Fonte - http://temasbblicos.blogspot.com.br/2013/11
DIVINDADE E PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
INTRODUÇÃO: Alguns cristãos têm dificuldades em aceitar a personalidade
do Espírito Santo; e em consequência disso também ignoram a Sua Divindade. Para
a maioria dos cristãos o tema é claro; mas para alguns não é tão claro assim.
Lembramos que uma pessoa é composta de mente, emoções, inteligência e
habilidades como: Ouvir, falar, interceder, alegrar-se e chatear-se.
A maioria das pessoas não tem dificuldades com a ideia de o
Pai ser Deus. Afinal, Deus é o Pai. Mesmo a ideia de Jesus como Deus, como um
Ser completamente Divino manifesto, em forma humana, embora um tanto difícil de
entender, é mais compreensível e aceita por quase todos. Afinal, um Deus
todo-poderoso deve ser capaz de manifestar-Se em carne humana se decidir morrer
para salvar a humanidade. Certo? No
entanto, para alguns, o conceito de o Espírito Santo ser Deus é muito mais
difícil de aceitar. Para essas pessoas é bem mais fácil pensar no Espírito
Santo, não como o próprio Deus mas como algum tipo de força impessoal, alguma
energia ou poder Divino, como a gravidade, que vem de Deus e permeia o mundo.
Mas a Bíblia é clara em afirmar que o Espírito Santo é uma pessoa Divina; isto
é, o Espírito Santo, assim como o Pai e o Filho, é um dos personagens da
Divindade.
O Espírito Santo manifesta sintomas pessoais no Seu trato
com a humanidade. Se fosse uma energia,
como poderia manifestar sentimentos? Vento, energia elétrica e átomos não
manifestam emoções.
O Espírito Santo esteve e está em atuação com o Pai e com o
Filho. Em todas as épocas o Espírito Santo esteve presente na formação e plano
de salvação da humanidade. Em Gênesis 2:1 menciona o Espírito agindo no
processo da criação. Em Mateus 28:19 menciona assim: “Portanto ide, fazei
discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo.” Mateus 28:19.
O Espírito Santo é uma pessoa da Divindade. Cito apenas, a guisa de introdução, mais
dois textos que mostram claramente que o Espírito Santo é Deus: “Hananias,
por que encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito
Santo?...Não mentiste aos homens, mas a Deus” Atos 5: 3 e 4. Aqui faz
referência clara ao Espírito Santo como Deus e não ao Pai. Ninguém mente à uma
força ou energia. Concorda?
“Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; porque o
Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” I Cor. 2:10.
Somente Alguém que seja Divino pode entender as coisas da Divindade. Concorda?
A Divindade no Velho Testamento - Elohim, no original, está sempre no plural. Sempre quando
aparece Elohim refere-se a pluralidade da Divindade. Deus, Jesus e o Espírito
Santo estiveram na criação, logo pertencem a Divindade! Ver João 1:1-3 e
Gênesis 1:1-2.
O primeiro verso da Bíblia ao descrever a obra da criação de
Deus diz assim: "No princípio criou Deus os céus e a terra”. Gen 1:1. A
palavra Deus aqui, vem do Hebraico Elohim. E Elohim é a forma plural de Elohá.
Assim sendo, aqui está a primeira evidência bíblica de pluralidade Divina.
Matthew Henry diz que ela significa :"a pluralidade de pessoas na deidade:
Pai, Filho e Espírito Santo. Este nome de Deus no plural...confirma nossa fé na
doutrina da trindade, que é claramente revelada no Novo Testamento, apesar de
só levemente sugerida no Antigo". Mathew Henry, Commentary on the Whole Bible, Vol. 1 Old Tappan, N. J.:
Fleming H. Revell Co., p. 2. Embora a palavra Elohim seja o plural de
Deus, não indica três deuses, mas um Deus, porque o verbo criou, está no
singular.
Outro exemplo está em Gênesis 1:26 onde lemos: "E disse
Deus, façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança...Já no verso
27 lemos: "E criou Deus o homem à Sua imagem”. Moisés ao escrever este
relato intercalou plural com singular. Mostrando que há um só Deus, que se
manifesta em três pessoas. Logo após a entrada do pecado, continua a descrição:
"Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós..."
Gênesis 3:22. Perceba novamente que o verbo disse o Senhor no singular e como
um de nós no plural.
Um outro texto que devemos entender bem é o de Deuteronômio
6:4: O verso diz: "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor."
