Fonte - Photo Jornalismo
O projeto, avaliado em US$ 500 milhões (aproximadamente 1,2 bilhão de reais) , será construído em Rocha, no Uruguai, e o Brasil bancará a maior parte disso por meio do Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL.
O presidente uruguaio, José Mujica, disse
que o Brasil financiará 80% de um novo porto de águas profundas, o que
ajudará a neutralizar os esforços da Argentina para controlar a
navegação no Atlântico Sul. Ele afirmou em entrevista publicada no
jornal Republica na terça-feira que as obras começarão em cerca de um
ano.
O projeto, avaliado em US$ 500 milhões, será
construído em Rocha, no Uruguai, e o Brasil bancará a maior parte disso
por meio do Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL.
“O
Brasil nos deu e nos dará uma grande mão com esse trabalho”, comentou
Mujica. “O Uruguai não tem a capacidade para financiar isso por si só
e depende, por enquanto, de ajuda externa.”
O
vice-presidente uruguaio, Danilo Astori, forneceu mais detalhes sobre o
porto em entrevista à agência de notícias Associated Press. Segundo ele, o
Uruguai precisa de outro porto de águas profundas porque os atuais já
estão operando com cargas recordes.
Astori prevê que o
projeto transformará a economia do país, libertando a indústria de
navegação das políticas protecionistas da Argentina.
Em
outubro, o ministro de Economia da Argentina começou a desviar as
embarcações que paravam nos portos do Uruguai, a fim de promover os
portos argentinos e pressionar o país vizinho a fazer
concessões nas negociações sobre um novo acordo de navegação no
Mercosul.
Os portos de Buenos Aires e Montevidéu
disputam há séculos o domínio dos embarques na região, mas o último
decreto elevou os custos em ambos os países. Principal empresa de
contêineres em Montevidéu, a Katoen Natie, anunciou 500 demissões em
dezembro, enquanto a Câmara de Comércio da Argentina pediu ao ministério
a revogação da proibição, dizendo que a medida aumentava os custos e as
dificuldades operacionais.
(Diário do Litoral)
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