Seguidores

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Por que tanta pirotecnia?

Por que se faz festa na virada do ano? Por que tanta pirotecnia, espumantes e toda aquela alegria – que, de tão universal e pujante, soa artificial? A pergunta não me ocorre espontaneamente. Na virada do ano de 2004, dez anos atrás, quatorze países na Ásia e África choravam seus mais de 115.000 mortos pela força destrutiva de um tsunami provocado por um terremoto marinho; eles choravam também os feridos, as casas devastadas e a perda do chão sob os pés. Também centenas de famílias estavam neste instante chorando a perda de alguém em um incêndio em Buenos Aires. Também, aqui perto, a família de um bom amigo meu chorava a perda de seu pai na sala de cirurgia.
Dez anos se passaram e o que temos? Ainda choramos os mortos no incêndio da boate Kiss. Ainda choramos os mortos e os desalojados pelas chuvas no Espírito Santo. Ainda choramos a empáfia de Renan Calheiros e a classe que ele tão perfeitamente representa.
Esse tom amargo e algo melancólico que inspira a pergunta: qual a razão da festa? É para comemorar que temos mais um ano pela frente? Se for, não contem comigo. Não consigo comemorar mais um ano aqui. Isso me parece motivo para lastimar e não para festejar. Claro, porque eu espero outra realidade, uma realidade definitiva. Uma realidade que meu Deus não poupou tintas para pintar: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas (Apocalipse 21:3 e 4).
E, no entanto, essa realidade ainda está no futuro. Alguém poderia dizer que o melhor seria descrer e se entregar à euforia, artificial e fomentada pelo álcool que seja, mas isso não é alternativa. Não, não é para qualquer um que tenha um dia saboreado o que é a paz que excede todo entendimento e tenha sentido o calor do abraço desse Deus, que prometeu habitar conosco, entre nós.
Assim, não quero comemorar um ano mais nesta realidade. Ela é do jeitinho que nós um dia escolhemos: a Terra treme – geme como quem está pra dar a luz – o câncer grassa irrefreável, as pessoas se enganam, o direito é pervertido e a justiça é retórica; pessoas queridas dizem adeus, situações maravilhosas terminam. Há fomes, guerras e rumores de guerras. Foi isso que escolhemos e é a escolha que ratificamos todos os dias quando pedimos que Deus dê um tempo; quando resolvemos que nossa vontade e impulso são mais razoáveis do que Sua Palavra. Mas basta! Quero a realidade que Ele sonhou. Chega de festejar mais um ano por aqui.
Entretanto, se a festa serve para olhar para trás e ver que até aqui nos ajudou o Senhor e que estamos um ano mais próximos daquele dia, me deem um rojão. Minha alegria não será artificial.
Que até aquela realidade prometida possamos ratificar a escolha por ela e que Deus nos guarde dos efeitos desta realidade aqui.

Marco Aurélio Brasil

Confira tudo o que pode acontecer em sua vida em 2014!

Confira tudo o que pode acontecer em sua vida em 2014!

Hermes Fernandes

Não se deixe enganar! Os profetas midiáticos blefam. Os astros mentem. Os búzios falham. A bola de cristal está cheia de rachaduras. Os videntes estão cegos. Os slogans que as igrejas adotam para o novo ano não passam de marketing. Em 2014, tudo pode acontecer. Por mais que façamos votos disso ou daquilo, o fato inconteste é que não temos controle sobre o que nos pode acontecer. Todavia, podemos decidir como reagiremos diante de algumas possibilidades. Baseado nesta premissa, eis minhas resoluções para 2014 e para dois mil e sempre.

Já que tudo pode acontecer, então...

Caso venha a prosperar, que o orgulho não se assenhoreie de mim, e para tal, hei de manter sempre fresca a memória de minhas origens. Que a avareza jamais se instale em minha vida, e que os bens que adquirir sejam usados para beneficiar a muitos. Que não me deixe consumir por qualquer que seja o sonho de consumo. Que o desejo por posses não me torne uma pessoa fútil e desprezível. Que eu dê valor às pequenas coisas que verdadeiramente dão sentido à vida, e me desapegue daquelas que insistem em me convencer de que são essenciais.

Caso venha a passar alguma privação, que a murmuração jamais se ouça dos meus lábios, e para isso, hei de trazer à lembrança as inúmeras vezes em que a provisão de Deus me encontrou e, por isso, serei sempre grato. Estou convencido de que há lições que só são aprendidas na adversidade.

Se for promovido, que meu amor ao poder não me torne insensível ao poder do amor, transformando-me num cínico.

