Vilmur Medeiros (ex reformista)
Há muitos
textos do Espírito de Profecia que falam sobre a necessidade de um reavivamento
e uma reforma entre o povo de Deus. Eis alguns deles:
"Deus
requer um reavivamento e uma reforma." – SC:41.
"Haja uma
reforma entre o povo de Deus " – MJ:317.
"Antes de
os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor,
tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos
apostólicos. O Espírito e o poder de Deus serão derramados sobre Seus
filhos." – GC: 464.
Iluminada pelo
Espírito de Deus, E.G. White mostrou claramente como se desenvolveria este
reavivamento e quais seriam suas características. Isto ficou bem assentado para
que ninguém fosse enganado por "movimentos de reforma" destituídos de
credenciais divinas.
"Satanás,
porém, tem estado a trabalhar assiduamente para desviar a autêntica reforma
espiritual que o Senhor quer operar no seio da igreja. Este tem sido o método
do grande inimigo desde os dias antigos: Adulterar o verdadeiro e oferecer uma
falsificação, para promover a desordem, o caos e a perdição, em lugar da
verdadeira conversão e a vida eterna." – Preparação Para a Crise Final, p.25.
Já nos dias de
Lutero, por intermédio de M'unzer, um instrumento diabólico, foi criada uma
contrafação:
"Mas
Satanás não estava ocioso. Passou a tentar o que havia experimentado em todos
os outros movimentos de reforma - enganar e destruir o povo apresentando-lhe
uma contrafação em lugar da verdadeira obra. Assim como houve falsos cristos no
primeiro século da igreja cristã, surgiram também falsos profetas no século
XVI.
"Alguns
homens, profundamente impressionados com a agitação que ia pelo mundo religioso,
imaginavam haver recebido revelações especiais do Céu, e pretendiam ter sido
divinamente incumbidos de levar avante, até à finalização, a Reforma que,
declaravam, apenas fora iniciada debilmente por Lutero. Na verdade, estavam
desfazendo o mesmo trabalho que ele realizara. ...
Um desses
profetas pretendia haver sido instruído pelo anjo Gabriel. ... algumas pessoas
realmente sinceras foram transviadas pelas pretensões dos novos profetas. ...
Lutero, em
Wartburgo, ouvindo o que ocorrera, disse com profundo pesar: "Sempre
esperei que Satanás nos mandaria esta praga." – O Grande Conflito, págs. 186, 187.
Examinemos
agora algumas características que devem acompanhar o verdadeiro reavivamento
que teria de ter lugar entre o povo do advento:
I – COMEÇAR PELOS MINISTROS
"O povo de
Deus não suportará a prova a menos que haja um reavivamento e uma reforma entre
o povo de Deus." 7T:285.
"Mas essa
deve começar sua obra purificadora entre os ministros." – 1T, 469 (Preparação Para a Crise Final, p.25).
A reforma de
1914 não foi liderada por pastores; logo, ela não preenche esta característica
da verdadeira reforma.
Porventura não
havia pastores adventistas fiéis quando iniciou-se a primeira guerra mundial?
Sem dúvida alguma, havia e muitos. Notemos o que a Sra. White afirmou em 1913:
"Quando à
noite não consigo dormir, elevo o coração a Deus em oração, e Ele me fortalece,
e me dá a certeza de que está com os Seus servos ministradores no campo
nacional e em terras distantes." –Testemunhos
Seletos, vol. 3, p. 439. Esses ministros que Deus estava abençoando nos
Estados Unidos e em terras estrangeiras, eram fiéis. E por que não foram eles
os líderes do movimento de reforma?
É interessante
notar que entre eles (os pastores fiéis) encontrava-se o pastor J. N. Loughborough que figura entre os fundadores da
mensagem e que morreu em1924, isto é, 10 anos após o surgimento do movimento
reformista como fiel ministro adventista. Por que não quis ele tomar parte no
dito movimento?
W. C. White, filho da irmã White, fiel ministro de
Deus também não se filiou ao movimento de 1914, apesar de ter vivido até 1936,
isto é, 22 anos após o surgimento da "reforma" (no capítulo seguinte,
voltaremos a falar sobre o filho da Sra. White).
