Esta reflexão, do
sobre música diz tudo o que a igreja, digo, os cantores precisam ouvir. Eu também já estou farto de cantores que querem fazer da igreja palco para suas exibições, e a maioria hoje, já não cantam nossos hinos tradicionais, e quando os cantam o fazem sempre com um arranjo novo, dando gritinhos histéricos, e entonações que mais parecem grunidos, ou enchem a melodia com ÔÔÔ, ÓÓÓ ou UH UH UH que chega a ser irritante.
Eu também digo o mesmo. Nós não precisamos de cantores, a igreja não precisa, nem Deus também precisa deles.
Leia a matéria a seguir..
Não, não precisamos. Se você é cantor (a), fique sabendo que nós não
precisamos de você. Curto e grosso assim. Suas técnicas vocais, sua
expressão musical, sua interpretação, sua presença de palco, seu timbre
de voz, não precisamos de nada disso. Totalmente inúteis.
Está assustado? Impressionado, decepcionado, ultrajado, revoltado,
chateado, histérico, curioso? Problema seu, continuamos não precisando
de você. E sabe por quê? Já estamos cheios disso. Já tem muita gente que
canta. Temos corais, grupos, quartetos, trios, duetos, solistas,
instrumentistas demais. E fazendo o quê? Música.
É, música obviamente. E sabe o que mais? Também não precisamos deles.
Música por música, disso não precisamos. Cantar só por cantar, tocar só
por tocar, por pura demonstração de talento, não é necessário. Se todo
seu talento, sua técnica, sua genialidade musical, não tiver um objetivo
único, de nada vale. Não precisamos de mais gente que cante por
cantar.
A real necessidade, do que a igreja tem sede, são de adoradores. De
vasos quebrados e moldados pelo Senhor dispostos a receber e distribuir
unção do Espírito Santo. De instrumentos que se deixem ser tocados por
aquEle que criou o universo. De vidas que se colocam à disposição do céu
para impressionar os corações com as verdades eternas.
Precisamos de adoradores. Nós procuramos adoradores. Adoradores que
transmitam a música com o coração, mais do que voz; que vivam o que
cantam. Seres perfeitos? Não mesmo. Apenas corações redimidos e gratos,
pois nada soa com mais beleza do que o louvor de um coração agradecido.
Hebreus 13:15 diz: "Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus
sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o Seu
nome."
Sacrificar-se pelo louvor, abandonar seus vícios, preconceitos,
orgulhos, quebrar seu coração pelo Senhor e apresentar esses cacos a
Ele, isso é sacrifício e é só assim que surgirá o "fruto dos lábios" que
é a gratidão.
Adoradores e não cantores. Chega de músicas superficiais. Chega de
apresentações frias. Chega de ter medo e vergonha de adorar àquEle que
te criou e te remiu. E a partir do momento que você não se sente digno
de adorá-Lo, que precisamos de você. Precisamos que você nos transmita
essa gratidão e esse louvor, para que a gente possa compreender o
sentido da redenção e ver com nossos próprios olhos o que Ele pode fazer
por nós. Essa tarefa é árdua, dura. Isso é ministério. Se ainda sim
você está disposto a esse sacrifício...
Ei, precisamos de você!
6 comentários:
Eu acho que voce falou a verdade da forma errada! Realmente precisamos de mais adoadores, isto é um fato, as vezes nos preocupamos muito com apenas nos apresentar bem para que os que estão nos ouvindo não nos achem desafinados ou ridículos! As vezes eu mesmo tenho a impressão que em certos momentos nos apresentamos com a preocupação e os motivos errados! E não me excluo desta lista! Quando estamos cantando realmente cantamos para adorar a Deus ou para receber aplausos ou parabéns da platéia? É algo que creio devemos nos preocupar constantemente, até porque este ministério que abraçamos um dia é o mais perseguido e mais visado por satanás (opinião minha) e pelo fato de estarmos sempre expostos a opinião de nossos ouvintes devemos então nos policiar! Devemos sim cantar bem e bonito, eu não nego, mas devemos cuidar sempre e repito, SEMPRE, com a exaltação própria! Outra coisa que el falou la no blog foi que "NÃO PRECISAMOS DE CANTORES"! Bem, ele foi um pouco agressivo na exposição da ideia, mas analisando friamente e colocando bem os pés no chão! Realmente precisamos menos de simples cantores e mais adoradores, que façam da música um instrumento divino! RESUMINDO, "Não concordo quando se diz que não precisamos de cantores, mas precisamos que nossos cantores se tornem adoradores de fato, pois a música não pertence a nós mais a DEUS, foi ELE quem a criou e ELE quer sim Cantores adoradores por toda a eternidade!"
Não seja agressivo assim da proxima vez, não é o método de Cristo!!!