Se for aclamado, que a vaidade mantenha distância do meu coração, lembrando-me que os mesmos que receberam Jesus com mantos e palmas em Sua entrada triunfal, no dia seguinte exigiram a Sua crucificação. Que jamais caia na tentação de almejar ser unanimidade. E que, assim, meus princípios e valores sejam conservados em vez de negociados na banca da vaidade.

Se for humilhado e desprezado, que não me sinta insultado, mas alegre pelo privilégio de ser partícipe do sofrimento do meu mestre. Que em momento algum reivindique para mim a promessa de ser exaltado a fim de ir à forra com aqueles que me pisaram.

Se ficar doente, que isso me seja um lembrete do quão frágil e fugaz sou.

Se me mantiver saudável, use minhas energias para produzir em favor do bem comum, e não apenas do meu aprazimento.

Se for traído, que não me demore a perdoar, antes que a dor crie raízes profundas em minha alma e transtorne os fundamentos do meu ser.

Se tiver que lutar, que eu lute por uma causa, não por uma coisa.

Se for amado, que eu busque corresponder. Se não for amado como desejaria ser, que, ao menos, procure ser amável.

Se tiver que ensinar, que meu objetivo seja partilhar o que tenho recebido e não impressionar os outros com minha erudição.

Se tiver que aprender, que eu seja humilde o bastante para constantemente revisar tudo o que julgo saber, mantendo-me sempre aberto a novos saberes.

Se conhecer novas pessoas, jamais despreze meus velhos amigos. Amizade é como vinho, quanto mais velho, melhor.

Se conhecer outros lugares, possa explorar seus sabores e odores, mergulhar em sua cultura, adquirir experiências, mas nunca perder minhas raízes, tampouco me envergonhar de minhas origens.

Se a tragédia me vitimar, que ela não seja capaz de roubar-me a ternura e privar-me da esperança. Que eu consiga extrair dela todas as lições que puder, e que, uma vez apreendidas, use-as para prevenir os demais, poupando-os da mesma dor.

Sou o fruto de todas as minhas vivências, de todas as minhas aventuras e desventuras, e por isso, recuso-me a ser ingrato. Todos os que cruzaram o meu caminho ao longo desta jornada existencial, contribuíram para que me tornasse no que estou me tornando. Mesmo os que me fizeram sofrer foram cruciais para mim. Não lhos negarei minha gratidão. Cada lugar por onde passei, serviu de cenário de minhas ações e paixões, alegrias e decepções.

Apesar de desconhecer o que me espera nas próximas curvas da estrada, sigo confiante, fiado na única garantia de que disponho: a Sua companhia.

Bem-vindo 2014, 2015, 2016, dois mil e sempre!


Hermes Fernandes é mano do Genizah

Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/2013/12/confira-tudo-o-que-pode-acontecer-em.html#ixzz2p6O3A3HP
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

OS CINCO EVANGELHOS

Fonte - salomaosarmento.blogspot.com.br 
 
Pastor Salomão Sarmento

1)   II Tim. 3:16, 17.

2)   Todos os evangelistas têm uma ordem, um propósito diferente.

3)   Os evangelistas são seletivos de acordo com o interesse do objetivo da mensagem e para quem está escrevendo.

4)   Os evangelhos não são livros caídos do céu.
Os evangelhos foram escritos por homens que viveram uma situação concreta, que escreveram de acordo com a cultura da época e o ambiente. Foram movidos – inspirados por Deus.

5)    O que é evangelho? São boas novas da proclamação de acontecimento venturoso.
Mateus = Leão
O Leão da tribo de Judá.
Jesus, o filho de Davi.
Mateus foi escrito para judeus na Palestina e na Síria.
Mateus apresenta muitas citações do VT apresentando tais passagens como se cumprindo na pessoa de Jesus.
Narrativa é sobre o reino de Deus.

6)   Marcos é o mais antigo dos evangelhos.
Marcos = Boi
Foi escrito para uma comunidade não judaica (provavelmente cristãos romanos).
Em Marcos Jesus realiza muitos milagres e exorcismos.
Há o segredo do Messias – Um desejo de que não haja publicidade.
Advertiu-os Jesus de que a ninguém dissessem tal coisa a seu respeito. (Marcos 8:30).
Em Marcos, Jesus é destacado como o Sofredor.
Depois Jesus é apresentado como o Filho de Deus na revelação do mistério. “Tu És O Cristo”.