O que diremos
da própria irmã White que morreu em julho de
1915, mais de um ano após a separação na Alemanha? É certo que ela não tinha a
ordenação ministerial, mas sua posição de liderança na igreja era mais elevada
ainda que os ministros. Se o movimento iniciado na Alemanha fosse o
reavivamento profetizado, não seria ela a primeira a liderá-lo? Mas ao
contrário disso, o que ela fez foi deixar palavras de ânimo e confiança para a
Igreja Adventista, a sua Igreja, e não para outro movimento como veremos mais
adiante.
"Não
espero viver muito tempo. Meu trabalho está quase terminando... Penso que não
mais terei testemunhos para o nosso povo. Nossos homens de mente firme sabem o
que é bom para o crescimento da causa ..." 3TSM: 443.
Onde estavam,
segundo esta declaração, em 1915, os homens de mente firme que estavam a fazer
a obra crescer e progredir? No grupo separatista? Não. Estavam, sim, na Igreja
Adventista.
Se alguém ainda
hoje pensa que os fundadores do "Movimento Reformista" foram homens
de mente firme, pedimos que adquiram "O
Livro do Pecado", o livro negro da reforma, escrito por um dos seus
líderes, e leiam a partir da página 18 a biografia de cada um deles, e verão
que eles não foram homens de mente firme, apesar de terem conseguido iludir
considerável número de almas incautas.
"Ver-se-á
que esses que proclamam mensagens falsas não terão um alto senso de honra e
integridade" – TM:42.
Vimos então que
o movimento de 1914 não preenche a primeira característica da verdadeira
reforma.
II – UMA REFORMA ISENTA DE DISCÓRDIAS, LUTAS, CONFUSÃO
"É chegado
o tempo para se realizar uma reforma completa, Quando essa reforma começar, o
espírito de oração atuará em cada crente, e banirá o espírito de discórdia e
luta... Não haverá confusão, pois todos estarão em harmonia com o
espírito". – 3TSM: 254,255.
Como harmonizar
esta passagem com a reforma de 1914, que desde os seus primórdios tem tido uma
história de discórdia, luta, confusão, separação, etc.? Leiamos apenas algumas palavras do "Livro do Pecado":
"Quem era
o irmão E. Dorscheler?
Foi revelado que ele era um oposicionista, porque ele mesmo demonstrou. Ele
desligou-se de início do movimento da reforma com os crentes holandeses...
Queria ser independente. Enganou essas pobres almas a segui-lo por meio da arma
da crítica. ... Todas as propriedades foram escritas no seu nome. ... Ele era
de opinião de que não se deveria casar. Infelizmente sua própria filha fugiu a
fim de casar-se fora do país. Pouco tempo depois morria em 1936, numa casa de
alienados... Isso foi o fim de sua história, uma história de oposição." p.
19 (Obs.: Este homem foi o mais destacado fundador da "reforma").
"Os filhos
do irmão Welp
brigaram com o irmão K. Spanknöbel
e tomaram a obra nas suas mãos na América do Norte". p. 20.
"O irmão Maas é um dos mais
perigosos ladrões que jamais tivemos entre nós. (Obs.: Nossa! – Ele era líder
mundial do movimento). – p. 21.
"Nossa
organização é dez vezes pior do que a Igreja grande". – p. 21.
"O irmão Welp incomodava todas as
igrejas onde ia... De 1939 a 1941, durante a guerra, fundou o irmão Welp um grupo próprio... Ele
foi de membro em membro para recoltar o dízimo. Ele gastou tudo o que recoltou.
Quando os irmãos lhe pediram conta, disse que o sumo sacerdote de Deus nunca
deu contas." p. 22 e 26 (grifos do signatário).
Em 1951, após
15 dias de discussão, o "movimento reformista" dividiu-se em duas
facções, formando duas conferências gerais. De então para cá, tem havido muita
luta entre as duas "reformas".
É interessante
notar que mesmo entre os dirigentes de cada facção tem surgido muitas dificuldades.
Todos sabem que os senhores A. Lavrik e D. Nicolici estavam unidos quando da
separação de 1951 e, que eram, e continuaram sendo as principais figuras do
movimento por muito tempo. Mas vejam as palavras ferinas, que em sua carta,
dirigida ao Dr. E. Kanyo, o Sr. Lavrik usa contra seu colega, o Sr. D.
Nicolici, por tentar este formar outro movimento:
"Prezado
irmão Kanyo: Saúde e paz do Senhor lhe desejo...
