Fonte - http://tempora-mores.blogspot.com.br/2014/06
Sobre Festas Juninas
A festa celebra o nascimento de João Batista, que virou um dos santos católicos. É realizada no dia 24 de junho com base no fato que João Batista havia nascido seis meses antes de Jesus (Lc 1:26,36). Se o nascimento de Jesus (Natal) é celebrado em 25 de dezembro, então o de João Batista é celebrado seis meses antes, em 24 de junho. É claro que estas datas são convenções, apenas, pois não sabemos ao certo a data do nascimento do Senhor.
A origem das fogueiras nas celebrações deste dia é obscura. Parece que
vem do costume pagão de adorar seus deuses com fogueiras. Os druidas
britânicos, segundo consta, adoravam Baal com fogos de artifício. Depois
a Igreja Católica inventou a história que Isabel acendeu uma fogueira
para avisar Maria que João tinha nascido. Outra lenda é que na
comemoração deste dia, fogueiras espontâneas surgiram no alto dos
montes.
Já a quadrilha tem origem francesa, sendo uma dança da elite daquele
país, que só prosperou no Brasil rural. Daí a ligação com as roupas
caipiras. Por motivos obscuros acabou fazendo parte das festividades de
São João.
Fazem parte ainda das celebrações no Brasil (é bom lembrar que estas
festas também são celebradas em alguns países da Europa) as comidas de
milho – provavelmente associadas com a quadrilha que vem do interior –
as famosas balas de “Cosme e Damião.” São realizadas missas e
procissões, muitas rezas e pedidos feitos a São João. As comidas são
oferecidas a ele.
Se estas festividades tivessem somente um caráter religioso e fossem
celebradas dentro das igrejas como se fossem parte das atividades dos
católicos, não haveria qualquer dúvida quanto à pergunta, “pode um
evangélico participar?” Acontece que as festas juninas foram absorvidas
em grande parte pela cultura brasileira de maneira que em muitos lugares
já perdeu o caráter de festa religiosa. Para muitos, é apenas uma festa
onde acendem-se fogueiras, come-se milho preparado de diferentes
maneiras e soltam-se fogos de artifício, sem menção do santo, e sem
orações ou rezas feitas a ele.
Paulo enfrentou um caso semelhante na igreja de Corinto. Havia festivais
pagãos oferecidos aos deuses nos templos da cidade. Eram os crentes
livres para participar e comer carne que havia sido oferecida aos
ídolos? A resposta de Paulo foi tríplice:
- O crente não deveria ir ao templo pagão para estas festas e ali comer carne, pois isto configuraria culto e portanto, idolatria (1Cor 10:19-23). Na mesma linha, eu creio que os crentes não devem ir às igrejas católicas ou a qualquer outro lugar onde haverá oração, rezas, missas e invocação do São João, pois isto implicaria em culto idólatra e falso.
- Paulo disse ainda que o crente poderia aceitar o convite de um amigo pagão e comer carne na casa dele, mesmo com o risco de que esta carne tivesse sido oferecida aos ídolos. Se, todavia, houvesse alguém presente ali que se escandalizasse, o crente não deveria comer (1Cor 10:27-31). Fazendo uma aplicação para nosso caso, se convidado para ir a casa de um amigo católico neste dia para comer milho, etc., ele poderia ir, desde que não houvesse atos religiosos e desde que ninguém ali ficasse escandalizado.
- E por fim, Paulo diz que o crente pode comer de tudo que se vende no mercado sem perguntar nada. A exceção é causar escândalo (1Cor 10:25-26). Aplicando para nosso caso, não vejo problema em o crente comer milho, pamonha, mungunzá, etc. neste dia e estar presente em festas juninas onde não há qualquer vínculo religioso, desde que não vá provocar escândalos e controvérsias. Se Paulo permitiu que os crentes comessem carne que possivelmente vieram dos templos pagãos para os açougues, desde que não fosse em ambiente de culto, creio que podemos fazer o mesmo, ressalvado o amor que nos levaria à abstinência em favor dos que se escandalizariam.
Segue abaixo parte de um livro meu onde abordo com mais detalhes o que
Paulo ensinou aos coríntios em casos envolvendo a liberdade cristã.
O CULTO ESPIRITUAL, Augustus Nicodemus Lopes. Cultura Cristã, 2012.
“A situação de Corinto era diferente. O problema lá não era o mesmo
tratado no concílio de Jerusalém. O problema não era os escrúpulos de
judeus cristãos ofendidos pela atitude liberal de crentes gentios quanto
à comida oferecida aos ídolos. Portanto, a solução de Jerusalém não
servia para Corinto. É provavelmente por esse motivo que o apóstolo não
invoca o decreto de Jerusalém.[1] Antes,
procura responder às questões que preocupavam os coríntios de acordo
com o princípio fundamental de que só há um Deus vivo e verdadeiro, o
qual fez todas as coisas; que o ídolo nada é nesse mundo; e que fora do
ambiente do culto pagão, somos livres para comer até mesmo coisas que
ali foram sacrificadas.
1. A primeira pergunta dos coríntios havia sido: era lícito participar de um festival religioso num templo pagão e ali comer a carne dos animais sacrificados aos deuses?