7)   Lucas foi escrito para Teófilo. (Lucas 1:3).
Lucas = Homem.
A ênfase do Livro é o universalismo. Deus quer a salvação de todos.
A mensagem de Lucas é sumarizada em Lucas 5:31-32. “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento”.
Em Lucas ser curado é ser libertado do poder do inimigo.

8)   João escrito para precaução em relação aos gnósticos.
João = Águia Em João não há parábolas.
Jesus Cristo era Deus, o “Eu Sou”, Aquele que desceu do céu.
“No princípio era o verbo, o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus”. (João 1:1)
Em João 1:14: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai”.

9)   E o 5º Evangelho? É você quem deve escrever.
Os cinco devem anunciar boas novas da salvação.

O Pastor Salomão Sarmento é o Presidente da Missão do Tocantins.

7 Political Predictions for 2014

Do correspondente do Blog do Pastor Manoel Barbosa em Whashington, João Mascarenhas Viana

The Daily Beast
Hillary Rodham Clinton
.
View gallery
  • .
  • .
Whatever else the week between Christmas and New Year’s is, it’s a godsend for columnists who are short on serious ideas, because we get to do things like write predictions columns. Thank you, Pope Gregory. But I promise you a few surprises, and a couple made of concrete so that you can hold me to them and wave them in my face a few months hence.
1. Situation: Budget Deadline. Prediction: Deal reached after 9 p.m. on January 14.
The year will start bleakly—really going out on a limb there, eh?—as January 15 arrives. Remember, the budget deal reached in December did not appropriate any specific dollars toward any specific program. It just raised the ceiling on the amounts that may be appropriated.
So between now and January 15, congressional appropriators have to set those levels. One has to assume that the GOP establishment’s “no more stupid shutdowns” rule will still have force. But there will be enough Tea Party members willing to create enough mischief to make things suspenseful again. I somehow suspect that Sen. Ted Cruz (R-TX), notably sidelined during the December negotiations, won’t be quite so cooperative this time around.
I’d still say there won’t be a shutdown. House Speaker John Boehner and Senate Minority Leader Mitch McConnell have that much control over their caucuses. But it’s just the rhythm of these things that the radicals have to flex a little muscle this time. I predict a really, really last-minute deal, in which the radicals won’t get anything but will have reminded the establishment that they’re not lying down.
2. Situation: Debt Limit. Prediction: Obama Will Go Big, Tempt Impeachment Charges.
The Republicans will announce some set of ridiculous debt-limit increase demands. Obama will say, “I’m not negotiating.” He has said that every since the first debt fiasco back in 2009, but behind the scenes, the administration has talked.
This time I think it’ll be different. I sense Obama has just reached the end of his rope on this one. That face of his, which so rarely betrays an emotion, contorts whenever the issue arises, into the shape of someone who’s just sucked a lemon. In addition, Congress’s role in the debt limit is at heart a question of constitutional law, and if this con-law president is going to take a stand over anything, it’s probably that. I don’t know exactly what Obama is going to do, but it could be dramatic—he even had his lawyers studying that platinum-coin nonsense last year. This is the issue on which he’ll invite an impeachment charge. I’d imagine he’d like to be the president who settled this one once and for all—assuming it’s settled in his direction, which I can’t predict, except to say I think efforts to impeach him over the issue would go nowhere and only help Obama.
READ MORE Bill Clinton to Swear in de Blasio
3. Situation: March 31 Obamacare Sign-Up Deadline. Prediction: Success!
Did you notice that nearly 1 million people signed up for health-care coverage in December? That was to meet the deadline to have coverage by January 1. The final deadline for signing up for the federal or state exchanges is March 31. How many people are going to sign their freedom away between now and the first pitch of the baseball season?
READ MORE The Year in Fringe
I predict that at this point, another 3 million is a conservative estimate. I’ll go ahead and give you a number—by March 31, I say we’ll have 5.8 million sign-ups. That’s not 7 million, but it’s not bad. There’s nothing magic about 7 million, mind you—it’s not like the Hellmouth starts devouring Sunnydale on April 1 if 7 million isn’t hit. It’s just a target that was intended to suggest the likelihood of a decent balance of sick and healthy. I doubt 5.8 million would be all that much different.
My broader prediction, echoing what I’ve written previously, is that Obamacare is not going to be anywhere near the problem for Democrats next fall that most pundits and most polls now are foreseeing.
READ MORE Republicans’ Unemployment Shame
4. Situation: Iran. Prediction: A Deal, but Problems.
As you’ll recall, in November the United States and Iran agreed to an interim, six-month deal while they worked out the longer-term details over these next few months. There was a lot of speculation at the time about whether the long-term agreement could really be consummated.
READ MORE The Sleaziest Pols of the Year
I think it will, and it will be historic, but many years will pass before we’ll be able to see whether the agreement was on balance a good thing. In the short run, I think the effects won’t be so great. Iran will be strengthened in the region by virtue of the mere fact that it was able to bring the Great Satan to the table. And if Iran is strengthened, that means Bashar al-Assad will be strengthened, and Hezbollah will be strengthened. A deal will keep Iran’s nuclear ambitions monitored, but all its other ambitions will probably be helped.
5. Situation: Republican Primaries. Prediction: About a .333 Batting Average for the Tea Party.
READ MORE The NCAA’s Big Gay Choice
Well, .333 is great in the big leagues, but I don’t think it’s so hot in politics. But depending on which incumbent Republicans the Tea Party insurgents manage to bring down, and of course depending on whether any of the upstart primary winners make it to the Senate, .333 can look either pretty good or really awful.
Matt Bevin is not going to beat McConnell in Kentucky. It is possible, though, that Pat Roberts could lose in Kansas, and it’s even sort of possible that Lindsey Graham could lose in South Carolina. Both of those states would elect the Republican provided his/her last name wasn’t Goebbels, which in both cases it’s not.
READ MORE The Ted Cruz Wannabes
6. Situation: November By-Elections. Prediction: Status Quo Mostly, Except Kentucky.
I think the Democrats will hold the Senate and the Republicans will hold the House. I’d expect the margins to narrow a bit in both houses, but the fundamental political dynamic of Congress won’t change.
READ MORE Seven Things Congress Actually Did
I do, however, think that Alison Lundergan Grimes will beat McConnell in Kentucky. People aren’t paying attention. McConnell’s approval rating in the state in a recent poll is the same as President Obama’s.  Grimes is going to raise the needed money, and all she really has to do is keep reminding people that they’re tired of Mitch, which she’s been doing pretty well.
7. Situation: The Hillary Situation. Prediction: She’ll Announce After the Election.
READ MORE America Joins the Developed World
Sometime around next Thanksgiving, Clinton will give a speech somewhere symbolically appropriate to suggest—not say, but suggest—that she will seek the Democratic nomination. Seneca Falls? No, too “shrill” and womanly. New York City? Too elitist. Washington? The same. I predict somewhere in the heart of Pennsylvania, some county where she mopped up Obama in 2008, to remind people of that little time when she was a working-class hero.
Chris Christie won’t do the same. Clinton has an interest in, and ability to, clear the field in a way that he can’t. So he’ll wait a while longer. But Clinton will be all the talk this time next year, which has never been a good thing for presidential candidates to be, but there’s always a first time.
Related from The Daily Beast