Aqui Moisés estava fazendo uma separação evidente do “Deus Criador” dos outros
supostos “deuses pagãos”. Na língua hebraica, há duas palavras para determinar
uma unidade. Se for uma unidade absoluta, usa-se a palavra Yachid. Mas, se for
uma unidade composta de mais pessoas, usa-se a palavra Echad.
Vejamos alguns exemplos de cada uma das
palavras. Em Gênesis 2:24 lemos: "Portanto deixará o varão o seu pai e
a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne”. Um homem e
uma mulher formam uma unidade composta por duas pessoas. Ao decifrar os sonhos
de Faraó, José falou: "O sonho de Faraó é um só." Gen. 41:25 Embora
fossem dois sonhos, José disse que os sonhos formavam uma unidade composta.
Quando os espias voltaram trazendo os frutos da terra, Moisés escreveu:
"Depois vieram até o vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um
cacho de uvas". Num.13:23 Um cacho de uvas é uma unidade composta de
muitas uvas. Em todos os exemplos mencionados, a palavra usada foi Echad. E
como já vimos, esta palavra indica uma unidade composta.
Veja o exemplo de Gênesis 22:2: "E disse: Toma agora o
teu filho, o teu único filho a quem amas, e vai-te a terra de Moriá, e
oferece-o ali em holocausto..." Verso 12: "Não estendas a tua mão
sobre o moço...agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu
único". Aqui é uma unidade absoluta. Isaque era único em sua espécie.
Neste caso, a palavra usada foi Yachid. Voltemos agora para Deuteronômio 6:4.
Qual palavra Moisés usou Echad ou Yachid? Moisés usou a palavra Echad. Logo,
quando a Bíblia diz que o Senhor Deus é o único Senhor, está falando de uma unidade
composta". Ficou claro?
A Divindade no Novo Testamento - As três pessoas da Divindade aparecem com mais clareza no
Novo Testamento. Após a Sua ressurreição, Jesus disse aos Seus discípulos:
"Fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do
Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho
ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do
século." Mateus 28:19 e 20. Observe que o substantivo “nome” aparece no
singular. Em “nome” do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas menciona-se três
pessoas. Esta similaridade com os textos do Antigo Testamento onde o verbo
aparece no singular e os nomes no plural, indica que há um só Deus, mas três
pessoas co-eternas.
Quando o nascimento de Cristo foi anunciado pelo anjo, este
declarou: ": "Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do
Altíssimo te envolverá com a Sua sombra; por isso também o ente Santo que há-de
nascer, será chamado Filho de Deus". Lucas 1:35. Aqui aparecem as três
pessoas da Divindade.
O apóstolo Paulo ao terminar a Segunda Carta aos Coríntios
declara: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão
do Espírito Santo sejam com todos vós". II Cor. 13:13. Quando pensamos
neste texto como um desafio para termos comunhão com o Pai, com o Filho e com o
Espírito Santo, entendemos que somente podemos ter comunhão com uma Pessoa e
não com um poder ou com uma força. Então, se somos chamados para ter comunhão
com o Espírito Santo, fica claro que Ele é uma pessoa.
Como se mantém comunhão com alguma coisa que não uma pessoa?
No batismo de Jesus encontramos os três membros da Divindade
em atividade ao mesmo tempo. Veja este
texto: “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os
céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma
voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Mat.
3.16-17. O relato do batismo de Jesus é uma notável manifestação da doutrina
das três pessoas da Divindade. Ali estava Jesus, em forma humana, visível a
todos; o Espírito Santo descendo sobre Cristo em forma corpórea, como uma
pomba; e a voz do Pai falou do céu: “Este é o meu Filho amado, em quem me
comprazo.”
Em João 10:30, Cristo reclama igualdade com o Pai. Ele diz
assim: “Eu e o Pai somos um”. E em Atos 5:3 o Espírito Santo é identificado como
Deus. Portanto, é difícil, se não impossível, explicar a cena do batismo de
Cristo de qualquer outra forma a não ser admitir que há três pessoas na
natureza ou essência Divina. Jesus também disse: "Ide, portanto, fazei discípulos de
todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito
Santo". Mat. 28:19.
O Espírito Santo tem atribuições de uma pessoa:
1) Tem mente: “E
aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a
vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos”. Romanos 8:27. Uma pessoa
real tem uma mente. Deus fala que o
Espírito Santo tem uma mente. Somente quem tem inteligência é capaz de tomar
decisões e levar avante ações independentes. Uma influência ou força ativa,
semelhante à eletricidade, não tem uma mente.
