão, a luta contra o pecado. No Novo
Testamento o apóstolo Paulo diz que todos os cristãos estão envolvidos em uma
intensa batalha espiritual: "Porque a nossa luta não é contra a carne e o
sangue (seres humanos, BLH), e, sim, contra os principados e potestades, contra
os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas
regiões celestes" (Efés. 6:12). Forças espirituais externas estão agindo
neste mundo, tentando nos manter longe de Deus e da Sua vontade. Mas nós não
precisamos culpar Satanás por tudo que não dá certo ou por cada pecado que
cometemos. Muitas vezes a nossa própria natureza pecaminosa está agindo dentro
de nós. "Porque a carne milita contra o Espírito, e a Espírito contra a
carne, porque são opostos entre Si; para que não façais o que porventura Seja
do vosso querer" (Gál. 5:17).
Isto não está
acontecendo somente ao nosso redor, mas esta batalha está dentro de nós. Este é
o tema de Romanas 7, principalmente de 7 a 25. Leia, por exemplo, Romanos 7:7 e
8 (em uma boa tradução moderna). Deixe-me fazer uma paráfrase do que Paulo está
dizendo:
Antes de ouvir
falar da lei de Deus e das boas novas da salvação, eu não sabia que cobiça era
pecado. Mas então eu ouvi o décimo mandamento, "não cobice": a lei de
Deus me mostrou este pecado em meu coração, e de repente eu me tornei
consciente de quanta cobiça havia em mim, quanta maldade em minha vida.
Compreendi quão grande pecador eu era, condenado à morte – mas por Cristo! Como
cristão comecei a combater estes maus desejos dentro de mim. E que luta! Tentei
parar de cobiçar e invejar, mas não consegui.
Tenho certeza
que você também já se sentiu muitas vezes como Paulo. Talvez o seu pecado sejam
desejos sexuais errados, orgulho, glutonaria, preguiça ou raiva ou qualquer
outro "pecado que tenazmente nos assedia" (Heb. 12:1). A luta interna
é a mesma. Às vezes você chega à mesma conclusão que Paulo em Romanos 7:22-24,
que eu citei acima.
Mas não pare
aqui! Observe a última frase de Paulo (v. 25) e Rom. 8:2 (na carta original de
Paulo não havia divisões de capítulos!): "Graças a Deus por Jesus Cristo
nosso Senhor! ... Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus te livrou da
lei do pecado e da morte." Um grande santo disse há muitos anos: "O
pecado não reina mais, mas ainda luta!"
Horatius Bonar
foi um teólogo brilhante, um grande santo, um pastor cheio de bondade. Morreu
com a idade de 33 anos, mas não sem que antes um grande avivamento irrompesse
em sua igreja na Escócia. Seus Sermões e livros têm abençoado o povo de Deus
durante os últimos 150 anos. Honestamente ele fala por todos nós quando diz:
"Enquanto a conversão acalma um tipo de tempestade, ela faz surgir outra,
que durará a vida toda."1
Durante séculos
os teólogos já tentaram explicar esta luta. Alguns usaram das palavras de
Paulo, falando de "duas naturezas" do cristão – o "velho
homem" e o "novo homem". Estes termos achamos em Efésios
4:22-24, onde Paulo diz: "No sentido de que, quanto ao trato passado, vos
despojeis do velho homem, que se
corrompe segundo as concupiscências do engano,...e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em
justiça e retidão procedentes da verdade" (grifo meu).
Na nota de
rodapé a esta passagem a Nova Bíblia
Scofield de Referências observa: "O 'novo homem' é o regenerada,
distinto do velho homem ... é novo porque se tornou participante da natureza e
da vida divinas ... não é o velho homem melhorado, em nenhum sentido."2 Scofield continua, na nota
de rodapé a Romanos 7:15: "O apóstolo personifica a luta entre as duas
naturezas dentro do crente: a velha natureza adâmica, e a natureza divina
recebida através do novo nascimento."3
Como podemos
entender e visualizar o que está acontecendo dentro de nós? Acho que a melhor
descrição está em Romanos 8:1-13. Tentarei fazer uma paráfrase do que Paulo
está dizendo neste trecho, e na primeira pessoa – porque se aplica a mim:
Eu nasci em
pecado. Durante anos o pecado me controlou e eu não o sabia. Eu estava
literalmente "morto em delitos e pecados" (Efés. 2:1). E então eu
ouvi a Palavra de Deus, a lei e o Evangelho. Vi meus pecados pela primeira vez,
e senti que estava condenado. Aceitei a Cristo. Agora a lei de Deus fala a mim
cada dia, através da Palavra de Deus. Tornei-me consciente de pecados que eu
não sabia que tinha. Às vezes eu me desespero (como Paulo em Romanos 7:24:
"miserável homem que sou!"), mas, louvado seja o Senhor, eu sei agora
que ninguém pode apresentar qualquer acusação contra mim porque eu estou em
Cristo (Rom. 8:1). Cristo me libertou da lei do pecado e da morte (Rom. 8:2).
Eu ainda sou a mesma pessoa – com a velha personalidade e natureza pecaminosas,
hábitos nefastos que ficaram fortes nos tantos anos em que ainda não era creme.
Mas agora o Espírito Santo entrou em minha vida. Ele me mostra meu pecado. Ele
até condena o pecado em mim (Rom. 8:3). E com Seu poder Ele me ajuda a cumprir
as exigências da lei de Deus (Rom. 8:4).
Se eu continuar pensando em minha vida anterior
com seus pecados, eu voltarei a ela. O velho "eu" continuará pecando.
Mas se eu me concentrar em Cristo e tentar ouvir e obedecer o Espírito Santo
(Rom. 8:5), o Espírito Santo me dará vida e paz (Rom. 8:6). Quem é cristão tem
o Espírito Santo (Rom. 8:9). Seu espírito foi vivificado (Rom. 8:10). O
Espírito Santo dá vida ao Seu corpo, afastando-o da morte que o pecado causa
(Rom. 8:11) e trazendo vida plena em CristoBilly Graham
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