"Esta
semana lhe escrevi, e creio que esteja em suas mãos minha última carta. Hoje
torno a escrever-lhe, visto que já estou com passagem comprada e data marcada
para deixar Sacramento no dia 19 de junho... Estou muito preocupado com o nosso
encontro... Pode ser que esta seja uma oportunidade para convencer aqueles
irmãos de Speele, para se chegar a conclusão de realizar uma conferência geral
da paz, e então chamar Nicolici para que responda ao que eles querem e nós
permitiremos; pois ele, o velho, revelou contudo que, sem escrúpulo sem
vergonha e sem consideração alguma, é rebelde aberto contra a conferência geral
e tenta fazer outro movimento.
"Conseguiu
algumas vantagens sobre os pobres australianos que eram seus amigos, Haynes e
outros, Waymark e Heslop, gente fraca de caráter, e ele tomou vantagens
para confundir. A conferência de delegados resolveu apoiar a conferência geral,
e o irmão Stwart pensou que já estava acabada a luta mas se enganou.
Nicolici ficou lá e ele veio para os Estados Unidos; Nicolici realmente domina a comissão. Dizem
que agora está esperando J. Nicolici
(filho) das Filipinas... para fortalecer o propósito de rebelião ...
Assim que não há outra coisa a esperar do que declarar Nicolici velho e J.
Nicolici da mesma obra ou pior ainda, pois o que J. Nicolici fez no seu campo o
pai fez fora do seu campo, indiretamente oposto; se isto não é rebelião,
jamais houve outra rebelião. Ele deve responder pelos os seus crimes, se se
puder convencer os de Speele e convocar uma conferência geral para ajustamento.
"Nicolici
porém deve ser posto fora do ajuste; ele é o bode emissário, o mais culpado de
todos no assunto de todas rebeliões... Este homem me aborreceu sem medida,
ofendeu toda a causa, todo o movimento, e Deus tem uma conta com ele. Creio que
se nós nos se ararmos de Nicolici, eles vão ter pais confiança numa
conferência. E mesmo nós não podemos ter mais com Nicolici outra conferência,
mesmo que ele se HUMILHE, se retrate; não temos que aceitar este homem na obra
...
"Aceita
saudações fraternais do irmão em Cristo.
Ass. A. Lavrik
(carta do Sr. Lavrik ao Dr. Kanyo, escrita em 20-05-66, Grifo
nosso)
Poderia ser
esta a reforma da qual falou a irmã White? – Não! podemos afirmar sem medo de
errar.
Comparemos o
movimento de 1914 com mais um texto da Sra. White:
"Em visões
da noite passaram perante mim representações de um grande movimento
reformatório entre o povo de Deus. Muitos estavam louvando a Deus. Os enfermos
eram curados, e outros milagres eram operados. Viu-se um espírito de
intercessão tal como se manifestou antes do grande dia de Pentecostes. Viam-se
centenas e milhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de
Deus. ... Portas se abriam por toda parte para a proclamação da verdade. O
mundo parecia iluminado pela influência celestial. ... Ouvi vozes de ações de
graças e louvor, e parecia haver uma reforma como a que testemunhamos em
1844." – 3TSM:345.
O
"movimento de reforma" não preenche as condições deste testemunho.
Isto todos os que o conhecem poderão perceber facilmente, dispensando portanto,
argumentação a respeito. Está claro então que não é um movimento com base
profética mas uma reforma espúria como outras que surgiram já antes de 1914.
III – OUTRAS CARACTERÍS'I'ICAS DOS FALSOS MOVIMENTOS
Vejamos agora
mais algumas das características dos falsos movimentos de reforma que surgiram
entre o povo adventista nos dias da Sra. White, e façamos um confronto entre
eles e o pretensioso grupo chamado "movimento de reforma" de 1914.
a) Pretendiam que a Igreja Adventista estivesse apostatada, rejeitada
por Deus.
b) Tachavam-na de Babilônia, prostituta, gaiola de toda ave imunda e
aborrecível, etc.
c) Os que lideravam eram homens aparentemente inspirados, consagrados,
zelosos, etc.
d) Pretendiam sempre ser portadores de grande luz e ter sido chamados
para reformar a Igreja Adventista.
e) Pretendiam ser representados pelo anjo do Apocalipse 18 e estarem
incumbidos da proclamação do alto clamor.
f) Usavam os testemunhos da senhora White para dar peso aos seus
ensinamentos.