Vc acha q é um adorador julgando as pessoas dessa maneira? A impressão q tenho é q vc é q tá querendo aparecer, parabéns já conseguiu. Concordo q algumas pessoas vão lá pra frente só pra aparecer, mas isso ñ se resume só aos cantores, alguns pregadores, alguns líderes tbem fazem isso, mas claro q nem todos, agora dizer q só os cantores o fazem, se toca cara, vc ñ pode sair julgando as pessoas, vc ñ conhece o coração de ninguém, se vc ñ sabe, julgar tbem é pecado e leva à perdição do mesmo jeito de alguém q vá pra frente da igreja pra exaltação própria. Quem vc pensa q é pra dizer q a igreja ñ precisa de cantores? A igreja ñ precisa de pessoas como vc, q vai pra igreja pra ficar olhando a vida dos outros, procurando defeito nisso, naquilo ou em alguém. Se vc ñ consegue cantar, procure outra coisa pra fazer na igreja, ñ fique criticando e nem julgando quem canta, cantar é pra quem pode e ñ pra quem quer e só pode cantar aqueles q Deus agraciou com esse dom e pra Deus temos sempre q oferecer o melhor.
Adoradores e não cantores. Chega de músicas superficiais. Chega de apresentações frias. Chega de ter medo e vergonha de adorar àquEle que te criou e te remiu. E a partir do momento que você não se sente digno de adorá-Lo, que precisamos de você. Precisamos que você nos transmita essa gratidão e esse louvor, para que a gente possa compreender o sentido da redenção e ver com nossos próprios olhos o que Ele pode fazer por nós. Essa tarefa é árdua, dura. Isso é ministério. Se ainda sim você está disposto a esse sacrifício...
Ei, precisamos de você!
Adoradores e não cantores. Chega de músicas superficiais. Chega de apresentações frias. Chega de ter medo e vergonha de adorar àquEle que te criou e te remiu. E a partir do momento que você não se sente digno de adorá-Lo, que precisamos de você. Precisamos que você nos transmita essa gratidão e esse louvor, para que a gente possa compreender o sentido da redenção e ver com nossos próprios olhos o que Ele pode fazer por nós. Essa tarefa é árdua, dura. Isso é ministério. Se ainda sim você está disposto a esse sacrifício...
Ei, precisamos de você!
Magnifico, tbm concordo contiogo Pr. Manoel, chega msm de cantores assim, precisamos msm de adoradores, vemos e sentimos isso, e somos realmente tocados com pregações, e cançoes que são de labios tocados com a brasa viva do altar, o louvor que sai de lábios santificados tem poder, move corações, e não e somente um sentimento uma emoção momentania mas e algo que transforma vidas, pois e um verdadeiro adorador, o que foi buscar é um sincero seguidor, e juntos serve ao Pai, tornando um só, e isso está muito raro na igreja... lamentavél. Mas o que muito me alegra e que muitos possam ler está mesagem e ñ se sentir ofendido mas fazer uma alto avaliação, assim como eu estou fazendo agora, quero ser uma verdadeira adoradora, a igreja precisa de mim! Forte abraços. Deus o use sempre para chamar o pecado pelo seu verdadeiro nome.
Ana Paula Garcia
"A música forma uma parte do culto de Deus nas cortes do alto. Devemos esforçar-nos em nossos cânticos de louvor, por aproximar-nos o mais possível da harmonia dos coros celeste. Tenho ficado muitas vezes penalizada ao ouvir vozes não educadas, elevadas ao máximo diapasão, guinchando positivamente as palavras sagradas de algum hino de louvor. Quão impróprias essas vozes agudas, estridentes, para o solene e jubiloso culto de Deus! Desejo tapar os ouvidos, ou fugir do lugar, e regozijo-me ao findar o penoso exercício. Os que fazem do canto uma parte do culto divino, devem escolher hinos com música apropriada para a ocasião, não notas de funeral, porém melodias alegres, e todavia solenes. A voz pode e deve ser modulada, suavizada e dominada." (EV., págs. 507 e 508)
"Fazia-se com que a música servisse a um santo propósito, a fim de erguer os pensamentos àquilo que é puro, nobre e edificante, e despertar na alma devoção e gratidão para com Deus. Que contraste entre o antigo costume, e os usos a que muitas vezes é a música hoje dedicada! Quantos empregam esse dom para exaltar o "eu", em vez de usá-lo para glorificar a Deus!" (PP. 12ª ed., de 1991, pág. 637)
"Vi que todos devem cantar com o espírito e com o entendimento também. Deus não se agrada de algaravia e desarmonia (dissonância). O correto é sempre mais grato que o errado." (Testimonies, Vol. 1, pág. 146 TS. Vol. 1, pág. 45)
"Mas às vezes é mais difícil disciplinar os cantores e mantê-los em forma ordeira, do que desenvolver hábitos de oração e exortação. Muitos querem fazer as coisas à sua maneira. Não concordam com deliberações, e são impacientes sob a liderança de alguém. No serviço de Deus se requerem planos bem amadurecidos. O bom senso é coisa excelente no culto do Senhor." (EV., pág. 505)
Postar um comentário