2) Tem pensamentos e ações inteligentes: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse
vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho
dito.” João 14:26
“A outro, no mesmo Espírito, fé; dons de curar; a outro,
operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos;
a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpreta-las, mas um
só, e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe
apraz, a cada um, individualmente”. I Coríntios 12:9-11. Assim como Deus tem a
habilidade de tomar uma decisão independente, o Espírito Santo tem a mesma
habilidade. Uma influência, ou força ativa, como a eletricidade, não conta com
inteligência, não pode tomar decisões independentes em conceder dons “como lhe
apraz”. Ninguém diria: A eletricidade foi cortada sozinha.
3) Tem emoções: “E
não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da
redenção”. Efésios 4:30.
“Mas eles foram rebeldes, e contristaram o Seu Espírito
Santo pelo que se lhes tornou em inimigo, e Ele mesmo pelejou contra
eles” Isaías 63:1. A palavra grega para Efésios, traduzida por
entristecer, é lupay tendo o sentido de “dor, pesar, angústia,
sofrimento”.
4) Mantém conversação
e tem boca: “Quando, porém, vier o Consolador, que Eu vos enviarei da parte
do Pai, o Espírito da verdade, que dEle procede, esse dará testemunho de Mim; e
vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio”. João 15:26,
27.
“Então disse o
Espírito à Filipe: Aproxima-te desse carro, e acompanha-o”. Atos 8:29
“Disse o Espírito
Santo: Apartai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.” Atos
13:2
“E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis
que três varões te buscam.” Atos 10.19.
“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos
apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas
de demônios.” I Timóteo 4:1
5) Tem conhecimento:
“Porque, na mesma hora, vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar”.
Lucas 12:12.
“Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu
nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos
tenho dito”. João 14:26.
6) Fica triste: “E não entristeçais o
Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios
4:30.
7) Faz convites para a salvação: “O
Espírito e a noiva dizem: vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha,
e quem quiser, toma de graça da água da vida.” Apoc 22:17.
8) Agrada-Se: “Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo, e a nós,
não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias.” Atos 15:28.
9) Permanece em nós: “E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro
Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade,
que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece; vós O conheceis,
porque Ele habita convosco e estará em vós”. João 14:16, 17.
10) Pede obediência:
“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me
agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. . . Enviados,
pois, pelo Espírito Santo , desceram a Selêucia e dali navegaram para
Chipre” Atos 13:2, 4.
“E nós somos
testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu
àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32. Somente Deus pode reclamar obediência.
11) Assume formas:
"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água e eis que se lhe abriram os
céus e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele".
Mateus 3:16.
12) Faz intercessão:
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque
não
sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito
intercede por
nós com gemidos inexprimíveis." Rom. 8:26. Qualquer pessoa, que é
sincera, teria que forçar muito estes textos para dizer que o Espírito
Santo é uma força ativa que sai de Deus.
Atributos Divinos do Espírito Santo
1) É a verdade:
“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade;
porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos
anunciará o que há-de vir.” João 16:13
"Este é aquele que veio por água e sangue, isto é,
Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que
testifica, porque o Espírito é a verdade”. I João 5:6
2) Comunica Vida:
“Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado
e da morte.” Romanos 8:2
“E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um
anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua
mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.” Mateus 1:20. Aqui faz
referência à concepção de Jesus no ventre de Maria por obra do Espírito Santo,
também é um texto esclarecedor sobre a Divindade do Espírito Santo, pois só Deus
pode gerar vida.
3) Comunica a
Revelação e Inspiração: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade
de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito
Santo. II Pedro 1:21. Somente a Divindade podia trazer a Bíblia como chegou até nós.
4) Promove a Salvação:
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há-de vir sobre vós; e
ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e
até aos confins da terra.” Atos 1:8.
“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele
que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” João
3:5
“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da
justiça e do juízo.” João 16:8.
“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um
espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma
imagem, como pelo Espírito do Senhor." II Cor. 3:18
“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação
do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e
paz vos sejam multiplicadas." I Pedro 1:2. Sem o Espírito Santo não
haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhuma igreja cristã no mundo.