O que a eternidade reserva para os remidos

Neste ano que finda, escolhi para meditação diária, uma das que julgo melhores meditações publicadas em todos os tempos pela casa publicadora, "Maranata, O Senhor Vem" de Ellen White. Fala dos últimos acontecimentos finais. Caiu no gosto dos leitores, pois todos os dias tinha muitos acessos.

Publico agora, a última do ano.cujo título é: "O que a eternidade reserva para os remidos"
Oro a Deus para que essa gloria, que a eternidade reserva para os remidos, seja o galardão de todos os leitores deste blog

Feliz Ano Novo a Todos.


Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a Minha salvação. Sal. 91:16.

Todos os tesouros do Universo estarão abertos ao estudo dos remidos de Deus. Livres da mortalidade, alçarão vôo incansável para os mundos distantes - mundos que fremiram de tristeza ante o espetáculo da desgraça humana, e ressoaram com cânticos de alegria ao ouvir as novas de uma alma resgatada. Com indizível deleite os filhos da Terra entram de posse da alegria e sabedoria dos seres não-caídos. Participam dos tesouros do saber e entendimento adquiridos durante séculos e séculos, na contemplação da obra de Deus. Com visão desanuviada olham para a glória da criação, achando-se sóis, estrelas e sistemas planetários, todos na sua indicada ordem, a circular em redor do trono da Divindade. Em todas as coisas, desde a mínima até à maior, está escrito o nome do Criador, e em todas se manifestam as riquezas de Seu poder.
E ao transcorrerem os anos da eternidade, trarão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens acerca de Deus, mais Lhe admiram o caráter. Ao revelar-lhes Jesus as riquezas da redenção e os estupendos feitos do grande conflito com Satanás, a alma dos resgatados fremirá com mais fervorosa devoção, e com mais arrebatadora alegria dedilharão as harpas de ouro; e milhares de milhares, e milhões de milhões de vozes se unem para avolumar o potente coro de louvor.
"E ouvi a toda a criatura que está no Céu, e na Terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre." Apoc. 5:13.
O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor. O Desejado de Todas as Nações, págs. 677 e 678.