PROVEMOS ISTO:
"O Pastor
K, moribundo, teve o quarto cheio de pessoas interessadas, enquanto se achava
no hospital de Battle Creek. Muitos foram enganados. O homem parecia
inspirado. Mas a luz que me foi comunicada, foi: 'Esta obra não é de Deus.
Não creiais a mensagem.'
"Alguns
anos depois, um homem chamado N, de Red Bluff, na Califórnia, veio a mim para
dar sua mensagem. Disse que era o alto clamor do terceiro anjo que devia
iluminar a Terra com sua glória. Pensava que Deus passara por alto todos os
dirigentes e lhe dera a mensagem. Tentei mostrar-lhe que estava enganado. Ele
disse que os adventistas do sétimo dia eram Babilônia. ... Tivemos muita
dificuldade com ele; sua mente ficou desequilibrada, e ele teve de ser posto
num asilo de alienados.
"Um,
Garmire, defendeu e publicou uma mensagem quanto ao alto clamor do terceiro
anjo; acusou a igreja ... Disse que os dirigentes da igreja todos haviam de
cair por exaltação própria, e outra classe de homens humildes viria para
a frente ...
"Esse
engano foi-me revelado. Esse é um homem inteligente, falando de maneira
aceitável, e abnegado e cheio de zelo e ardor, e tendo a aparência de
consagração e devoção. Mas a palavra de Deus veio a mim: "Não os creiais,
não os enviei!"
"Ele
professava crer nos testemunhos. Pretendia que estes eram verdadeiros, e empregava-os
da mesma maneira por que os tendes usado, para dar força e aparência de
verdade a suas pretensões. ...
"Se algum
homem a quem olhei era inspirado, certamente era este; mas eu lhe disse
claramente que sua inspiração era de Satanás, não de Deus." – 2ME:64 e 65.
"Como ousa
o homem mortal definir seu julgamento sobre eles (os adventistas do sétimo
dia), chamar a igreja de prostituta, de Babilônia, covil de ladrões, gaiola de
toda ave imunda e aborrecível, morada de demônios ... e proclamar que os
pecados dela atingiram os céus e Deus se lembrou de suas iniquidades? É esta a
mensagem que devemos dar aos adventistas do sétimo dia? Digo-vos, Não! A
NENHUM HOMEM DEUS DEU UMA TAL MENSAGEM.
"Que estes
homens humilhem seus corações diante de Deus, e em verdadeira contrição se
arrependam de terem estado por algum tempo ao lado do acusador dos irmãos, que
os acusava de dia e de noite diante de Deus... " – MANUSCRITO, 21, 1893.
"Erguem-se
continuamente pequenos grupos que crêem que Deus está unicamente com os poucos,
os dispersos, e sua influência é derribar e espalhar o que os servos de Deus
constroem. Espíritos desassossegados, que desejam ver e crer constantemente
alguma coisa nova, surgem de contínuo, uns aqui, outros ali, fazendo todos
uma obra especial para o inimigo, e todavia pretendendo possuir a verdade. Eles
ficam separados do povo a quem Deus está conduzindo e fazendo prosperar, e por
meio de quem há de realizar Sua grande obra. Esses estão continuamente
exprimindo seus temores de que o corpo de observadores do sábado se esteja
tornando como o mundo ... O povo que, segundo a Palavra de Deus, está se
esforçando ao máximo para ser um, os que são estabelecidos na mensagem do
terceiro anjo, são olhados com suspeita, pelo fato de estarem estendendo sua
obra, e reunindo almas à verdade. São considerados mundanos, porque exercem
influência sobre o mundo, e seus atos testificam de que eles estão esperando
que Deus faça ainda uma obra grande e especial na Terra - conduzir um povo e
prepará-lo para o aparecimento de Cristo." – 1TSM: 166, 167.
"Que todos
os que lerem estas palavras lhes dêem toda a consideração; pois em nome de
Jesus desejo com elas impressionar cada alma. Quando se levanta alguém, de
nosso meio ou fora de nós, tendo a preocupação de proclamar uma mensagem que
declare que o povo de Deus pertence ao número dos de Babilônia, e que pretenda
que o alto clamor é um chamado para sair dela, podereis saber que esse tal não
é portador da mensagem de verdade. Não o recebais, não lhe desejeis bom
êxito..." – 2TSM:363.