Não, responde Paulo. Isso significaria participar diretamente no culto
aos demônios onde o animal foi sacrificado (1 Co 10.16-24). Paulo havia
dito que os deuses dos pagãos eram imaginários (1 Co 10.19). Por outro
lado, ele afirma que aquilo que é sacrificado nos altares pagãos é
oferecido, na verdade, aos demônios e não a Deus (10.20). Paulo não está
dizendo que os gentios conscientemente ofereciam seus sacrifícios aos
demônios. Obviamente, eles pensavam que estavam servindo aos deuses, e
nunca a espíritos malignos e impuros. Entretanto, ao fim das contas, seu
culto era culto aos demônios. [2] Paulo está aqui refletindo o ensino bíblico do Antigo Testamento quanto ao culto dos gentios:
Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus... (Dt 32.17)...pois imolaram seus filhos e suas filhas aos demônios (Sl 106.37).
O princípio fundamental é que o homem não regenerado, ao quebrar as
leis de Deus, mesmo não tendo a intenção de servir a Satanás, acaba
obedecendo ao adversário de Deus e fazendo sua vontade. Satanás é o
príncipe desse mundo. Portanto, cada pecado é um tributo em sua honra.
Ao recusar-se a adorar ao único Deus verdadeiro (cf. Rm 1.18-25), o
homem acaba por curvar-se diante de Satanás e de seus anjos.[3] Para
Paulo, participar nos festivais pagãos acabava por ser um culto aos
demônios. Por esse motivo, responde que um cristão não deveria comer
carne no templo do ídolo. Isso eqüivaleria a participar da mesa dos
demônios, o que provocaria ciúmes e zelo da parte de Deus (1 Co
10.21-22). Paulo deseja deixar claro para os coríntios “fortes”, que não
tinham qualquer intenção de manter comunhão com os demônios, que era a
atitude deles em participar nos festivais do templo que contava ao
final. Era a força do ato em si que acabaria por estabelecer comunhão
com os demônios.[4]
2. Era lícito comer carne comprada no mercado público? Sim,
responde Paulo. Compre e coma, sem nada perguntar (1 Co 10.25). A carne
já não está no ambiente de culto pagão. Não mantém nenhuma relação
especial com os demônios, depois que saiu de lá. Está “limpa” e pode ser
consumida.
3. Era lícito comer carne na casa de um amigo idólatra? Sim e não, responde Paulo. Sim, caso não haja, entre os convidados, algum crente “fraco” que alerte sobre a procedência da carne (1 Co 10.27). Não, quando isso ocorrer (1 Co 10.28-30).
O ponto que desejo destacar é que para o apóstolo Paulo a carne que
havia sido sacrificada aos demônios no templo pagão perdia a
“contaminação espiritual” depois que saia do ambiente de culto. Era
carne, como qualquer outra. É verdade que ele condenou a atitude dos
“fortes” que estavam comendo, no próprio templo, a carne sacrificada aos
demônios. Mas isso foi porque comer a carne ali era parte do culto
prestado aos demônios, assim como comer o pão e beber o vinho na Ceia é
parte de nosso culto a Deus. Uma vez encerrado o culto, o pão é pão e o
vinho é vinho. Aliás, continuaram a ser pão e vinho, antes, durante e
depois. A mesma coisa ocorre com as carnes de animais oferecidas aos
ídolos. E o que é verdade acerca da carne, é também verdade acerca de
fetiches, roupas, amuletos, estátuas e objetos consagrados aos deuses
pagãos. Como disse Calvino,
Alguma dúvida pode surgir se as criaturas de Deus se tornam impuras ao serem usadas pelos incrédulos em sacrifícios. Paulo nega tal conceito, porque o senhorio e possessão de toda terra permanecem nas mãos de Deus. Mas, pelo seu poder, o Senhor sustenta as coisas que tem em suas mãos, e, por causa disto, ele as santifica. Por isso, tudo que os filhos de Deus usam é limpo, visto que o tomam das mãos de Deus, e de nenhuma outra fonte.[5]”
[1] Note
que Paulo não teve qualquer problema em anunciar o decreto em
Antioquia, o que produziu muito conforto entre os irmãos (At 15.30-31).
[2] Não
somente Paulo, mas os cristãos em geral tinham esse conceito. João
escreveu: “Os outros homens, aqueles que não foram mortos por esses
flagelos, não se arrependeram das obras das suas mãos, deixando de
adorar os demônios e os ídolos de ouro, de prata, de cobre, de pedra e
de pau, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar” (Ap 9.20).
[3] Cf. Charles Hodge, A Commentary on 1 & 2 Corinthians (Carlisle, PA: Banner of Truth, 1857; reimpressão 1978) 193.
[4] Hodge (1 & 2 Corinthians,
194) chama a nossa atenção para o fato de que o mesmo princípio se
aplica hoje aos missionários que, por força da “contextualização”,
acabam por participar nos festivais pagãos dos povos. Semelhantemente,
os protestantes que participam da Missa católica, mesmo não tendo
intenção de adorar a hóstia, acabam cometendo esse pecado, ao se curvar
diante dela.
[5] João Calvino, Exposição de 1 Coríntios, em Comentário à Sagrada Escritura, trad. Valter G. Martins (São Paulo: Paracletos, 1996) 320.
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