Ellen White
Maranata, O Senhor Vem - MM 1977

Aos leitores do Blog do Pastor Manoel Barbosa (Blog do Nezin) Feliz 2014

Chegamos ao fim de 2013.. Foi um ano de muitas bênçãos e aprendizado. gozamos neste ano a companhia dos familiares, dos amigos e membros da igreja. Eu em, particular, tive a honra de ter a companhia silenciosa dos leitores do "Blog do Pastor Manoel Barbosa" ( Blog do Nezin )que para mim foi uma honra imensa, ter leitores em cerca de 40 países diferentes. sendo que a maioria são dos Estados Unidos. Sem exageros em os continentes eu tive leitores. 
De coração eu agradeço a esses leitores, que acredito serem conterrâneos nossos, espalhados por este mundo de meu Deus e amigos simpatizantes de nosso querido Brasil
Não posso deixar de agradecer a colaboração voluntaria dos colaboradores desse blog, que escreveram matérias relevantes e oportunas sem as quais esse espaço não teria tido sucesso. sem deixar de citar entre eles, João Mascarenhas Viana, nosso corespondente em Whashigton
Agradeço ainda os sites dos quais eu "roubei" (rss), matérias que julguei serem dignas de maior divulgação e as publiquei nesta página. ( é claro que todas elas receberam o devido crédito e foi divulgado também o link do site de onde copiei.)

A todos desejo um feliz 2014

Que Deus abençoe a todos

Pastor Manoel Barbosa da Silva


Deus Seja Louvado

Pr. Manoel Barbosa da Silva

Ao divisar o limiar de um novo ano, nosso coração se enche de alegria pelas muitas vitórias alcançadas em 2013.
O ano de 2013 foi marcante para a igreja de Divinópolis, pelo sucesso alcançado nas três áreas do seu programa estratégico. Comunhão, Relacionamento e Missão.
Em comunhão tivemos no início do ano, os dez dias de poder, onde cada membro da igreja foi desafiado a orar intensamente durante dez dias, e terminamos com dez horas de oração intensiva nas dependências da igreja.
Em seguida foi lançado outro desafio, que todos os membros abraçaram com alegria, o desafio foi quarenta dias de caminhada com Deus no deserto. Esse projeto consistiu em, orar quarenta madrugadas, ficarem quarenta dias sem carne, sem refrigerantes, sem televisão, fazer caminhada todos os dias, e todos os dias ler pelo menos um capítulo da Bíblia.
No item relacionamento, ao longo do ano o ministério da mulher realizou cada mês, um programa espiritual às madrugadas sempre terminando com um lauto café da manhã, onde todas as mulheres da igreja central participavam trazendo visitas não adventistas para participarem do evento. Sendo que a realização dos programas ficou a cargo de equipes que se esmeravam em fazer, cada equipe, um programa melhor que o outro. Com esses programas o objetivo era cumprir a missão de evangelizar as mulheres não adventistas convidadas
Quanto à missão da igreja foram realizadas quarenta noites de oração e evangelismo na igreja central período em que a igreja ficou de portas abertas todas as noites.
Além disso, foi realizado a  terceira gincana de pequenos grupos. Cada PG tinha atividades a desempenhar como inscrever pessoas em cursos bíblicos, levar essas pessoas a igreja e aos encontros dos PGs e estudar com elas até chegar ao batismo. Esse esforço, somado aos demais programas, foi responsável por mais de quarenta pessoas batizadas ao longo do ano no distrito.

Três programas se destacaram no distrito de Divinópolis em 2013.

1.      O Encontro de Renovação da Família, ( encontro de casais ) programa este, realizado com muito bom gosto, requinte, e romantismo.
 As palestras deste encontro estiveram sob a responsabilidade dos psicólogos, Dr. Calmom, Dra. Marileide, o tesoureiro da missão, Abrão Vicente e os pastores, Wilkisson e Manoel Barbosa.
2.      Encontro de esposas de anciãos. Este encontro foi realizado nas dependências do melhor hotel da cidade, onde algumas atividades foram realizadas à beira da piscina e teve como oradores, o pastor Salomão Sarmento, presidente da missão, sua esposa, Sonia Sarmento, Rosa Bandeira. E a esposa do pastor distrital Lucília Rosa de Assunção.
3.      A terceira gincana dos pequenos grupos. Esta gincana foi a celebração das atividades dos pequenos grupos, ocasião onde cada PG apresentou o relatório de suas atividades a apresentou ao batismo as pessoas que foram ganhas para Cristo através das atividades.
Todas essas atividades, e o trabalho conjunto das demais igrejas do distrito, resultaram em 42 pessoas batizadas neste ano de 2013.