"Afastai-vos
desses; não tenhais comunhão com sua mensagem, por muito que eles citem os Testemunhos e atrás deles busquem
entrincheirar-se. ... Esta classe de obreiros maus tem escolhido porções dos
Testemunhos, e tem-nas colocado numa
moldura de erro, a fim de por esse meio dar influência a seus testemunhos
falsos." – 2TSM:357.
Todos os que
conhecem alguma coisa a respeito do grupo separatista já perceberam a esta
altura, através das breves citações que ele (o grupo separatista) se enquadra
cem por cento com as características dos falsos movimentos.
Diz mais a
serva do Senhor:
"A
mensagem que declara a Igreja Adventista do Sétimo Dia Babilônia, e chama o
povo de Deus a sair dela, não vem de nenhum mensageiro celeste, ou nenhum
instrumento humano inspirado pelo Espírito de Deus." – 2ME:66.
"
Pretender que a Igreja Adventista do Sétimo Dia seja Babilônia, é fazer a mesma
declaração que faz Satanás, que é um acusador dos irmãos, acusando-os dia e
noite perante Deus." – TM:42.
Escapa a
"reforma" destas condenações do Espírito de Profecia pelo simples
fato de ter ela surgido posteriormente a estas declarações? Não.
"Desde
anos tenho apresentado meu testemunho dizendo que, em
surgindo quaisquer pessoas pretendendo possuir grande luz, e
não obstante advogando a demolição daquilo que o Senhor por Seus agentes
humanos tem estado a edificar, acham-se eles muito enganados ..." –
2TS:355
"Em
surgindo quaisquer pessoas", em qualquer época se refere a profecia, e não
só até 1914.
A mesma coisa
acontece com o texto que diz: "quando se levanta alguém de nosso meio ou
fora de nós..." – 2TS: 363.
Referindo-se ao
surgimento de movimentos acusadores no futuro disse a Sra. White:
"Semelhantes
mensagens hão de apresentar-se e delas será declarado serem enviadas de
Deus, mas tal declaração será falsa." – TM: 41, 42.
É muito
interessante notar também que a igreja a qual a irmã White estava a defender em
seus dias seria finalmente agraciada com o dom do Espírito Santo, a fim de
transmitir ao mundo a advertência final; isto prova que não seria rejeitada,
pois Deus não poderia conceder o dom do Espírito a uma igreja que não mais
reconhecesse como Sua.
"Deus tem
na Terra uma igreja que está erguendo a lei pisada a pés, e apresentando aos
homens o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A igreja é depositária
das abundantes riquezas da graça de Cristo, e pela igreja será finalmente
exibida a última e plena manifestação do amor de Deus ao mundo, que deve
ser iluminado com Sua glória. A oração de Cristo, de que Sua igreja fosse uma,
como Ele e o Pai eram um, será afinal atendida. Será conferido o rico dom do
Espírito Santo, e por seu constante suprimento aos filhos de Deus,
tornar-se-ão eles testemunhas no mundo, do poder de Deus para salvação." –
2TS :356.
"As
igrejas denominacionais caídas é que são Babilônia. Babilônia tem estado a
promover doutrinas venenosas, o vinho do
erro. Este vinho do erro é composto de doutrinas falsas, tais como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos ímpios, a negação
da preexistência de Cristo antes de Seu nascimento em Belém, a defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do santo e
santificado dia de Deus." – 2TSM:362.
As quatro
doutrinas características de Babilônia que aparecem nesta passagem, não eram
ensinadas pela igreja adventista, nos dias da irmã White e por isso ela afirmou
não ser a igreja adventista Babilônia. E agora perguntamos: Os pregadores
adventistas de hoje defendem tais doutrinas? Nossa literatura ensina tais
erros? – Não! Então a igreja que não era Babilônia, naquele tempo, também não o
é hoje. E uma vez que ela não é Babilônia está provado então que é a igreja de
Deus.
Prezado leitor,
se você é membro "movimento de reforma" desejo fazer-lhe um pedido:
Este capítulo foi preparado unicamente com o objetivo de ajudá-lo a compreender
que a igreja adventista não foi rejeitada por Deus como você foi instruído.
Leia-o, não com a intenção de refutar os textos como às vezes acontece, mas,
sim, de receber a iluminação do Espírito de Deus que está desejoso de
encaminhá-lo para a verdadeira igreja.
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