Fonte - http://veja.abril.com.br/blog/viver-bem/
Alguns alimentos têm alta carga glicêmica, e podem aumentar rapidamente a glicemia sanguínea. Mesmo que o indivíduo não apresente diabetes ou que tenha intolerância à glicose, de acordo com esse estudo se a glicemia subir muito, a memória poderá ser afetada.
Esse estudo mostra a importância de uma maior vigilância por parte dos pais, nos princípios de educação nutricional. Considerando que as crianças aprendem por imitação, os adultos não devem exagerar nos doces e açúcares. Dessa forma as crianças certamente terão uma melhor capacidade cognitiva, atenção, foco e melhor rendimento escolar. O mesmo ocorre com os adolescentes que estão se preparando para as provas de vestibular e para adultos com melhor rendimento no trabalho e nas atividades intelectuais.
O importante também é incluir alimentos ricos em fibras (verduras, legumes, cereais integrais) na alimentação rotineira, considerando que lentificam a absorção dos açúcares, favorecendo um bom controle glicêmico
Apresentamos algumas estratégias para ajudar a reduzir a glicose sanguínea e contribuir para a prevenção de diabetes e ainda melhorar a memória:
O que é melhor evitar | Melhores escolhas |
Alimentos refinados e a versão branca de (pão, arroz, massas) | Alimentos integrais como pães, massas, arroz. |
Doces como sobremesas, e guloseimas (balas, pirulitos) | De preferência frutas frescas ou doces sem açúcar (consumo moderado) |
Bolachas doces e biscoitos recheados | Bolachas e cookies integrais, de preferência sem açúcar |
Sucos de caixinha com açúcar, refrigerantes | Sucos naturais diluídos ou água de coco |
Salgadinhos de pacote ou fritos | Aperitivos à base de vegetais ( cenoura palito, pepino, tomate) com pasta de grão de bico (hommus) por exemplo, salgados ao forno |
Combinar dois ou mais carboidratos na mesma refeição – Ex: pão, arroz, purê de batatas | Escolher um carboidrato por refeição: pão, arroz, purê de batatas etc. |
Refeições sem verduras e legumes | Verduras e legumes nas refeições principais |
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