Por tudo o que aconteceu no distrito em 2013, agradecemos ao nosso bom Deus, pois sabemos que o  sucesso de tantas atividades foi a respostas às madrugadas de oração e as campanhas em busca de poder feitas ao longo do ano.
Agradecemos a todos que não mediram esforços em organizar, participar e contribuir com trabalho e financeiramente, para que tudo acontecesse. Com destaque agradecemos ao irmão Wilson Gomes e esposa Rosa Bandeira Gomes, pelo empenho para que, com suas ideias, cada programa fosse mais bem organizado que o outro. 
Por tudo o que aconteceu podemos dizer com toda convicção

                                          Deus Seja Louvado !

Aproveitamos o ensejo, para desejar a todos os membros das igrejas e grupos do distrito de Divinópolis do Tocantins, seus líderes, e colaboradores, um Feliz Ano Novo, repleto de todas as bênçãos sonhadas por cada um, e que durante o mesmo, tenhamos muita saúde e disposição para o trabalho de Deus.

Feliz 2014 !!!

Pastor Manoel Barbosa da Silva e Lucília Rosa de Assunção Barbosa

                                                               

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Os Sete Pecados Mortais - N° 7 - A AVAREZA OU GANÂNCIA



A  AVAREZA  OU  GANÂNCIA

A avareza, parente próximo da cobiça, é provavelmente um dos piores parentes dela. De fato, o apóstolo Paulo, em Timóteo 6:10, afirma: "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males."
Os homens, tangidos pela avareza, roubam, assaltam, atacam, defraudam, caluniam e matam. A avareza foi um dos primeiros pecados a levantar sua venenosa cabeça no Jardim do Éden. Em Gênesis 3:6,vemos que "Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu." O pecado da avareza como que faz parte do homem natural, assim como a respiração. Do berço ao túmulo, ela motiva nossas ações e amolda os nossos padrões de conduta.
Tal pecado tem forçado também o nosso caminho, penetrando em nossa ideologia ética. Assim, as afirmativas de que "a preservação da própria existência é o instinto dominante do homem", de que "a proteção própria é a primeira lei da vida", e de que "devemos sempre buscar ser o primeiro" não passam de adágios de avareza.
O Jardim do Éden era um lugar de beleza indescritível, mas o pecado da avareza destruiu tudo aquilo. Depois do pecado, tornou-se um lugar soturno e nebuloso, com a flamejante espada do juízo a percorrer todo o seu domínio, A vida só poderia ser santificada com a bem-aventurança do Éden, e o homem só gozará da comunhão com Deus quando obtiver vitória sobre o nojento pecado da cobiça ou avareza. Nenhum pecado nos rouba tanto a beleza e radiância da vida como o da avareza, ou ganância.
Percorra as páginas da Bíblia e você verá, prezado leitor, o rastro da abjeta miséria que este pecado mortal deixou na história da humanidade. Foi a ganância ímpia e desnaturada em pós dum ganho visceralmente egoístico que arrastou o rei Acabe a cobiçar a vinha de Nabote e a matá-lo para criminosamente conseguir seu negro e ganancioso desiderato. Mas a voz de Deus veio a Acabe, dizendo-lhe: "No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo" (I Reis 21:19).
A ganância primeiro requer nossas almas, depois sela o nosso destino. Acabe nem sequer sonhou que a inocente sementeira da cobiça em seu coração lhe traria aquela terrível colheita de morte e juízo. Os irmãos de José semearam a insignificante semente da ganância e cobiça quando venderam seu inocente irmão José para ser escravo no Egito. Nem sequer podiam imaginar a colheita de fome e miséria que obteriam quando a ganância frutificasse.
O homem rico, de quem Jesus nos falou, semeou grãos de egoísmo e ganância, e Jesus disse que ele colheria aquilo mesmo em grande abundância. Ele logo veio a perceber a futilidade com que suas tulhas e celeiros lhe presentearam: tinha-os abarrotados, tinha os bolsos cheios, mas o coração estava inteiramente vazio. Logo caiu morto, ouvindo a voz divina que lhe dizia: "Insensato, esta noite te pedirão a tua alma" (Lucas 12:20).