5) É Onisciente: “Mas
Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as
coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do
homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as
coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” Coríntios 2:10-11
6) É Onipresente: “Para onde me irei do teu Espírito, ou
para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no
inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.” Salmo 139:7-8
7) É Juíz: “Disse
então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses
ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não
ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este
desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” Atos 5:3-4. Nestes
dois versos, Deus e o Espírito Santo são usados de modo intercambiável. Aqui,
Pedro está dizendo que o Espírito Santo é Deus, um texto poderoso que aponta
para a Divindade do Espírito Santo.
8) É uma pessoa Divina: “E eu rogarei ao
Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.”
João 14:16. Neste verso, Jesus trata Seu Pai como igual e solicita um dom para
Seus seguidores. No grego, a palavra traduzida aqui como "outro" é
allos e significa "outro do mesmo tipo", ao contrário de heteros, que
significa "outro de outro tipo". Jesus tinha a intenção de enviar
alguém para os discípulos, e para as gerações sucessivas de Seus seguidores,
que fosse semelhante a Ele mesmo, isto é; Divino e capaz de salvar.
Anteriormente, Jesus relacionou-Se com o Pai. Agora, Ele relacionou-Se com o
Espírito Santo. Em conclusão, as três pessoas da Divindade são todas
semelhantes.
“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá;
porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo
enviarei.” João 16:7. Mais uma vez vemos um “outro” em destaque. Outra pessoa!
9) Ele pede obediência: “E assim estes,
enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para
Chipre”. Atos 13:4
“E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse
carro”. Atos 8:29
“E, pensando Pedro
naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam. Levanta-te pois,
desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei”. Atos 10:19 e 20
“Homens de dura
cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito
Santo; assim vós sois como vossos pais." Atos 7:51
10) Pode-se blasfemar
contra o Espírito Santo: “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia
se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos
homens." Mateus 12:31. A blasfêmia é um insulto que se faz apenas à Divindade.
11) Ele é a Sabedoria:
“Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como seu conselheiro o ensinou?" Isaias 40:13
Os Pioneiros Adventistas - Os primeiros Adventistas, os pioneiros não tinham uma
posição definida sobre a personalidade do Espírito Santo, mas essa situação
mudou na década de 1890, por influência de Ellen G. White. No início do século
20, o ensino bíblico sobre as três pessoas da Divindade já era considerado um
dos principais pontos de fé do sistema teológico Adventista, uma das grandes
doutrinas da Palavra de Deus e um dos principais pontos de fé da igreja. A
partir de 1897, tornou-se abundante a literatura Adventista sobre a Divindade e
a personalidade do Espírito Santo. Documentos históricos mostram que, nos
primeiros anos do século 20, a Igreja Adventista do Sétimo Dia já tinha uma
posição consolidada sobre as três pessoas da Divindade.
Os Adventistas não aceitaram a trindade Divina por meio de
algum líder da igreja há poucas décadas, mas pelo estudo da Bíblia e por
influência do Espírito Santo e apoio de Ellen G. White, a profetisa de Deus há
mais de cem anos. Se a trindade Divina
fosse uma doutrina falsa, por que Ellen G. White não reprovou seus
contemporâneos que escreveram tão extensamente e em consenso sobre o tema a
partir de 1897? Estamos convictos de que, em vez de ter ocorrido uma
apostasia, como alguns críticos sugerem, o Senhor guiou a Sua igreja na
compreensão da verdade bíblica e cumpriu Suas promessas.
Veja estes textos: “A vereda dos justos é como a luz da aurora,
que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” Prov. 4:18
“Quando o Espírito da verdade vier, Ele os guiará a toda a
verdade”. João 16:13.
O Espírito Santo nos escritos de Ellen White - Ellen
White veio, com sua família, da igreja Metodista para o
Movimento Millerita, e depois para a igreja Adventista. Como os
Metodistas
também acreditam na trindade Divina, é lógico pensarmos que ela era
trinitariana. No começo de seu ministério, embora chamada e eleita por
Deus
como profetisa, não se pode afirmar que ela tivesse compreensão clara e
cabal
de todos os assuntos doutrinários. Em outubro de 1844, ela cria, como os
demais,
na doutrina da porta fechada, mas depois de estudar a bíblia, mudou de
opinião. Após a sua primeira visão, em dezembro de 1844, ela ainda
continuou a observar o
domingo. “E após aceitar o sábado, continuou a guardá-lo erroneamente
das seis
horas da tarde de sexta- feira, até às seis horas da tarde do sábado,
até que
Deus lhe mostrou em visão que estava errada.” Whidden, Moon e Reeve, The Trinity, págs.205 e
206, Review and Herald Publishing Association, USA, 2002
“Assim sendo, podemos afirmar que, embora fosse trinitariana, o seu
conhecimento maior, mais abarcante e completo desta doutrina foi
aprofundado dos anos de 1890 para frente. Em 1898 “com a publicação do
livro O Desejado
de Todas as Nações, parece que esta fase madura do assunto tornou-se
muito clara
e definida.” Whidden, Moon e
Reeve, The Trinity, págs.208 a 210, Review and Herald Publishing Association,
USA, 2002.