Judas, tangido pela ganância, vendeu seu Senhor por trinta moedas de prata, e por fim percebeu, com amargura e remorso, que de nada lhe valia a vida sem Cristo. Atirando as manchadas moedas aos pés dos gananciosos homens com quem tramara a triste barganha, saiu da presença deles e foi enforcar-se. A verdade nua e crua é esta: muito antes de Judas tirar sua própria vida, a alma dele já estava morta – fora enforcada e morta pela avareza ou ganância.
A todos os Acabes e Judas e loucos deste mundo, que vivem egoísta e gananciosamente, Jesus diz em Lucas12:21 – "Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus."
A ganância busca na vida mais do que aquilo que lhe pertence. Ela engana, rouba, mente e mata para alcançar seus objetivos. A Bíblia nos ensina que nascemos já com o pecado da ganância em nosso coração. Em Jeremias 6:13 lemos: "Porque desde o menor deles até o maior, cada um se dá à avareza." As crianças nascem já naturalmente inclinadas ao egoísmo, à avidez, à avareza. Conquanto não possam fazer conhecidos por palavras os seus desejos, têm um modo de fazer isso.
Vivi algum tempo num lar em que a mãe, a avó, a doméstica e o pai corriam em todas as direções, num doentio esforço para gratificar e satisfazer os desejos dum filho único. As crianças, mesmo crescidas, são egoístas por natureza. "Papai, que é que o senhor trouxe para mim?" é linguagem familiar e comum em meu lar como certamente o é no do leitor amigo.
Jeremias disse que "desde o menor deles até o maior, cada um se dá à avareza." Enquanto o filho pródigo cantou a melodia do "Dá-me", seu quinhão foi miséria, necessidade, solidão e fome; mas, quando a trocou pelo cântico do "Perdoa-me", ele se viu então num estado de comunhão, conforto e abundância.
Carlos Kingsley disse: "Se você quiser viver miseravelmente, pense somente em si; pense no que precisa, no que gosta e no respeito e atenções que você quer que os outros lhe dêem – e então para você nada lhe será puro. Você estragará tudo quanto suas mãos tocarem. Você extrairá apenas miséria e desencanto de tudo quanto há de bom. Você será tão infeliz quanto e como quiser."
Em Romanos 1:29, a ganância é posta no mesmo nível dos pecados viciosos e condenáveis, quando se diz: "estando cheios de toda a injustiça, malícia, avareza, maldade." Na mesma Carta, em Rom. 13:9, a avareza, ou ganância, é mencionaria ao lado do homicídio, do adultério, do roubo e da mentira. Este pecado, que tem emperrado o desenvolvimento espiritual de tantos cristãos e que, no entanto, parece tão inofensivo, é catalogado pela Palavra de Deus como um dos mais hediondos e mais destruidores instrumentos de Satã. De fato, a Bíblia vai mais longe ainda, e nos alerta, dizendo categoricamente que o cobiçoso e o culpado de avareza não herdarão o Reino de Deus (I Coríntios 6:10).
A Bíblia nos ensina que a ganância é idolatria. Uma moeda de prata pode estar tão perto de seus olhos que lhe impeça de ver o sol. E o amor do dinheiro pode encher seu coração de tal maneira que exclua inteiramente a Deus de sua vida. Neste século de crasso materialismo, a consumidora paixão das coisas e lucros imateriais tem levado inúmeras pessoas a se esquecerem das judiciosas palavras de Jesus, contidas em Marcos 8:36: "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" Quando forem consultados os registros de nossa vida, será que eles só apresentarão lucros em reais?! De que adiantará isso?
O amor ao dinheiro corrói o coração do homem, rouba-lhe a felicidade e o põe em guerra contra os outros. A ganância de um país, por anexar a si o solo de outro, muitas e muitas vezes desencadeado pilhagens e guerras, vitimando populações inocentes e desarmadas. Os poderosos, em várias ocasiões, levados por motivos ocultos e inconfessáveis, têm espoliado e oprimido os fracos. Patrões desalmados e gananciosos, através dos séculos, vêm explorando o sangue de seus empregados, mesmo quando suas consciências lhes dizem que não estão pagando salários correspondentes ao serviço feito pelos operários.
Foi o pecado da ganância que criou a escravatura e o seu doloroso séquito de sofrimentos, que engendrou as misérias e mortes que acompanharam essa praga da raça humana. O amor do dinheiro é que produz os roubos que os nossos jornais registam diariamente, e que muitas vezes desembocam em homicídios. É a ganância que induz o vendedor de leite a adicionar-lhe água para lucrar mais, e que ensina o lavrador a colocar as boas maçãs por cima das meio apodrecidas. É a ganância que faz o advogado mentir, e que leva o mercador a escamotear seus fregueses.
Os pais romanos dos séculos antigos costumavam dizer a seus filhos: "Ganhe dinheiro honestamente, se puder; mas, em qualquer caso, ganhe dinheiro."
O grande pecado deste mundo é a ganância, a avareza. Inclinamo-nos tanto a ganhar dinheiro que não nos sobra tempo para Deus e para os deveres religiosos. Muitas casas e lojas comerciais permanecem desnecessariamente abertas aos domingos, e profana-se assim o dia do Senhor para se ganhar uns reais a mais.
Quantas e quantas vezes tenho convidado pessoas para irem à igreja, e me respondem que precisam trabalhar! Estão de tal forma preocupadas com ganhar dinheiro que não têm tempo para Deus. Os norte-americanos e outros mais povos da terra não vêem que, nessa ânsia de facilidades, conforto, luxo e de ganhar dinheiro, podem perder tudo num abrir e fechar de olhos, na mais temível e horripilante destruição que o mundo jamais experimentou. Eu, em nome de Deus, digo a esses povos: "Despertai, despertai, antes que seja tarde!"
É o pecado da ganância que faz ferver o sangue dos jogadores, dos apostadores, endurecendo aos poucos seus corações de tal forma que chegam a perder não só o dinheiro e a saúde, mas também suas almas.
Há algum tempo, um grupo de turistas que passava pelo Vale da Morte (Death Valley), na Califórnia, topou com um esqueleto humano nas dunas daquele deserto. Por entre os ossos das mãos do esqueleto estavam presas placas de mica, cujas piritas, semelhantes ao ouro, certamente haviam iludido o pobre homem. Tomara ele por ouro os veios amarelos de laica. Num pedaço de papel, que foi achado por baixo daquele esqueleto, ainda se podia ler estas palavras – "Died rich" – morro rico. Pensara ele que estava rico, mas a morte o apanhara, e lá morrera sozinho. Assim é que as riquezas enganam os homens. Se não ternos outra coisa senão dinheiro, somos desgraçadamente os mais pobres deste mundo.
Há muita gente que pensa que é rica por causa de sua segurança ou boas condições econômicas. Mas, para afim Deus, são mais do que pobres. Um dos quadros mais tristes, apresentados pelo Novo Testamento, é o daquele moço rico que saiu entristecido, da presença de Jesus, tendo seus bolsos cheios de dinheiro, mas o coração vazio. Estava interessado na vida eterna, mas não queria pagar o preço dela. É justamente o que acontece com muita gente hoje em dia. Inúmeros, como o jovem rico, conhecem o caminho – mas não querem pagar o preço.
Não é pecado ser rico. Se você tem ganho seu dinheiro honestamente, Deus o tem na conta de um mordomo Seu, das coisas que Ele lhe tem dado. Agora, se o dinheiro ou a sua riqueza vem prejudicando a sua vida espiritual, daí ela é pecado – e você está vivendo como pobre aos olhos de Deus. Lemos na Bíblia que um bom número de pessoas ricas foram retas e piedosas, e dedicaram suas riquezas ao serviço de Deus.
Fazendo uma comparação com os demais povos do mundo, podemos dizer que quase todos os norte-americanos são ricos. Se você tem sapatos, roupas e comida, conforme os padrões deste mundo, você é rico. O pecado da ganância é hoje um dos maiores, e talvez seja a maior pedra de torpeço para o Reino de Deus no mundo todo.
Há pessoas que acham que é incurável o pecado da ganância, e que o homem, urna vez dominado e controlado por ela não mais encontra a salvação. Reconheço e concordo com o que Jesus disse, pois Ele sabe o que diz. E Ele asseverou que "é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus." (Mateus 19:24). Mas a pessoa culpada do pecado da avareza pode salvar-se.
Você, amigo leitor, pode ser pobre, mas também a ganância e avareza podem ter endurecido o seu coração, tornando-o amargo e invejoso. Mas, você porte alcançar a salvação. Arrependido do seu pecado e com fé no Senhor Jesus é certo que o sangue dEle o purificará de todos os seus pecados. Ao pé da cruz de Jesus Cristo, você recebe o Seu maravilhoso e glorioso perdão – seja qual tenha sido o seu pecado.

Postagens de Destaque