Veja algumas citações de Ellen White sobre o Espirito Santo a
partir destas datas:
"O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não
poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de
Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os
segredos que jazem ocultos na mente de Deus. Por que qual dos homens sabe as
coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém
sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." Evangelismo, 617.
"são um em desígnio, mente, em caráter, mas não em
pessoa". A Ciência do Bom Viver, 422.
"O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em
sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Divindade, o Espírito
Santo." Special Testimonies, Série A, nº 10, 37. 1897
"O Filho é toda a plenitude da Divindade manifestada. A
Palavra de Deus declara que Ele é a expressa imagem da Sua pessoa. ... O
Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, é o Espírito
em toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graça Divina a
todos quantos recebem e crêem em Cristo como um Salvador pessoal. Há três pessoas
vivas pertencentes à trindade celestial; em nome destes três grandes poderes; o
Pai, o Filho e o Espírito Santo; os que recebem a Cristo por fé viva são
batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do céu em seus
esforços para viver a nova vida em Cristo." Evangelismo, 614 e 615.
"Cristo enviou Seu representante, a terceira pessoa da
Divindade o Espírito Santo. Nada podia superar esse Dom. ..." Manuscrito
44, 1898 Citado em Meditações Matinais de 2002,301.
"Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da
poderosa atuação da terceira pessoa da Divindade a qual viria, não com energia
modificada, mas na plenitude do divino poder”. O Desejado de Todas as Nações,
671
"Os eternos dignitários celestes; Deus, Cristo e o
Espírito Santo, munindo-os [aos discípulos] de energia sobre-humana, ...
avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado".
Manuscrito 145, 1901.
"Há três pessoas vivas pertencentes à Divindade celeste;
em nome destes três grandes poderes; o Pai, o Filho e o Espírito Santo; os que
recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os
súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo.”
Evangelismo, 616.
CONCLUSÃO - Quem é o Espírito
Santo? Há muitos conceitos errôneos sobre a identidade do Espírito Santo.
Alguns vêem o Espírito Santo como uma força mística. Outros entendem o Espírito
Santo como sendo um poder impessoal que Deus disponibiliza aos seguidores de
Cristo. A Bíblia diz que o Espírito Santo é Deus. A Bíblia também nos diz que o
Espírito Santo é uma pessoa, um Ser com mente, emoções e uma vontade. O fato do
Espírito Santo ser Deus é claramente visto no estudo apresentado. Podemos saber
que o Espírito Santo é Deus porque Ele possui os atributos ou características
de Deus.
Podemos saber que o Espírito Santo é mesmo uma pessoa porque
Ele possui uma mente, emoções e vontade. O Espírito Santo pensa e sabe. O Espírito
Santo é Deus, a terceira “pessoa” da trindade Divina. Como Deus, o Espírito
Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador que Jesus
prometeu que Ele seria.
Afinal se o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um Deus,
oramos aos três, temos comunhão com os três e adoramos os três. E, enquanto o
Pai espera-nos de braços abertos, o Filho intercede por nós no santuário
celestial, o Espírito Santo, além de interceder por nós, capacita-nos para a
pregação do evangelho.
A verdade é que o
homem é tão pequeno, e Deus é tão grande que não conseguimos conhecer as coisas
sobre Deus. Sabemos apenas aquilo que nos foi revelado na Palavra. Veja estes textos: “Mas falamos a
sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos
para nossa glória. A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se
a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito:
As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do
homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” I Coríntios 2:7-9
“Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por
meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da
loucura da pregação”. I Cor. 1:21
“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o
Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” I Coríntios
2:10.
Compete-nos sermos humildes a Deus com os abundantes textos
e evidências sobre a personalidade e Divindade do Espírito Santo. Termino este
estudo desejando que “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a
comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. Amém”. II Cor. 13:13
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